Projeto de TI: etapas e dicas de como executar

projeto de ti

A gestão de um projeto de TI é parte integrante da execução dele. Quando as etapas e os processos são bem planejados e articulados, as chances de se deparar com dificuldades no meio do caminho são menores. Há vários fatores que precisam ser considerados ao longo do projeto.

Obter o apoio de uma empresa especializada em consultoria empresarial é muito bem-vindo nesse contexto. A Simple possui os conhecimentos e as práticas necessárias para auxiliar o seu negócio ao longo do desenvolvimento de um projeto de TI. Contratar os serviços da empresa vai alavancar a evolução do projeto.

Acompanhe o texto que vem a seguir para conhecer dicas valiosas de como executar um projeto de TI de forma coerente e qualificada. A gestão envolve etapas como a estruturação das operações, a metodologia que vai guiar toda a execução, cronogramas e planejamento de gastos e custos. Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre isso.

Definir a estrutura do projeto de TI

características do projeto

A escolha de um projeto de TI a ser executado tem que ser baseada em necessidades reais. Isso quer dizer que o gestor precisa saber exatamente quais são os problemas que devem ser resolvidos, como se dará essa resolução e quais serão os parâmetros de qualidade que a equipe de colaboradores vai seguir.

Quando se tem um panorama claro dos objetivos a serem alcançados, o projeto já começa a ser concretizado com mais segurança e qualidade. Os profissionais envolvidos entendem as motivações por trás da estratégia e passam a se preparar para a nova realidade produtiva que está chegando desde o início.

A adoção de soluções tecnológicas não pode ser tratada como mera tendência. Ela deve ser plenamente justificável de acordo com as metas e as condições de funcionamento de cada empresa. O uso de um software ERP, por si só, não diz nada. O mais importante é o modo como ele é aplicado no dia a dia do empreendimento pelas mãos dos colaboradores. 

Definir uma metodologia a ser usada na execução

pessoas trabalhando em equipe

O próximo passo é definir os padrões operacionais que deverão ser seguidos ao longo do desenvolvimento do projeto de TI. Essa etapa é vital para que se faça a padronização de processos. Desse modo, o andamento do projeto de TI vai acontecer de maneira mais coesa e eficiente.

As equipes de todos os departamentos que compõem a empresa precisarão responder a parâmetros bem estabelecidos. Cada etapa tem exigências específicas que, quando devidamente atendidas, ajudam muito na transição tecnológica. Afinal, uma estratégia desse gênero modifica todo o fluxo de trabalho de um empreendimento.

A metodologia é essencial para evitar problemas relacionados ao escopo do projeto e às tarefas previstas. Além disso, para que o progresso das operações possa ser acompanhado, os colaboradores têm que se apoiar em métodos comprovadamente eficientes.

Tenha cronogramas que condizem com a realidade

planejamento do projeto de ti

Não tenha pressa. Um projeto de TI feito à toque de caixa tem grandes chances de ser marcado por erros muito graves. O ideal é elaborar cronogramas realistas, isto é, que contemplem todos os aspectos envolvidos na operação. Isso inclui o tempo para fazer testes, emergências e modificações que podem ser necessárias de última hora.

É necessário ter a noção de que nem sempre o projeto vai transcorrer de forma linear, sem problemas e questões que precisam de tempo adicional. O gestor que está ciente disso evita sobrecarregar os colaboradores e tem tudo para ter uma instalação satisfatória, além de ter menos despesas com problemas de instalação e infraestrutura.

Manter uma empresa produzindo é, em larga medida, uma questão de saber lidar com as inconstâncias do mercado. Uma matéria-prima pode ficar mais cara entre um mês e outro, os fornecedores podem passar por dificuldades ou a base de clientes diminuir o nível de consumo. A execução de um projeto desse gênero também tem incertezas.

Planejar os gastos e custos

A possibilidade da inconstância também tem a ver com esse tópico. Toda execução de um projeto de TI deve ser baseada em um orçamento e um cronograma completo. No entanto, como já apontamos anteriormente, pode ser que as etapas não corram exatamente como o esperado. Nesse caso, a gestão orçamentária precisa ter uma certa flexibilidade.

Por isso é de extrema importância incluir uma quantia pré-determinada no orçamento voltada para a cobertura de despesas inesperadas. Essas despesas podem ser causadas por erros humanos, inexatidão do escopo do projeto ou outras contingências, por exemplo. Para que essas questões não afetem o projeto grandemente, planeje os gastos e custos com cautela.

Cabe ao gestor ter pleno controle do direcionamento dos recursos financeiros. Em muitos níveis, esse é um dos aspectos mais determinantes para o sucesso da implementação de um projeto de TI. A quantidade de dinheiro é um fator preponderante para a qualidade do processo como um todo.

Conclusão sobre projeto de TI

A Tecnologia da Informação é, hoje, mais do que nunca, parte indissociável da apuração e sofisticação dos processos corporativos. A popularização da internet como meio de comunicação tem relação direta com esse fenômeno, assim como o aumento exponencial do volume de dados a serem armazenados e interpretados.

Como resultado, empresas dos mais variados ramos de atuação precisam se adequar ao novo ritmo do mercado. É o ritmo veloz de uma base de consumidores que valoriza a solução de problemas rápida e eficiente. Some isso à quantidade extraordinária de ofertas disponíveis na internet e temos um panorama, no mínimo, complexo.

A aposta nas soluções de TI, a princípio, tem impacto imediato nas dinâmicas internas das empresas. Mas, a médio e longo prazo, elas também influenciam positivamente a relação entre a marca e o cliente. Uma vez que as operações internas ocorrem com mais velocidade e qualidade, os consumidores também vão ser atendidos da mesma forma.

Portanto, a aplicação planejada dessas tecnologias é uma das necessidades do cenário corporativo atual. Junto a elas vêm novas formas de fazer negócios, divulgar produtos e atender aos clientes. As marcas que se mantêm atualizadas são aquelas que vão continuar relevantes ao longo das épocas, com uma base de clientes fiéis e práticas sempre inovadoras.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo