3 principais tipos de outsourcing de TI

tipos de outsourcing de ti - homem e mulher trabalhando

No mundo da Tecnologia da Informação, os tipos de outsourcing de ti se destacam como formas de terceirização de processos variados. Essa prática é comumente utilizada para escolher as melhores estratégias e provedores de TI, promover parcerias vantajosas entre as empresas e os prestadores de serviço, e definir contratos qualificados.

Em um cenário cada vez mais dominado pelas novas jornadas de trabalho, como home office, o outsourcing de TI revela-se como uma opção primorosa para o aumento da produtividade. Nos tópicos a seguir destrinchamos os 3 principais tipos de outsourcing de TI, as principais vantagens e estratégias de aplicação.

Offshore

Um dos tipos de outsourcing de ti é o offshore. Neste tipo, toda a infraestrutura e os processos de desenvolvimento e manutenção de softwares se dão em países do exterior.

É uma opção vantajosa porque torna possível acessar novas tecnologias e reduzir custos operacionais.

Onshore

O modelo de onshore consiste na parceria com profissionais de TI localizados no mesmo país que a empresa contratante. Entre as vantagens dessa opção, podemos citar o pagamento na mesma moeda e a maior acessibilidade de comunicação, já que as duas partes falam o mesmo idioma.

Esse é um dos tipos de outsourcing de ti que privilegia a terceirização de hardware, ou seja, a compra de máquinas, servidores e tecnologias em geral pela empresa contratante. 

A proximidade geográfica beneficia transações desse tipo e tem o poder de transformar o país em uma referência na área da Tecnologia da Informação. 

Nearshore

Por sua vez, o nearshore é uma espécie de meio termo entre as duas modalidades de outsourcing citadas até o momento. Contrata-se os serviços de empresas que se encontram em países próximos e, por consequência, compartilham cultura, costumes e fusos horários semelhantes. Com isso, fica evidente que a comunicação é beneficiada. 

6 motivos para escolher o outsourcing de TI 

tipos de outsourcing de ti - programadores trabalhando

O outsourcing de TI é uma tendência que vem se consolidando no mercado, graças à redução de custos que ela proporciona. Essa prática permite que a empresa que fornece o serviço de TI seja a responsável pelas despesas relativas ao treinamento, maquinário e tecnologias usadas na prestação de serviço.

Além disso, com a popularização de empresas especializadas em segmentos cada vez mais específicos, os tipos de outsourcing de ti se transformam em oportunidades de aperfeiçoamento. Confira a seguir as principais vantagens de aplicar o outsourcing de ti ao seu negócio.

Custos menores

Considerando que a empresa contratante não tem a obrigatoriedade de despender recursos em treinamentos e capacitações, os custos são menores.

Normalmente a especialização de profissionais de TI leva tempo e dinheiro. Se o empreendimento não precisa se preocupar com essa etapa, economizam-se recursos e tempo. A partir dessa realidade os processos operacionais são automatizados e a competitividade e a flexibilidade das atividades aumentam.

Maior produtividade

A aplicação dos tipos de outsourcing de ti também proporciona trabalhar com profissionais mais especializados, pois eles são profissionais que ao trabalhar como prestador de serviço, eles vão adquirindo diversas experiências de projeto e processo, em diferentes setores. A maior especialização influência na entrega de serviços mais avançados e, por consequência, aumenta a produtividade.

Qualidade de processo

Com a escolha de algum dos tipos de outsourcing de ti a empresa ganha vantagem competitiva. Pois, em primeiro lugar a empresa terceirizada trará soluções inovadoras, devido à visão de mundo distinta.

Logo, em muitas implementações de tecnologia da informação, ocorrem a renovação do processo de um setor da empresa, e isso vai desde otimização de tarefas, eliminação de tarefas que não agregam valor, até redução de tarefas e muito mais. Mas isso normalmente só acontece quando uma empresa de TI que vai implementar um projeto ou uma ferramenta, ao mapear o processo reparam em melhorias e novas possibilidades no processo antigo e orienta o cliente a realizar essa alteração.

Menos erros humanos

A atividade terceirizada será feita por um time de profissionais altamente qualificado, o que por si só diminui as chances de quaisquer erros durante a implantação e utilização das tecnologias no dia a dia da empresa. Portanto, o cuidado com todo o sistema estará na mão de especialistas. Por exemplo: processos mal mapeados, ou escolhas de processos que não atendem às necessidades específicas daquele negócio.

Controle de qualidade

O processo de outsourcing, quando aplicado com consistência, melhora os padrões de qualidade das empresas. A troca de dados entre os setores se torna mais eficiente, já que eles são as bases do desempenho em conjunto.

Desse modo, o envio de informações passa a ser normatizado e todas as etapas de produção ganham com isso. Além disso, a terceirização exige um acompanhamento mais dedicado. Esse fator evita falhas operacionais e torna possível a otimização de tarefas.

Vantagem competitiva

O mercado de TI é muito pautado pelas inovações tecnológicas, diferenciais que determinam a relevância e o sucesso das empresas do ramo em um mercado extremamente competitivo. O outsourcing de TI é um passo importante para inovar.

Conforme os processos são aprimorados e analisados, a eficiência deles aumenta e, consequentemente, ambas empresas ganham vantagem competitiva. Os dois empreendimentos constroem uma relação em que são compartilhados conhecimentos e abordagens novas. Ou seja, ambos saem ganhando. 

Conclusão: tipos de outsourcing de TI

homens trabalhando

O objetivo deste texto é instruir os profissionais da área de TI a respeito das modalidades de outsourcing presentes no mercado.

A internet proporciona uma diluição cada vez maior das fronteiras geográficas e isso se reflete diretamente nas formas de trabalho. Hoje em dia, contratar serviços de TI do exterior é uma realidade palpável.  Cabe à cada empresa analisar as condições e as necessidades para, desse modo, escolher qual é a mais vantajosa para utilizar o outsourcing de TI, seja offshore, onshore ou nearshore.

As vantagens que apontamos no texto são substanciais para a melhoria das empresas. Evidentemente, elas só serão uma realidade se o processo de outsourcing ocorrer com qualidade e seriedade. Então, avalie as opções disponíveis no mercado e acompanhe os resultados obtidos no dia a dia da empresa.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo