Sistema SAP FI: o que é e o que faz esse módulo

sistema sap fi - contabilidade

O sistema SAP é uma das opções mais confiáveis quando o assunto é gerenciamento de recursos empresariais com qualidade. O grande número de módulos disponíveis no mercado garante que uma ampla variedade de setores corporativos sejam contemplados. O objetivo geral é integrar todos os setores de uma empresa por meio de um software ágil.

O sistema SAP FI é focado na contabilidade financeira das empresas. Ele permite a criação de registros completos sobre cada transação contábil realizada, de modo a aprimorar a prestação de contas para fins legais. As transações podem ser acompanhadas em tempo real, incluindo a exibição dos documentos originais.

As oportunidades que o sistema SAP FI oferece

sistema sap fi

Toda configuração de um sistema SAP iniciação pela configuração da empresa e esta configuração é realizada no módulo FI. Há uma série de opções de configuração para o SAP FI, incluindo funcionalidades para padronizar parâmetros globais de países para moeda e formato da data; definir taxas para conversão de moedas; cadastrar taxas de câmbio; fazer o cadastro de feriados municipais, estaduais e nacionais, entre outras. Estes parâmetros básicos que serão utilizados por todo o sistema, são preparados neste módulo

A seguir, você vai encontrar informações sobre os subcomponentes do sistema SAP FI, elementos destinados para operações específicas que fazem parte do sistema. Também tomará conhecimento das oportunidades de integração do SAP FI com outros módulos, prossiga a leitura para saber mais.

Contabilidade Geral (FI-GL)

O SAP FI-GL armazena todos os registros relativos às transações contábeis, tais como liquidações de contabilidade interna e registros principais. Ele se integra às outras operações, fator que garante que as informações se mantenham confiáveis, atualizadas e precisas.

A configuração básica deste subcomponente do sistema SAP FI é dedicada ao cadastramento do plano de contas operacional e as emissões do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado. Documentos desse tipo são essenciais e obrigatórios para dar conta dos bens, direitos e deveres de uma empresa.

Contabilidade de fornecedores (FI-AP)

O FI-AP serve para administrar os lançamentos financeiros destinados aos fornecedores da empresa. O subcomponente contabiliza automaticamente operações como adiantamentos, pagamentos de faturas e notas de crédito, além de fornecer os índices das faturas e outros documentos. O FI-AP também possui um programa de pagamento que aceita todas as formas de pagamento.

Contabilidade de clientes (FI-AR)

Com o FI-AR os gestores podem armazenar os dados relacionados aos clientes da empresa. As informações da clientela são automaticamente registradas em outros subcomponentes, de modo que o gerenciamento da contabilidade dos clientes é sensivelmente otimizado.

Conforme apontamos no início do texto, o sistema SAP FI é extremamente útil para realizar o gerenciamento eficiente da contabilidade financeira das empresas. O SAP FI-AR é próprio para controlar as informações dos consumidores da marca, o que faz dele um subcomponente primordial para um negócio bem sucedido.

Contabilidade de imobilizado (FI-AA)

O ativo imobilizado é um bem palpável usado por mais de um período para produzir bens de consumo, serviços, aluguel ou fins administrativos da empresa. O artigo 313 do Regulamento do Imposto de Renda indica que o ativo imobilizado precisa ter um valor superior a mil e duzentos reais ou ter um prazo de validade maior que um ano.

O SAP FI-AA serve para supervisionar os ativos imobilizados de um negócio através do sistema integrado, fornecendo dados aprofundados sobre todas as operações que tem a ver com ele. O FI-AA também registra modificações e depreciações no valor do ativo imobilizado, atualizando-os automaticamente no sistema SAP FI.

Contabilidade bancária (FI-BL)

Com o SAP FI-BL os funcionários encarregados capturam todos os dados das transações financeiras feitas e transmiti-las junto aos bancos. Dessa forma é possível reconciliar as transações registradas nos extratos e compará-las com as transações registradas no sistema. Essas funções são essenciais para manter os recursos contábeis em ordem.

Integração com outros módulos

pessoas fazendo contabilidade

As integrações possíveis entre o sistema SAP FI e outros módulos SAP devem ser devidamente conhecidas para que os empresários reconheçam novas oportunidades sempre aprimorem a atuação dos seus negócios da melhor forma. Conheça os principais exemplos de integração com outros SAP ERPs nos tópicos que vem a seguir.

SAP CO

Quando transações do módulo SAP CO são lançadas, outros lançamentos podem ser feitos automaticamente na contabilidade financeira. A partir dessa transmissão de dados, vários processos podem ser automatizados e o empreendimento ganha mais eficiência e assertividade na hora de lidar com operações dessa espécie.

SAP SD

O módulo SAP SD é próprio para o gerenciamento de vendas e da distribuição de produtos. O exemplo mais comum da integração entre ele e o sistema SAP FI é a geração de receitas a partir dos faturamentos das vendas. Com a implantação do SD, outros módulos passam a gerar lançamentos automaticamente. A equipe pode acompanhar tudo em tempo real pelos relatórios que são disponibilizados.

SAP MM

A integração com SAP MM possibilita a geração de lançamentos relacionados à movimentação de mercadorias. Além disso, o faturamento de cada pedido é devidamente completado, o que gera os lançamentos nas contas a pagar. Por isso, integrar esse SAP ao sistema SAP FI é um fator determinante para uma boa gestão.

Conclusão

sistema sap para contabilidade

O sistema SAP FI oferece uma ampla variedade de funções específicas para realizar o registro e a administração da contabilidade corporativa com qualidade. Os subcomponentes e as integrações possíveis com outras ferramentas da SAP asseguram que as operações sejam feitas com segurança e eficiência.

Conte com a consultoria da Simple para potencializar os benefícios do uso do sistema. Ela está devidamente preparada para realizar uma implantação totalmente de acordo com os padrões de eficiência do mercado, adaptando-a às expectativas e às necessidades de cada empresa.

Os consultores têm amplos conhecimentos em relação às configurações do sistema SAP FI, fator que garante uma aplicação personalizada, incluindo as integrações detalhadas ao longo desse texto. Quando o SAP é aplicado observando detalhes como esses, os resultados são maximizados e a sua empresa se coloca em um novo patamar em relação à concorrência.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo