SAP HANA: o banco de dados in memory

homem trabalhando com banco de dados

Uma característica dominante em todos os tipos de aplicações computacionais hoje em dia é o alto volume de dados. A quantidade de informações que precisam ser armazenadas e administradas cresce cada vez mais. O banco de dados in memory é a técnica de preferência na hora de consultar catálogos vastos.

Com a ascensão de soluções como o CRM e o ERP, a gestão empresarial ganhou características bem mais sofisticadas. Os tópicos do texto incluem a definição de banco de dados, os princípios do banco de dados in memory e as vantagens da plataforma in memory SAP HANA, temas que dão conta da evolução tecnológica que está ocorrendo.

Como funciona um banco de dados

banco de dados in memory

O banco de dados é um conjunto de informações ou dados estruturados que ficam armazenados em sistemas de computador. Os bancos de dados costumam ser controlados por um sistema específico. Quando reunidos, esses componentes são chamados de sistema de banco de dados. 

Os dados são dispostos em linhas e colunas para ajudar no processamento e na consulta. Assim, as informações podem ser visualizadas, gerenciadas e atualizadas com facilidade. A maioria dos bancos de dados usa a linguagem de consulta estruturada (SQL) para fazer essas e outras operações.

Bancos de dados relacionais

Nos bancos de dados relacionais, os dados são armazenados no formato de tabelas. Cada tabela tem atributos e linhas ou registros, elementos que servem para manter os dados plenamente organizados. A partir dessa configuração, a empresa pode visualizar todo o seu funcionamento.

Esse modelo de banco de dados costuma ser usado para dados tabulares, que são muito mais fáceis de inserir e podem ser recuperados de maneira mais conveniente. A linguagem usada neste formato é a SQL, que já foi citada no tópico acima. São modelos ideais para CRMs, ERPs e demais tecnologias de planejamento de recursos empresariais.

Bancos de dados não relacionais

Os bancos de dados não relacionais atendem a certas necessidades que os bancos de dados relacionais não atendem. Alguns exemplos são os dados mistos, que mesclam tabelas, imagens e mapas, componentes que não podem ser organizados em linhas e colunas.  Esse modelo de banco de dados é baseado em hospedagem em nuvem.

Tecnologia in-memory

sap hana banco de dados in memory

O modelo de banco de dados in memory inclui recursos de Big Data na memória principal do servidor. Essa característica, além de viabilizar o armazenamento de grandes volumes de dados, confere a agilidade necessária para consultar essas informações em grande escala e em tempo real.

Graças ao uso de estatísticas e análises preditivas, o banco de dados in memory se revela altamente avançado. Os sistemas equipados com essa tecnologia fornecem previsões precisas das reações mais prováveis a certos cenários. Isso é feito com base em dados pré-definidos, o que proporciona vantagem competitiva.

A plataforma in memory SAP HANA ilustra o poder dessa tecnologia. O SAP HANA combina aplicativos SAP com computação in memory para alcançar mais velocidade e precisão no processamento de dados, o que proporciona rapidez nas decisões e aproveitamento das oportunidades de negócios.

Plataforma in-memory SAP HANA

homem olhando gráficos

Agora, vamos nos concentrar no banco de dados in memory aplicado ao SAP HANA. Ele foi criado especialmente para dados analíticos e transacionais. Esse sistema elimina os chamados silos de dados, informações gerenciadas por departamentos específicos que acabam ficando isoladas do restante da empresa.

Ele permite que as empresas processem grandes quantidades de dados com praticamente nenhum atraso. Então, profissionais podem consultar dados instantaneamente e usá-los para orientar a atuação dos negócios. O SAP HANA concilia tipos diferentes de transações, além de organizar informações em tabelas. Esses são dois grandes diferenciais da solução.

Além de atuar como um servidor de banco de dados in memory, armazenando e recuperando os dados exigidos pelos aplicativos, o SAP HANA oferece recursos avançados de pesquisa, análise e integração para todos os tipos de dados materiais, sejam eles estruturados ou não estruturados.

Ele também serve como servidor para programas e ajuda as empresas a criar aplicativos inteligentes orientados por informações em tempo real, banco de dados in-memory e Machine Learning. Todos esses recursos estão disponíveis tanto na hospedagem em nuvem quanto on-premise. Conheça mais benefícios do SAP HANA a seguir.

Serviço completo

O software apresenta recursos próprios para todas as áreas dos negócios. Do banco de dados e processamento analítico avançado à integração de informações e desenvolvimento de aplicativos, a sua empresa vai ter as ferramentas necessárias à disposição para entregar resultados fora de série.

Velocidade

Quando implantado em conjunto com o banco de dados in memory, o SAP HANA responde às solicitações dos usuários em até menos de um segundo. O fluxo de produção do seu empreendimento não ficará dependendo de soluções tecnológicas lentas e defasadas.

Versatilidade e eficiência

O modelo de banco de dados é compatível com tipos de processamentos diferentes, tais quais transacional híbrido e analítico, além de comportar diversos formatos de dados. A compactação é avançada, não há duplicações de dados e, como já destacamos anteriormente, os silos são sensivelmente reduzidos.

Facilmente dimensionável

Esse software pode funcionar em ambientes distribuídos, com mais de um usuário e volumes de dados altos. Dessa forma, adaptá-lo para organizações de maior porte não tem grandes problemas. Em tempos onde o gerenciamento de dados é cada vez mais decisivo, esse é um ponto que merece muito destaque.

Flexível

O banco de dados in memory do SAP HANA pode ser implementado de vários modos. Hospedagem em nuvem pública ou particular, em mais de uma nuvem, on-premise ou em cenário híbrido são compatíveis com a tecnologia. Isso expande as possibilidades de instalação e dá mais assertividade à empresa.

Conclusão: Banco de dados in memory

homens olhando tablet

Como você pode ver, o banco de dados in memory é uma tecnologia que veio para ficar. O grau de agilidade que ela proporciona à atuação corporativa não tem paralelo no mercado atual. Investir nesta modalidade significa se alçar a um nível superior nos segmentos profissionais.

Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Índice de Conteúdo