Graças ao desenvolvimento de várias ferramentas e soluções tecnológicas, o sistema SAP está sempre em evolução. Fazer a conexão entre módulos e usuários é cada vez mais simples. Uma das razões para isso é o SAP Cloud Connector, plataforma que integra aplicações do SAP HANA a sistemas locais já existentes.
O uso de instrumentos desse tipo se revela cada vez mais fundamental. A comunicação ágil e transparente entre os departamentos de uma empresa é um ponto muito importante para a entrega de resultados de qualidade. Conheça detalhes do SAP Cloud Connector, os pré-requisitos de instalação, os benefícios e recursos dessa ferramenta.
O que é o SAP Cloud Connector?
O SAP Cloud Connector é o dispositivo que conecta as aplicações disponíveis no SAP HANA Cloud Platform aos sistemas corporativos locais. Em linhas gerais, trata-se de um agente local em uma rede que estabelece o canal para as duas partes se conectarem com segurança e acessibilidade.
Por conta do sistema de segurança avançado, não é preciso configurar os softwares do sistema local na hora de conceder acesso ao Cloud Connector. O próprio SCC possibilita controlar quais sistemas locais e recursos poderão ser acessados pelas aplicações em nuvem e quais aplicativos vão usar o Cloud Connector.
Pré-requisitos para a instalação do SAP Cloud Connector
Essa plataforma precisa de dois componentes para ser instalada no sistema Windows: o JAVA JDK 8 e o Visual C++. Nos tópicos abaixo trazemos os detalhes de como instalar os dois, assim como os motivos para fazer isso. Dessa maneira, você poderá aplicar o SAP Cloud Connector com a qualidade esperada.
JAVA JDK 8
A JAVA é a plataforma para computadores e linguagem de programação mais usada. O JAVA JDK 8 pode ser baixado no site da Oracle. Assegure-se de que você está baixando a versão 64bits e faça o cadastro se for necessário. Execute o instalador para começar as configurações.
Entre no Painel de Controle do seu computador, vá para Sistema e Segurança e, então, Sistema. Entre nas Configurações Avançadas de Sistema e clique nas variáveis de ambiente e, depois, variáveis de sistema. Agora você vai criar uma nova variável chamada “JAVA_HOME”. Informe o caminho onde o JAVA JDK 8 foi instalado e clique em OK.
Feito isso, é hora de modificar a variável de sistema PATH e colocar o caminho do JAVA. Para isso, clique na variável PATH, depois em Clique em Editar e coloque os dados a seguir: %JAVA_HOME%\bin. Pronto! Agora você está a um passo de instalar o SAP Cloud Connector.
Visual C++
O Visual C++ pode ser baixado no site da Microsoft. Ele é necessário para a execução do instalador do SCC no Windows. Sem esse componente, vai aparecer uma mensagem de erro de DLL. A própria SAP destaca a necessidade do Visual C++, conforme a descrição disponível no site da empresa.
Vantagens da ferramenta
Agora, vamos nos ater aos benefícios que o Cloud Connector proporciona às empresas. Em primeiro lugar, é pertinente destacar a grande facilidade na integração do SCC com redes locais. Não é necessário configurar o firewall previamente, já que o Cloud Connector tem estrutura para administrar e filtrar os acessos.
O SAP Cloud Connector suporta tanto protocolos HTTP quanto protocolos RFC. Logo, o método de conexão à internet que a empresa utiliza não vai se tornar um empecilho para a manipulação de módulos e sistemas da SAP. O SCC também pode ser empregado para conectar-se a bases de dados locais.
Outro ponto que merece nota é o suporte especializado que a SAP oferece. O processo de instalação do Cloud Connector é relativamente simples e não é preciso conhecimentos aprofundados para configurá-lo com precisão. Portanto, ele se integra com facilidade a ambientes baseados em nuvem.
Funcionalidades do SAP Cloud Connector
Chegou a hora de trazer detalhes sobre as funções incluídas no SAP Cloud Connector. A fim de tornar a compreensão mais fácil, vamos separar as funcionalidades em dois tópicos: tabela de otimização de funções e administração de ferramentas. Prossiga a leitura e tenha um panorama geral do que o SAP Cloud Connector apresenta.
Tabela de otimização de funções
O SAP Cloud Connector possibilita que o usuário cuide da manutenção e otimização das funções. Isso inclui o gerenciamento de usuários, configurações, conexão entre contas distintas e monitoramento das atividades da plataforma. A partir disso, há oportunidades de otimizar processos quando for necessário.
O escopo de atividades otimizáveis é grande. Há, ainda, o sistema de envio de alertas por e-mail, a visão geral dos backups realizados rotineiramente e os parâmetros para a gestão de cenários híbridos (sistemas locais e computação em nuvem). Então, o SAP Cloud Connector se notabiliza pela ampla tabela de otimização de funções.
Administração de ferramentas
No momento em que a integração de módulos se consolida, é necessário ter condições de acompanhar os detalhes dessa convergência. Para isso, o SAP Cloud Connector possui funcionalidades específicas para gerir cada ferramenta utilizada ao longo de todos os processos.
Conclusão
O SAP Cloud Connector é um elemento imprescindível em termos de evolução tecnológica focada em empresas. As marcas que se preocupam em acompanhar as tendências da área têm mais chances de destaque, seja em produtividade ou visibilidade. O uso dos módulos da SAP é um dos pontos centrais para isso.
Esse material trouxe a definição do Cloud Connector, os pré-requisitos para a instalação, as vantagens de usar esse tipo de software e as funções específicas dele. São dados essenciais para planejar a instalação e aplicação dessa plataforma tão recomendada para o aumento da produtividade de empresas em geral.
Pesquise as possibilidades disponíveis, elabore um plano de implantação com o apoio de profissionais especializados e conquiste a infraestrutura necessária para se manter relevante no mercado ao longo dos anos. Trata-se de um investimento para o longo prazo. Os clientes e o time de colaboradores agradecem!
Quer saber mais ? Ou quer ajuda com o seu projeto SAP? Entre em contato conosco!