Um dos maiores objetivos de qualquer empresa é relacionado a criar novas metas e novos limites de produção e ganhos. Isso significa projetar constantemente novas estratégias de mercado, ao mesmo tempo mantendo a rotina intacta, para que poder, finalmente, escalar negócio.
Denominado como a maneira que um negócio pode expandir, tanto no sentido do produto quanto do público alvo, “escalar negócio” passa diretamente pela maneira que uma empresa pode ser gerida, controlando as ferramentas que ela precisa e quando ela precisa, para que os resultados estejam sempre de acordo com novas oportunidades de ganho.
Um exemplo claro disso pode ser encontrado no outsourcing de TI, na qual muitas empresas usam de uma organização enxuta, porém inteligente, para poder ter uma flexibilidade que proporciona novas metas. Isso porque, quando se trata de ganhos, a qualidade do trabalho sempre acaba ultrapassando a quantidade, fazendo com que um ambiente de serviço bem dividido e racionalizado tenha mais oportunidades de crescer do que um local que está cheio de funcionários incapacitados.
Dicas para escalar negócio
O conceito de escalabilidade de um negócio pode ser compreendido a partir das múltiplas formas que uma empresa pode se desdobrar para atingir mais compradores ou mais fidelidade com seu cliente. Descrevendo assim, fica mais fácil perceber como escalar negócio pode ser algo atingido a partir de várias estratégias.
Uma das mais simples e clássicas é a do marketing, que pode ser utilizado como ferramenta definitiva para redirecionar o que as pessoas pensam do seu produto. Isso significa que o marketing aqui é visto como algo a mais do que uma estratégia para manter o produto na cabeça das pessoas, pois se trata de um sistema que pode ser usado à favor do gestor de forma a criar uma nova percepção do produto.
Assim, é criada então a oportunidade de escalar negócio por parte do gestor, em uma situação onde a abertura para novas formas de organização criam um novo horizonte para as vendas. E da mesma maneira, outras estratégias podem ser usadas. É o caso de situações mais práticas que envolvem diretamente o uso de resultados imediatos, como da automação e da pesquisa com o cliente. São estratégias mais básicas, mas que não devem ser descartadas quando se pensa em escalar negócio.
Diferenças entre escalabilidade horizontal e vertical
Para que se tenha em mente quais são os seus objetivos e como alcançá-los exatamente, é importante também entender como funcionam as diferentes formas de se escalar negócio. É possível que uma empresa tenha a ideia de querer aumentar o seu público-alvo ou melhorar a relação com aquele que já possui, e isso passa diretamente pelos conceitos de escalabilidade horizontal e vertical.
Trata-se de uma separação simples, onde a escalabilidade horizontal funciona da maneira que muitos pensam a respeito da expansão de negócios. É a maneira de escalar negócio a partir de uma dominância do segmento, conquistando os clientes a partir de uma disputa com outros concorrentes, demonstrando maior presença.
É, portanto, uma escalabilidade relacionada com a conquista de novos clientes, algo oposto à escalabilidade vertical, em que a empresa tenta batalhar pela excelência com um público-alvo ou nicho específico. É o momento em que uma loja de um segmento determinado precisa ser dominante, mas necessariamente quando esse segmento representa um específico de produto, como é o caso de roupas de esporte ou de lojas de franquia.
Motivos para escalar negócio
Existem diversas formas de se entender o conceito de escalar negócio, permitindo ao gestor muitas estratégias para poder realizar isso com sucesso. Isso em si já explica o porquê de querer escalar negócio, mas existem outras que podem ajudar a entender como isso tem se tornado uma tendência tão presente.
Um exemplo disso pode ser pensado a partir dos efeitos que as estratégias para escalar negócio podem criar dentro da empresa. Seja a partir da padronização de processos, ou a partir do treinamento e desenvolvimento de equipes, todos os funcionários são afetados de maneira a entender melhor quais são os objetivos gerais.
Ter isso em mente é ideal, pois permite criar diferenciais no mercado, ao mesmo tempo que também estabelece fortes conexões com experiências de mercado, que podem ser repetidas. Claro que não de maneira irresponsável, mas a partir do momento que a equipe e o gestor criam a noção a respeito de escalar negócio, todo o processo se torna cada vez mais intuitivo e aproveitável.
Uso do outsourcing de TI para escalar negócio
E por isso que a última dica relacionada a ideia de escalar negócio tem a ver com a estratégia que tem dominado cada vez mais as empresas atualmente. Trata-se do outsourcing, e das capacidades de crescimento que existem na organização enxuta e qualificada.
Por tudo que foi dito até agora, fica um pouco fácil de entender como o controle pode ser mais importante que a força da produção. Isso significa que todas as áreas de uma empresa podem ser beneficiadas a partir dessa ideia, principalmente setores sensíveis e poderosos como o de TI.
Ter uma estrutura adequada, com flexibilidade maior e custos menores, ganhando tempo e permitindo uma expansão nas áreas de atuação, faz com que um setor de TI tenha todas as oportunidades do mundo para fazer o resto da empresa escalar negócio. É uma maneira básica de criar a semente do crescimento exponencial, onde a empresa aprende a se desenvolver ao invés de aprender a criar uma única estratégia de resposta.
Conte com uma consultoria especializada
Mas para que isso seja atingido completamente, é sempre importante ressaltar que as empresas devem contar com uma consultoria especializada. Seja na hora de escalar negócio ou de fazer o outsourcing de TI, é vital saber como agir antes de realizar qualquer mudança, e a Simple sabe muito bem disso. Tendo todas as informações a respeito de como aplicar tecnologias que permitam as mudanças necessárias para escalar negócio, a equipe da Simple possui a experiência que você precisa para especializar e ampliar os seus negócios.