Jornada de migração para S/4 HANA: Tudo sobre

digital transformation

A transformação digital é uma realidade que está em constante desenvolvimento. A migração para S/4 Hana é um ótimo exemplo. Depois de revolucionar o mercado com a plataforma SAP HANA, a SAP passou a trabalhar nesta migração com o objetivo de simplificar e potencializar os procedimentos empresariais.

A demanda por modernização é constante. O S/4 HANA vem para suprir as novas necessidades e interesses das corporações. Com a leitura do texto a seguir, você terá acesso às etapas que fazem parte da migração, os pré-requisitos, o conceito de empresa inteligente e os benefícios da migração para S/4 Hana.

Jornada de migração

grupo de desenvolvimento

A migração de uma plataforma para a outra demanda preparação e planejamento. Afinal, estamos falando da infraestrutura tecnológica de toda uma empresa. Por isso, a jornada é dividida em cinco momentos: pré-projeto, preparação, início da execução, implementação e deploy. Confira informações detalhadas sobre cada uma nos tópicos a seguir.

Pré-projeto

Na fase de pré-projeto, os processos de negócios que atualmente fazem parte da empresa são mapeados. A partir disso, é possível identificar oportunidades de melhoria. Os caminhos da migração para S/4 Hana devem ser definidos aqui, para evitar problemas ao longo do processo. Isso também inclui o checklist de todas as ações a serem tomadas.

Preparação

O estágio de preparação inclui concretizar ajustes rápidos, de forma a agilizar o processo de migração entre as plataformas. Os pontos de baixo desempenho podem ser averiguados por meio do monitoramento do SQL. Dessa forma, a equipe já começa a efetuar as melhorias que foram previstas no pré-projeto.

Início da execução

Aqui, a migração para S/4 Hana começa a ser realizada inteiramente. A equipe encarregada deve inicializar o Migration Cockpit e executar os 10 passos para a migração, que incluem a execução de relatórios da SAP para observar pré-requisitos, design de processos para clientes, extensão do campo de numeração de materiais e outros.

Implementação e Deploy

Por fim, as fases de implementação e deploy servem para consolidar a migração de maneira segura e eficaz. Os sistemas, processos e negócios precisam estar devidamente preparados para essa mudança. Caso contrário, ela não surtirá o efeito esperado. Tanto a implementação quanto o Deploy são totalmente seguros.

Cenários para migração para S/4 Hana

homem programando

A SAP suporta três cenários distintos para a migração para S/4 Hana: New Implementation, System Conversion e Landscape Transformation. Em cada um deles, as empresas possuem diferentes níveis de adesão às soluções da SAP. Confira mais informações a seguir e identifique qual modelo é o mais conveniente para o seu negócio.

New Implementation

Este é o contexto recomendado para implantar uma nova solução S/4 HANA na nuvem ou on-premise, o que também inclui a migração de dados de outros sistemas. Neste caso, a empresa não é cliente da SAP e utiliza ERPs de outros fornecedores para administrar os negócios. 

Depois de analisar as vantagens e inovações trazidas pela S/4 HANA, a empresa planeja encerrar os sistemas atuais e operar o negócio com base em soluções SAP. Ou seja, trata-se do cenário em que a empresa ainda não possui qualquer contrato com a SAP e está interessada em se tornar cliente.

System Conversion

Nesse cenário, a empresa já possui uma solução SAP, como o ERP, e planeja fazer a migração para S/4 Hana. O objetivo dessa forma de instalação é transferir todos o volume de dados do aplicativo atual para o S/4 HANA sem precisar redesenhar todos os processos de negócios desde o início. 

Ele mantém os processos de negócios inalterados no momento da migração. Além de permitir que as inovações introduzidas pelo SAP S/4 HANA sejam aplicadas assim que a migração for concluída. Portanto, o System Conversion é recomendado para negócios que se encaixam nessas especificações.

Landscape Transformation

O terceiro cenário acontece quando a empresa deseja transformar diferentes âmbitos do SAP ERP em uma nova solução com base no S/4 HANA, seja ele on-premise ou hospedado em nuvem. Este cenário suporta situações distintas, como Consolidação, Integração em Nuvem, Desinvestimentos, migração de módulos específicos, entre outros.

Conceito de empresa inteligente para a SAP

jornada de migração para s4 hana

A ideia de empresa inteligente da SAP é, essencialmente, um conceito usado para aplicar na transformação digital dos empreendimentos. Uma empresa inteligente tem a capacidade de coletar dados profundos em tempo real e transformá-los em insights. Com isso, há mais possibilidades de inovar e aproveitar as vantagens que a migração para S/4 Hana traz.

O SAP Intelligent Enterprise proporciona um pacote de serviços que possibilitam a automação de toda a empresa. Isso é feito por meio de uma plataforma digital que tem a capacidade de empregar tecnologias que identificam padrões, preveem resultados e sugerem as melhores ações. Tudo baseado nos dados coletados.

Vantagens da migração para S/4 Hana

programadores

Para terminar, vamos indicar os principais benefícios de investir na migração para o S/4 HANA. Assim, você vai poder tomar essa decisão tão importante de maneira segura e acertada. As vantagens da migração envolvem as melhorias operacionais, valor agregado, simplificação de processos e aumento de competitividade. Entenda melhor a seguir.

Melhorias

Desde a primeira etapa da migração de plataformas, o time de colaboradores passa a ficar ciente sobre os pontos que precisam ser melhorados. O panorama de toda a infraestrutura tecnológica da empresa se faz mais visível, o que contribui muito para a otimização de estágios estratégicos do fluxo produtivo.

Agrega valor à empresa

Um dos resultados imediatos das melhorias efetuadas é o crescimento do valor da empresa. O capital tecnológico é um dos componentes primordiais de qualquer empresa nos dias de hoje. Quem investe em tecnologias de última geração tem mais chances de se destacar no mercado.

Simplificação de processos

A partir do momento que os pontos fracos são identificados e solucionados, os processos se tornam mais simples. Não há mais gargalos de produção ou problemas com a velocidade do software, por exemplo. Os colaboradores contam com o melhor suporte e podem entregar resultados melhores e com maior rapidez.

Aumento da competitividade

A soma dos benefícios apontados até aqui leva ao aumento da competitividade. O cenário profissional de hoje em dia é baseado quase inteiramente no progresso tecnológico. As soluções informacionais, como é o caso dos softwares da SAP, são extremamente estratégicas. Especialmente na hora de competir com empresas do mesmo segmento.

Conclusão: Migração para S/4 Hana

Agora você sabe tudo sobre a migração para S/4 Hana. As etapas do processo, os melhores cenários para a migração, o conceito de empresa inteligente e os benefícios convergem para que você tome a melhor decisão para os negócios. Em termos de produtividade e qualidade, a migração é altamente recomendada. Conte com a Simple nesta Jornada de Migração para S/4 Hana, tire todas as suas dúvidas conosco!

Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Índice de Conteúdo