ERP 4.0: acompanhando a evolução tecnológica

ERP 4.0: acompanhando a evolução tecnológica

Depois do advento dos eletrônicos e da robotização dos meios de produção, podemos agora, com a quarta revolução industrial, usufruir de um ERP 4.0, que coloca a inteligência artificial e várias outras tecnologias na própria organização e gestão da indústria. Ainda é possível afirmar que grandes empresas somente conseguem se manter competitivas quando investem em alta tecnologia, gestão e processos e um ERP é exatamente a junção desses três pilares!

Indústria 4.0: o futuro já chegou e sua empresa precisa acompanhar essa evolução!

ERP 4.0: o futuro já chegou e sua empresa precisa acompanhar essa evolução!

Primeiro, o desenvolvimento digital e eletrônico possibilitou que os computadores e robôs fossem utilizados como parte de um esquema de produção mecanizado, com muitos processos gerenciais e estruturais ainda feitos de maneira manual. No entanto, o avanço das tecnologias de softwares inteligentes e da computação permitiu que todo o ambiente de gestão de uma empresa pudesse ser automatizado e colocado em um único ambiente digitalizado. 

O termo “indústria 4.0” se refere à indústria que se beneficia da interconexão e integração de todos os setores e processos industriais, desde a organização até a condição do maquinário; ou seja, estamos falando de ERP 4.0. Com a utilização de inteligência artificial, machine learning, Big Data e várias outras tecnologias, softwares como a gigante SAP eliminam uma quantidade enorme de tempo gasto com trabalho manual, que sempre pode levar a falhas e perdas. 

Resumindo, a ideia central desse novo modelo de indústria é a unificação da gestão industrial. Todos os setores, desde áreas mais ligadas à produção, como o estoque e manutenção de máquinas, até as mais burocráticas, como pagamentos e orçamentos para compra de insumos, podem ser analisados, gerenciados e planejados por meio de uma plataforma digital que oferece toda a automação possível para que os processos sejam realizados de maneira a eliminar falhas e desperdício de tempo. 

Um novo mundo

A esse movimento de evolução que coloca as soluções digitais no centro da gestão empresarial também se dá o nome de transformação digital. O conceito é basicamente o processo de passagem de uma indústria 3.0 para a 4.0; o que acontece em quatro etapas básicas: engajamento dos funcionários para as mudanças e adaptações necessárias ao processo de automação; a entrega de acesso aos colaboradores para que integrem os dados pertinentes aos seus setores no sistema; a automação em si de todos os processos; e, finalmente, a transformação de um ambiente mecanizado em um ambiente totalmente digital. 

Tudo isso é bem abstrato e conceitual, por isso é preciso analisar a ferramenta que vai concretizar a implementação desse novo tipo de negócio. Essa ferramenta é o ERP 4.0, que, no caso das maiores empresas do mundo, são os sistemas SAP que oferecem todas as tecnologias requeridas para que uma indústria possa verdadeiramente ser considerada digital.

Vamos ver, então, como um ERP 4.0 se integra e atua nesse processo de transformação digital: 

  • Processamento de Big Data: a SAP S/4 HANA oferece tecnologia de banco de dados in-memory, que permite processar em segundos e, com machine learning, aprender com a quantidade enorme de informações presentes no Big Data;
  •  Análise preditiva avançada: com os dados que provêm do Big Data, juntamente das tecnologias de IA, alguns ERP 4.0, como a SAP Business Analytics ou SAP Analytics Cloud, oferecem previsões, relatórios e insights precisos que auxiliam na tomada rápida de decisão e na compreensão de riscos;
  • Internet das Coisas (IoT): se os dispositivos e máquinas estiverem conectados, enviando e recebendo dados, a capacidade de utilização do machine learning e da inteligência artificial do ERP 4.0 tem tudo o que precisa para análises e relatórios exatos, principalmente no que diz respeito a manutenções preventivas, consertos e falhas de maquinário;
  • Automação de processos administrativos: além da automação dos processos manuais, característica presente em diferentes graus já na primeira Revolução Industrial, um ERP 4.0 moderno possibilita essa função essencial na transformação digital, pela o software otimiza o tempo gasto com tarefas repetitivas de agendamentos, programações e outras tarefas administrativas. 

Caminho obrigatório para se manter competitivo no mercado!

Caminho obrigatório para se manter competitivo no mercado.

A transformação digital veio como uma solução para especializar e focalizar ainda mais as habilidades de gerentes, empresários e quaisquer líderes de indústrias, fábricas, empresas e outros negócios. Com a possibilidade de eliminar erros e também o tempo gasto com tarefas repetitivas e individualizadas, onde antes cada setor tinha seu próprio núcleo de dados, a concorrência se torna ainda mais competitiva e os resultados maximizados em níveis nunca vistos. Assim, modernizar a indústria e acompanhar os avanços tecnológicos se torna uma necessidade, não apenas um luxo ou facilidade. Com os recursos disponíveis hoje, qualquer diferença na facilidade de gestão pode ser determinante para a predominância de uma ou outra empresa no mercado. 

Conheça a solução para sua empresa!

Esse caminho pode ser complexo, envolve muitas informações e escolhas importantes.
Por isso, nós da Simple Vision It oferecemos uma equipe de profissionais capacitados para implementações e análises para empresas nacionais e internacionais. Entre em contato e usufrua dos nossos mais de 20 anos de experiência para auxiliá-lo e vasta experiência em implementações de ERP. 

Já atendemos diversas empresas, de diferentes setores e multinacionais, e ainda temos inúmeros cases de sucesso, não só na análise e implementação personalizada da SAP, na qual acompanhados o dia a dia e a realidade concreta de cada empresa para aplicarmos a melhor solução, mas também oferecendo serviço de terceirização de profissionais e equipes de TI, o que poupa a dificuldade da empresa de se adequar ao dinamismo da área de tecnologia e garante a aplicação de um processo de seleção ideal, que inclui avaliação técnica e comportamental. 

Além disso, nossos profissionais especializados são alocados pelo tempo que se requer em cada caso específico, não precisando que a empresa feche contrato CLT o que economiza na folha de pagamento e ainda garante alta habilidade técnica. Entre em contato agora para falar com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse conteúdo sobre ERP 4.0, leia esses outros também:
Tipos de sistemas de gestão empresarial: tudo sobre!
ERP e CRM: saiba quais as diferenças!

Jornada de migração para S/4 HANA: Tudo sobre

Tipos de metodologias ágeis: entenda tudo sobre

Índice de Conteúdo