Arquitetura de Soluções de TI: entenda a importância

Arquitetura de Soluções de TI: entenda a importância

Se antes a Tecnologia da Informação era puramente operacional, hoje em dia ela assume um caráter estratégico de verdade. Afinal, as ferramentas tecnológicas formam o alicerce da prestação de serviços de diversas empresas. Nesse contexto, a arquitetura de soluções de TI é um componente central.

Em linhas gerais, a Arquitetura de TI corresponde ao trabalho de planejar, projetar e implantar soluções tecnológicas. Os profissionais da área lançam mão de produtos e serviços para resolver problemas e melhorar a eficiência das empresas, de acordo com as necessidades delas.

Preparamos o material a seguir para trazer detalhes sobre a arquitetura de soluções de TI, um dos ramos da Arquitetura de TI. Vamos mostrar as diferenças entre a arquitetura de soluções e a arquitetura de software. Além de elencar as ferramentas e os processos importantes desse conceito e como o TI deve estar integrado à área de negócios.

Importância da Arquitetura de Soluções de TI

Importância da Arquitetura de Soluções de TI

O profissional especializado na Arquitetura de Soluções é encarregado de desenhar e colocar em prática estratégias que agregam valor tecnológico à empresa. Essa área é a grande responsável por demonstrar como as ferramentas tecnológicas têm a capacidade de auxiliar na concretização de metas e objetivos.

O arquiteto de soluções se preocupa com a garantia de que os softwares serão ideais para atender às expectativas da empresa que o contrata. Dessa forma, ele deve criar e liderar o processo de integração dos sistemas de TI. Posteriormente, a arquitetura do sistema precisa ser avaliada para que possam ser feitas todas as melhorias necessárias.

Saber lidar com restrições e problemas técnicos é outra atribuição do especialista em arquitetura de soluções de TI. O impacto comercial de determinadas escolhas técnicas precisa ser considerado e mensurado, para evitar problemas futuramente. Por fim, ele deixa as partes interessadas totalmente a par do progresso do desenvolvimento de soluções.

Diferenças entre a arquitetura de soluções e a arquitetura de software

Diferenças entre a arquitetura de soluções e a arquitetura de software

Por conta dos nomes parecidos, é comum que se confunda Arquitetura de Soluções com Arquitetura de Software. Apesar de serem ramos da Tecnologia da Informação, eles identificam objetivos e funções diferentes. Continue lendo para entender quais são as principais diferenças entre os dois.

O arquiteto de software é o profissional mais importante na hora de guiar projetos de desenvolvimento de softwares. Ele é o responsável por oferecer liderança técnica para a equipe participante, além de tomar as decisões mais cruciais ao longo do processo. Portanto, trata-se de um cargo dedicado exclusivamente à engenharia de software.

Por outro lado, a arquitetura de soluções de TI é própria para resolver problemas internos de uma organização a partir da tecnologia. Logo, trata-se de uma área mais geral, que não se dedica somente ao desenvolvimento de softwares. O profissional precisa estar em contato direto com os colaboradores da empresa para fornecer as melhores soluções.

Ferramentas e processos importantes

Ferramentas e processos importantes

O serviço abordado aqui é caracterizado pela liderança de uma equipe que deve cumprir prazos, respeitar o orçamento previsto e, assim, elaborar a solução ideal para a empresa. Essas atribuições envolvem o planejamento de processos e ferramentas específicas que serão detalhadas a seguir.

Soluções adequadas ao empreendimento

É necessário considerar que a empresa já trabalha com outros tipos de tecnologia. Sendo assim, as novas soluções a serem desenvolvidas devem levar isso em conta. Dessa maneira, o trabalho de arquitetura de soluções de TI vai se encaixar com mais qualidade ao ambiente corporativo.

Atendimento aos requisitos

Por se tratar de uma prestação de serviços, é necessário ter clareza de quais requisitos as partes interessadas estão buscando atender. Tanto profissionais técnicos quanto profissionais não-técnicos vão ter interesses que deverão ser atendidos. É dessa forma que a empresa contratante vai enxergar o valor do trabalho exercido.

Consideração das restrições

As limitações de um projeto de arquitetura de soluções de TI podem incluir: riscos operacionais, tecnologia, tempo, custos, qualidade, recursos e escopo. O serviço precisa contemplar essas restrições, de modo que o resultado seja o mais satisfatório possível considerando o ambiente em que ele está sendo realizado.

Seleção da tecnologia

A área de TI possui uma ampla variedade de plataformas, ferramentas e linguagens de programação. Escolher com conhecimento de causa quais delas vão ser aplicadas em cada projeto é parte essencial das funções do arquiteto de soluções. É preciso ter conhecimentos profundos para avaliar as tecnologias disponíveis.

Integração da área de negócios com TI

Integração da área de negócios com TI

Por fim, chegou a hora de destacar a importância de uma atuação sincronizada aos negócios por parte do arquiteto de soluções. As demandas por tecnologia na área empresarial têm crescido exponencialmente, o que faz com que a arquitetura de soluções de TI esteja se tornando um ramo muito fértil nos últimos tempos.

O profissional vem para atender a essa demanda e, por isso, ele deve ter algumas noções básicas sobre empreendimentos. Primeiramente, é necessário destacar a importância de se ter ampla experiência no setor de desenvolvimento de softwares. No entanto, apenas isso não é o suficiente.

Um arquiteto de soluções de TI deve ter habilidades de negociação para poder cultivar uma relação igualitária com empresários de diversos ramos. Além disso, cada área de atuação demanda conhecimentos específicos. Um arquiteto de soluções para empresas de saúde tem que dominar tecnologias diferentes do profissional dedicado ao varejo, por exemplo.

Ser uma figura de liderança também é um pré-requisito imprescindível. Afinal, ele vai ser o grande responsável pelo progresso do desenvolvimento das soluções. É o arquiteto que responde pela atuação da equipe, ouve as opiniões dos contratantes e instrui o time de colaboradores de acordo com elas.

Conclusão

Agora você tem uma boa noção da arquitetura de soluções de TI, a importância dela para os negócios e as funções e atribuições características. Essa área marca uma mudança de paradigma na prestação de serviços de TI. A partir dela, a infraestrutura tecnológica se torna mais personalizada, indo além da pura técnica e se integrando às empresas.

É impossível falar em boa atuação profissional sem o apoio de softwares, ferramentas e plataformas. Como estamos falando de um setor reconhecido pela velocidade da evolução, contar com especialistas é essencial para manter os negócios atualizados. A Simple oferece consultoria e execução de processos de arquitetura de soluções.
Quer saber mais ? Ou quer ajuda com a arquitetura de TI da sua empresa? Entre em contato conosco!

Índice de Conteúdo