Outsourcing de TI: vantagens e desvantagens

Outsourcing de TI: vantagens e desvantagens

O Outsourcing de TI é a ação de um empresa terceirizar uma função específica através da contratação de outra empresa.  Então, de modo geral, o outsourcing de TI é quando as empresas terceirizam o desenvolvimento, implementação, criação e entre outros serviços de TI (Tecnologia da Informação).

Profissionais que atuam na área de TI, possuem especializações para trabalhar de diferentes maneiras nas empresas, especialmente em sistemas computadorizados.

Esses profissionais podem operar em sistemas de dados, softwares, hardwares, computadores e informática de maneira geral. 

É importante ressaltar que, para que as empresas consigam fazer diversos processos internos, como controle das vendas, estoque, transações financeiras, entre outras, elas acabam utilizando os computadores, pois são os dispositivos mais completos nesse sentido.

O que é outsourcing de ti?

O que é outsourcing de ti?

Quando as empresas não possuem os recursos necessários, ou então os gestores de TI contratados não conseguem executar as principais tarefas designadas com os recursos materiais que a empresa oferece, elas precisam encontrar uma maneira de conseguir profissionais que possam atuar nas tarefas designadas.

É aí que entra o outsourcing de ti. Como dissemos anteriormente, esse termo se refere ao processo quando a empresa terceiriza um serviço.

Nesse sentido, o outsourcing de TI é a etapa em que as empresas designam as tarefas relacionadas a Tecnologia da Informação para outras empresas e profissionais.

Dessa maneira, elas conseguem trazer para dentro de suas instalações profissionais capacitados, que terão os recursos materiais necessários para executar as atividades que precisam ser finalizadas.

Esse é um modelo que vem crescendo cada vez mais. Estima-se que atualmente mais de 50% dos serviços relacionados à tecnologia da informação, funcionam neste modelo de outsourcing de TI.

Entretanto, assim como todos os modelos de negócios e decisões empresariais, o outsourcing de TI possui vantagens e desvantagens, como as que apresentaremos na sequência.

Vantagens 

Custa mais barato

Custa mais barato

Para começar a falar das vantagens do Outsourcing de TI, é importante destacar que, quando você precisa terceirizar essa parte, solicitando um Outsourcing de TI, é por um período de tempo específico, seja para desenvolver alguma parte de um ERP, mobile e etc. 

Como esse processo de Outsourcing de TI, normalmente acontece apenas por um período de tempo, é muito mais barato terceirizar um serviço do que contratar profissionais que trabalham para a empresa, mas que podem acabar ficando ociosos.

Normalmente os projetos de uma empresa existe um prazo pré-determinado para ser finalizado.

Imaginamos que esse prazo seja de 6 meses e, dessa maneira, você precisa que os serviços de TI sejam executados nesse tempo. 

Se você contrata um profissional, principalmente em regimes de CLT, você não pode simplesmente despedi-lo depois de 6 meses por conta do término desse serviço.

Dessa forma, você teria que continuar com o profissional durante mais tempo, pagando salários mensalmente que podem ser utilizados na contratação de outros perfis profissionais.

Como esse é um campo de estudo bastante aprofundado, o teto salarial dessa categoria profissional costuma ser bastante alto. Portanto, você acaba gastando recursos consideráveis da empresa para a realização de um serviço que será finalizado em um curto período.

Fazendo a opção por Outsourcing de TI, você contrata os profissionais para o período específico do projeto. Quando o projeto é finalizado, a contratação acaba e você não precisa arcar mais com esses custos.

Expertise dos profissionais

Expertise dos profissionais

Se você contratar um profissional de TI em período integral, ele terá uma especialização na área, mas muitas vezes não contém a experiência necessária para a realização de projetos mais complexos.

Entretanto, profissionais que trabalham em Outsourcing de TI, possuem a expertise necessária para a realização de trabalhos variados, pois eles já estão acostumados com essa movimentação constante, atuando em diferentes empresas, com necessidades distintas.


A experiência nesse ramo de atuação conta muito, pois os projetos são melhores elaborados, as ações são bem direcionadas e a empresa cresce com uma atuação qualificada desses profissionais.

Tecnologia e métodos atualizados

Tecnologia e métodos atualizados

A tecnologia se modifica constantemente. A cada ano que se passa, novos conceitos, equipamentos e ideias vão surgindo, modificando as práticas, que acabam ficando desatualizadas.

Essas ideias também são aplicadas aos métodos de trabalho, em diferentes áreas, incluindo a de TI.

Como esses profissionais que praticam outsourcing de TI possuem a experiência de trabalharem em diferentes empresas, ele acaba tendo contato com conceitos, métodos e tecnologias variadas, visto que, cada empresa possui seu próprio aparato tecnológico, algumas mais, outras menos.

Com isso, a empresa pode ganhar conhecimentos que ela não possuía, e que esses prestadores de serviços acabam oferecendo.

Desvantagens

Entendimento do negócio

Entendimento do negócio

Cada empresa possui sua própria cultura, recursos e métodos de atuação. Dessa maneira, quando você contrata um outsourcing de TI, pode demorar um certo tempo para que os profissionais se acostumem com essas ideias e como a empresa funciona.

Apesar disso, esse problema pode ser contornado por conta da experiência dos profissionais, visto que, como eles possuem a expertise necessária para prestar esse serviço, eles conseguem se adaptar em situações adversas como essa.

Segurança

Segurança

Como você está trabalhando com outsourcing de TI, ou seja, um serviço terceirizado, você acaba designando as tarefas dos sistemas de informação para pessoas que você não tem um contato próximo, muitas vezes que você não conhece e que foi indicada por terceiros.

Dessa maneira, uma desvantagem do outsourcing de TI é a insegurança que ele pode gerar em relação ao profissional que trabalhará no projeto designado, tanto pela falta de confiança se ele executará as tarefas de acordo com o que você deseja, bem como se ele interferirá de maneira indevida em outras áreas.

Como esse trabalho de outsourcing de TI envolve operações em computadores, softwares e outros sistemas, esses profissionais acabam tendo acesso a conteúdos importantes da empresa e, por isso, é importante ficar atento.

Confiança em empresas de renome

Confiança em empresas de renome

Para finalizar, é importante destacar que, como vimos, trabalhar com serviço de outsourcing de TI pode ser bastante vantajoso, pois a empresa consegue poupar recursos e trabalhar com profissionais altamente preparados para todo tipo de situação, ajudando no crescimento empresarial.

Mas, o mais importante para que você consiga trabalhar com outsourcing de TI, é contando com empresas renomadas nesse mercado, que realmente entenda desse campo, que já participou de grandes projetos e que vai te dar o suporte necessário para que os projetos sejam finalizados.

Nesse sentido, a empresa Simple é uma que se destaca, pois, além de possuir todo o aparato tecnológico e profissionais altamente qualificados para a execução do outsourcing de TI, é uma empresa com nome reconhecido no mercado, com diversos trabalhos de grande porte no currículo.

Conclusão

Como vimos, apesar de existirem certas desvantagens do Outsourcing de TI, as vantagens acabam se superando, e esse método de trabalho é uma ótima solução para empresas que necessitam de sistemas funcionando perfeitamente. Claro, é importante ficar atento com o tipo de empresa que você irá trabalhar, pois é fundamental que a empresa escolhida seja de confiança e que supra todas as suas necessidades, como a empresa Simple.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo