O uso extensivo de ERPs não tem crescido por mero acaso. A ampla utilização desses softwares traz mais competitividade às instituições, uma vez que facilitam todo o gerenciamento e o controle dos processos. O SAP Process Orchestration é mais um componente criado para atender a essas necessidades.
Com o crescimento das empresas e as tendências da transformação digital, investir em segurança é cada vez mais necessário. A orquestração de processos contribui grandemente para a atuação dos gestores. Leia a seguir para entender o conceito, funções, benefícios e diferenças entre o SAP Process Orchestration e o SAP Process Integration.
O que é Process Orchestration?
O SAP Process Orchestration possibilita que se faça a integração entre várias ferramentas. A ideia é fazer com que os serviços de TI se tornem mais eficazes, escaláveis e previsíveis. Toda a coordenação de programas, serviços e sistemas operacionais pode ser realizada de forma automatizada.
A orquestração é aplicável a várias frentes dos serviços de TI, como a programação do servidor, controle do banco de dados, gestão de incidentes, integração entre ferramentas e administração de tarefas e fluxos de trabalho. As atividades são plenamente combinadas às máquinas e sistemas empregados pelo negócio.
Para automatizar os fluxos de trabalho, o uso de metodologias ágeis é recomendável. Depois que os processos são elaborados, eles devem ser programados para serem executados pelo SAP Process Orchestration automaticamente. Devido a isso, novas ferramentas podem ser implantadas no sistema com agilidade.
Funções do SAP Process Orchestration
O SAP Process Orchestration se baseia em dois pilares: a automatização e a otimização de processos. Como já foi apontado no tópico acima, a automatização é feita por meio da convergência entre as ferramentas, máquinas e sistemas que a empresa utiliza. Dessa forma, é possível estruturar um ambiente produtivo de alta qualidade.
A otimização é uma das consequências diretas da primeira circunstância. Quando os fluxos de trabalho passam a ser feitos de forma automática, todas as ferramentas e aplicações funcionam em plena sintonia. Isso sem falar na possibilidade de adicionar novas ferramentas ao SAP Process Orchestration sempre que for necessário.
Diferenças entre Process Orchestration e Process Integration
Além do SAP PO, existe o SAP Process Integration. Trata-se de uma plataforma criada para viabilizar a integração entre aplicações da SAP e fora da SAP. Ela possibilita que as corporações compartilhem dados entre softwares internos e sistemas externos. O SAP PO é conhecido como uma versão mais avançada do SAP PI.
Ainda assim, eles possuem diferenças pontuais em relação aos sistemas suportados. Enquanto o SAP PI é próprio para organizações A2A e organizações B2B, o SAP PO expande o escopo e combina recursos de outras plataformas SAP para realizar a integração entre aplicativos. Confira a seguir as vantagens do SAP Process Integration.
Monitoramento
O SAP PI se destaca no campo do monitoramento. Ele apresenta funções de monitoramento por mensagem, componentes, desempenho e assim por diante. A partir dessa função, os erros operacionais podem ser devidamente rastreados e corrigidos em tempo hábil para não prejudicar o fluxo de trabalho.
Suporte
O SAP PI possui suporte tanto para sistemas SAP quanto para sistemas fora da SAP. Ele também pode ser utilizado para conectar empresas A2A (Application to Application) e B2B (Business to Business). Além disso, há suporte para diversos componentes que são usados ao longo da integração de aplicativos.
A versatilidade nesse quesito se mostra especialmente vantajosa. As empresas conseguem realizar as integrações a despeito do tipo de negócio que exercem. Um fator muito importante para garantir a alta produtividade e que o SAP Process Integration proporciona com maestria.
Adaptadores e mapeamentos
Sendo uma típica ferramenta de middleware, o SAP PI tem bons recursos de mapeamento e adaptadores. Ou seja, sua empresa vai ter os melhores componentes em termos de conexão entre aplicativos e ferramentas que estão disponíveis no mercado. O Process Integration é garantia de integração bem sucedida.
Benefícios da orquestração de processos
É hora de retornar ao SAP Process Orchestration. Quem opera essa plataforma deve estar ciente das políticas de segurança de dados. Felizmente, o SAP PO privilegia a extração e a consolidação de informações seguras. Confira na sequência os principais benefícios dessa solução SAP: padronização de processos, mais produtividade e menos gastos.
Padronização de processos
A partir do acompanhamento contínuo, os processos podem ser melhorados constantemente. Os parâmetros de qualidade se tornam mais fixos e, com isso, os gargalos produtivos podem ser corrigidos mais rapidamente. A padronização é fundamental para alcançar a excelência.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é outro ponto benéfico do SAP Process Orchestration. Com a diminuição dos índices de erros, toda a equipe envolvida no trabalho do dia a dia vai ter as melhores condições para executar as funções. Haverá menos gastos desnecessários e administração de tempo mais eficiente por parte dos colaboradores.
Redução de gastos com TI
As despesas com TI são bastante notórias pela necessidade de manutenção e atualização. Com o SAP Process Orchestration essa necessidade diminui, uma vez que os próprios funcionários ficam mais próximos dos aspectos da infraestrutura dos softwares. A empresa vai ter menos despesas com TI sem que a produtividade caia.
O alocamento correto dos recursos financeiros é um dos pontos cruciais de todo negócio. Ter condições de otimizar o orçamento traz vantagem competitiva e também contribui para um clima organizacional realmente produtivo e eficiente. A orquestração de processos pode ajudar nessa área e em muitas outras.
Conclusão
Esse material procura detalhar o funcionamento e os benefícios do SAP Process Orchestration para a manutenção da produtividade das empresas. Os recursos próprios para a automação e otimização de tarefas, somados à padronização de processos e à redução de gastos com TI se igualam a uma alta produtividade.
Desse modo, o SAP PO é muito indicado para gestores que estão procurando por formas ágeis e eficientes de integrar plataformas e ferramentas com excelência. Investir no patrimônio tecnológico do seu empreendimento é decisivo para construir uma história de sucesso. Leve as características e vantagens da orquestração de processos em conta.
Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!