4 tendências de TI para os próximos anos

tendências de ti para os próximos anos

Um dos setores que mais compete no mercado é o de TI dentro das empresas. Muito disso se deve ao fato de que é um setor que precisa se atualizar constantemente, fazendo com que a equipe esteja sempre preparada para lidar com os problemas no dia-a-dia. Isso significa que saber sobre as tendências de TI para os próximos anos deixa o setor mais robusto e flexível para criar soluções estratégicas capazes de renovar a empresa constantemente.

O melhor a respeito das tendências de TI para os próximos anos é que se tratam de técnicas e transformações que grande parte das empresas pode realizar, seja ela média ou grande, muito pelo fato de que lidar com tecnologia também significa lidar com redução de gastos e organização de recursos.

Dessa forma, aliando ferramentas com maneiras de se pensar, é possível criar um squad conectado, com comunicação fluida e ágil, gerando soluções de maneira praticamente automática à medida que essas tendências de TI para os próximos anos são apreendidas.

Novas tecnologias

entradas de computador

E para começar a falar sobre as tendências de TI para os próximos anos, a melhor maneira de começar é através daquilo que circula o setor: as tecnologias.

No caso, talvez seja um pouco problemático para algumas pessoas falar sobre investir em novas tecnologias, já que isso significa que será necessário arcar com custos iniciais para poder financiar essa estratégia. Porém, é comprovado o fato de que a implementação de recursos como nuvem de dados, Internet das Coisas, machine learning e aplicativos (principalmente os ERP) são capazes de criar lógicas dentro da empresa que diminuem gastos a longo prazo.

Um exemplo disso são as empresas que adotam recursos como chatbot, capaz de fazer o atendimento ao cliente de maneira automatizada para que não seja necessário gastar recursos durante anos com funcionários. Além de ser uma estratégia na qual menos dinheiro é gasto, é possível também fazer com que esse recurso se torne cada vez mais otimizado, a partir de algoritmos que aprendem a respeito dos clientes e melhoram o serviço automático prestado.

E isso é apenas um dos exemplos, que podem sempre ser somados de maneira a garantir melhor qualidade de trabalho. Não é à toa portanto que softwares de gestão empresarial são capazes de aumentar a capacidade de produção de maneira exponencial dentro de qualquer empresa, já que conseguem agregar essas tecnologias em um local só, para que seja possível acessar essas evoluções de maneira didática e ainda por cima rápida.

Automação

algumas tendências de ti para os próximos anos

Agora partindo para uma das tendências de TI para os próximos anos que de certa forma já está virando uma realidade, é necessário falar a respeito da automação.

Por ser algo já familiar em grande parte das empresas, principalmente quando se trata de empresas que possuem um setor de TI, é natural que a maioria das pessoas já conheça sobre a automação. Porém, uma das coisas que pode não ser muito clara quando se trata desse assunto, é o fato de que cada vez mais ele evolui dentro da lógica empresarial. Isso acontece pelo fato de que a automação está passando por novas formas de implementação, através de sistemas digitais que podem tornar o setor de TI mais preparado para a solução de problemas.

A ideia é que os problemas, por mais complexos que eles possam ser dentro de um setor de TI, ocasionalmente possuem padrões que podem ser encontrados e marcados, tudo através das tecnologias que já foram previamente citadas, aliado a uma equipe capacitada para poder trabalhar com esse novo tipo de tendência.

Segurança

Mas é importante ressaltar que nada disso pode ser realizado sem a ajuda de políticas claras de segurança dentro dessas empresas.

Afinal de contas, as tendências de TI para os próximos anos são de certa forma estratégias que ainda se encontram no começo da sua estruturação. Isso significa que para poder manusear bem as novas tecnologias e tipos de automação, é preciso também ter controle em cima desses projetos.

Um exemplo disso é através do sistema de nuvem que foi previamente citado, que naturalmente exige do setor de TI uma preparação para que nenhuma informação seja vazada e nenhuma chave de acesso seja quebrada.

Para resolver esse tipo de questão de segurança que faz parte das tendências de TI para os próximos anos, basta investir em tecnologias que sejam de qualidade. Avaliando também como funciona a sua situação, e como se encaixa cada tipo de tecnologia para que não haja incompatibilidade, seja com a equipe ou com a infraestrutura geral da empresa.

Outsourcing de TI

tendências para empresas de tecnologia

Por fim, uma das tendências de TI para os próximos anos, que serve como uma dica complementar a tudo que já foi dito, é a respeito de uma estratégia específica que pode ser utilizada por empresas pequenas também. Trata-se do outsourcing da equipe, com o fundamento de criar um squad especializado e ao mesmo tempo menos custoso. 

No caso, além de resolver situações relacionadas a recursos, criar um time capacitado a partir de uma empresa terceirizada ajuda a ter um controle melhor a respeito de como serão operadas as estratégias. Isso porque o direcionamento de quem contrata esses squads pode ser mais básico e didático, funcionando a partir de um grupo que pode ser escolhido a dedo sem a necessidade de passar por testes ou avaliações.

O diferencial aqui é ter uma equipe especializada que pode tomar conta de todas as tendências de TI para os próximos anos que já foram citadas, sem ter que lidar com a dor de cabeça de passar por possíveis investimentos errados.

Conclusão: tendências de TI para os próximos anos

O que, para concluir, é bastante similar a outro tipo de ajuda que uma empresa pode ir atrás quando se trata de novas tendências de TI para os próximos anos. É o caso da consultoria especializada da Simple, que pode dizer tudo a respeito dessas tendências, e de como aplicá-las utilizando as tecnologias corretas e as estratégias adequadas.

Com uma equipe especializada, que trabalha em cima do conhecimento a respeito dos softwares de gestão empresarial, e tudo que gira ao redor deles, é sempre possível contar com um briefing detalhado, possibilitando agir de acordo com as melhores estratégias que se encontram no mercado. Afinal, o que mais importa atualmente é se manter competitivo, e para alcançar isso basta saber exatamente como organizar os seus recursos de maneira ágil.

Índice de Conteúdo