Hoje em dia é impossível entregar um serviço de alta qualidade sem contar com o apoio de softwares e hardwares. Essa tendência reforça a importância de se fazer o monitoramento das ferramentas de infraestrutura de TI. Afinal, quem deseja entregar resultados de destaque precisa ficar atento às novas tecnologias.
Pensando nisso, preparamos o texto a seguir para trazer as informações básicas sobre esse assunto. Continue lendo para conhecer exemplos de infraestrutura de TI, as principais ferramentas de automação, gerenciamento e controle de tempo. Essas e outras informações primordiais você encontra nos tópicos a seguir.
O que é infraestrutura de TI?
As ferramentas de infraestrutura de TI correspondem ao conjunto de soluções tecnológicas que uma empresa usa. Esse conjunto diz respeito aos hardwares, softwares, sistemas operacionais, plataformas de comunicação, gestão e armazenamento de dados, plataformas para acesso à internet e demais aplicações integradas.
A boa estruturação dessas ferramentas garante um atendimento de alta qualidade aos clientes, assim como uma maior eficiência dos processos internos da empresa. O suporte tecnológico traz mais segurança e rapidez na tomada de decisões, além de reduzir os custos operacionais no geral.
Diante da crescente virtualização de todos os âmbitos da sociedade, contar com uma infraestrutura de TI consistente confere um grande diferencial para os negócios. É preciso ser mais rápido e mais qualificado em todas as frentes, desde a relação com fornecedores de matérias-primas às estratégias de pós-venda. As soluções de TI são fundamentais para isso.
Ferramentas de automação
As ferramentas de automação TI servem para desenvolver novos sistemas e softwares, além de serem importantes para a realização de testes. A partir delas, é possível criar processos padronizados. Então, basta aos colaboradores inserir os comandos pré-programados para completar a tarefa prevista.
Separamos, nos tópicos a seguir, alguns exemplos dessas importantes ferramentas de infraestrutura de TI. Continue acompanhando o texto para conhecer Selenium, Robot Framework, Appium e outras ferramentas indispensáveis para gerenciar a infraestrutura de TI de forma adequada.
Selenium
Sistema open source usado principalmente em aplicações web, que identificam tudo o que é processado por um servidor: logins, compras, cancelamentos, entre outros. O Selenium possibilita a realização de testes em aplicações web e a automação de tarefas administrativas.
Robot Framework
Estrutura de automação de código aberto voltada para testes de aceitação e automação de processos robóticos. Não é preciso ter conhecimentos específicos a respeito de linguagem de programação para usá-lo. O objetivo é exatamente simplificar esses tipos de testes a partir de uma abordagem focada no teclado.
Appium
O Appium serve para automatizar processos típicos de criação de aplicativos. Ele proporciona a estrutura completa para criar e programar testes em aplicativos móveis. É possível fazer testes simultâneos em Windows, Android e iOS. Portanto, é uma das ferramentas de infraestrutura de TI mais necessárias no quesito eficiência e comodidade.
Outsourcing de TI
A terceirização dos serviços de TI é um fenômeno cada vez mais típico nas novas organizações. Os objetivos principais são escolher as melhores estratégias e provedores de TI com base na localização geográfica e nas necessidades da empresa. O outsourcing de TI é uma solução muito recomendada para aumentar a produtividade e diminuir os custos.
Ferramentas de infraestrutura de TI: Gerenciamento
Na hora de operar as ferramentas de infraestrutura de TI, saber planejar cada operação em etapas pré-determinadas é de suma importância. O gerenciamento de projetos também pode ser aperfeiçoado com a aplicação de ferramentas específicas, como o Jira e o Pipefy. Saiba mais sobre elas a seguir.
Jira
Oferece suporte para diversas metodologias de gerenciamento de projetos, como Kanba e Scrum. Os colaboradores podem acompanhar os projetos por meio de uma plataforma que contém backlogs, relatórios, roteiros e quadros ágeis. Com o Jira, a gestão de projetos da sua empresa vai ser muito aprimorada.
Pipefy
O Pipefy serve para acelerar processos. Ele contribui grandemente para que equipes possam executá-los sem atrasos e dificuldades operacionais. Os colaboradores podem organizar todo o fluxo de trabalho na plataforma, o que também melhora a comunicação e a produtividade.
Ferramentas de infraestrutura de TI: Controle de tempo
Como já destacamos, a velocidade e a eficiência são as palavras mais importantes para obter relevância no mercado hoje em dia. Então, a manipulação das ferramentas de infraestrutura de TI precisa ser atrelada ao controle de tempo para garantir que os melhores resultados sejam alcançados.
Felizmente, também existem ferramentas criadas especialmente para isso. Separamos algumas delas nos tópicos a seguir para você ficar ciente das possibilidades que se apresentam em termos de soluções tecnológicas. Continue a leitura para conhecê-las e manter-se atualizado quanto ao controle de tempo em ambientes corporativos.
Rescue Time
A recorrência do trabalho em regime de home office faz do Rescue Time mais necessário do que nunca. Esse programa fica aberto em segundo plano, registrando o comportamento do usuário no computador ao longo do dia. Ele calcula o tempo gasto em cada site e mostra tudo em relatórios gerados ao fim do expediente.
Se você tem dificuldade em equilibrar o tempo de trabalho e o tempo de lazer, o Rescue Time é uma ótima oportunidade para analisar sua produtividade. Além disso, ele possui funcionalidades para bloquear os sites que o usuário desejar, de modo que o foco no trabalho aumente.
Clockify
Ferramenta criada para fazer o controle de tempo em trabalhos coletivos. O Clockify funciona em nuvem e também pode ser instalado em sistemas operacionais como Windows, Linux e Mac. Ele possui cronômetro, definição de valores flexíveis por projeto, categoria ou usuário, e planilhas de horas de cada usuário.
O Clockify tem uma interface altamente intuitiva, o que torna o uso dela bem direto e fácil. Existe um plano gratuito que dá acesso ilimitado às funções básicas e um plano pago com funções complementares, como modelos de projetos, metas e lembretes. Em termos de ferramentas de infraestrutura de TI é uma das mais usadas, graças também às possibilidades de integração com mais de 50 aplicativos.
Conclusão: ferramentas de infraestrutura de TI
A infraestrutura de TI é um elemento primordial da atuação corporativa. O uso de soluções tecnológicas para propósitos profissionais é cada vez mais imprescindível. Agora que você tem conhecimento sobre as principais ferramentas de infraestrutura de TI, pode traçar estratégias mais sofisticadas para o seu negócio.
Nos siga no nosso Linkedin!