Como desenvolver o roadmap estratégico na sua empresa

roadmap estratégico

Antes de começar um projeto, é sempre bom ter todas as partes dele delineadas. Ter essa visão geral já desde o início faz muita diferença no gerenciamento dos negócios. Com o roadmap estratégico, é possível ter uma perspectiva completa de onde a empresa está partindo e onde ela vai chegar ao final do projeto.

Dessa forma, o roadmap serve também como um guia para a instituição alcançar os objetivos previstos. Tudo isso por meio de um documento relativamente fácil de ser elaborado. Saiba mais sobre o que é roadmap estratégico, quais são as etapas que o compõem, as diferenças entre roadmap e backlog e mais na sequência.

O que é roadmap?

pessoas fazendo roadmap estratégico

Para começar a entender esse conceito, vamos usar a ideia de mapa rodoviário – não por acaso, a tradução literal de “roadmap”. Os mapas usados por motoristas servem para mostrar o que eles devem fazer para ir de um ponto A a um ponto B. O serviço de GPS, mais comum do que mapas de papel hoje em dia, segue a mesma lógica.

O roadmap estratégico trabalha a partir de uma ideia semelhante. Afinal, ele nada mais é do que um roteiro com todas as etapas para o planejamento estratégico das empresas. Dessa forma, os gestores e a equipe de funcionários podem ter uma visão a longo prazo sem negligenciar o presente.

Para isso, o roadmap tem que ser desenvolvido antes de qualquer ação que faça parte do planejamento. O documento precisa apresentar as descrições de cada estágio, os prazos para a tomada de decisões, quem vai ficar encarregado por cada tarefa e demais dados relevantes para que tudo ocorra conforme o esperado.

Roadmap de produto

grupo de pessoas analisando indicadores

O roadmap de produto segue o mesmo modelo do roadmap estratégico, mas focado no desenvolvimento de um bem durável. No caso de softwares ou sistemas informacionais, é preciso alinhar os interesses do cliente, os objetivos do produto e o que vai precisar ser feito para realizá-los.

Usando o roadmap, vai ser possível sintonizar as expectativas de todas as partes envolvidas quanto ao futuro do projeto; chegar a um consenso na tomada de decisões internas; definir datas, prazos, funções e recursos que serão utilizados e definir em quais momentos os feedbacks dos clientes vão ser coletados.

Etapas do roadmap estratégico

homens na frente de computador

O primeiro passo para fazer o roadmap para a sua empresa é escolher o formato, que é bastante variável. Pode ser tanto um documento escrito, quanto uma apresentação de slides. Você pode usar a criatividade para criar algo atrativo para os funcionários, contanto que o roadmap estratégico venha com as seguintes informações.

Planejamento

Defina a data de início e término do projeto, incluindo o tempo previsto para a realização dos estágios previstos. Todas as etapas devem vir acompanhadas por datas e prazos, de modo a dar um vislumbre inicial de quanto tempo o projeto inteiro vai levar para ser completado.

Validação

Antes de colocar o planejamento em prática, os gestores devem validar todas as etapas previstas no roadmap estratégico. Em outras palavras, cada informação contida no documento tem que ser revisada. Isso evita que os colaboradores tenham acesso a dados imprecisos e não atendam às expectativas.

Desenvolvimento

Após o planejamento e a validação, os pontos levantados no roadmap podem ser plenamente desenvolvidos. A partir daí, o documento começa a tomar a forma final, aquela que será repassada aos funcionários para que os procedimentos comecem a ser colocados em prática.

Lançamento

No momento em que o roadmap estratégico pronto é compartilhado com todos, é de bom tom ter um canal comunicativo aberto para qualquer dúvida que possa aparecer. É muito importante que o time de funcionários tenha clareza absoluta sobre o que deve ser feito e como deve ser feito.

Execução

A parte da execução pode ser um pouco mais específica do que as etapas anteriores. É o momento de detalhar todas as funções que vão precisar ser executadas, incluindo datas e equipes responsáveis. Vai ser necessário usar ferramentas para administrar o fluxo de trabalhos, para evitar problemas de desorganização.

Diferenças entre roadmap e backlog

análise e determinação de parâmetros de um projeto

O backlog de produto é usado para reunir e organizar a lista de expectativas dos clientes com relação ao produto que vai ser desenvolvido. Isso é feito organicamente por meio de metodologias que vão além do modelo tradicional de desenvolvimento de projetos, como a Scrum.

Primeiro, você precisa entender como funciona o processo de planejamento do produto. Uma vez que as características desejadas são determinadas, é feito o registro das funções que deverão ser tratadas como prioridades. É pertinente que o gestor responsável se reúna com a equipe para fazer isso.

Neste momento, defina os itens que farão parte do ciclo de trabalho (sprint). Os recursos descritos na lista de tarefas do produto estarão elencados na lista de tarefas da equipe de desenvolvimento. Daí nasce a lista de tarefas do produto, incluindo aquelas que devem ser priorizadas no dia a dia.

Para falar sobre as diferenças entre o roadmap e o backlog, é importante destacar que o roadmap não é totalmente representativo de todas as funções desempenhadas dentro de um projeto. Existem muitas tarefas que não são grandes o suficiente para aparecer no roadmap e aparecem no backlog, por exemplo.

Dessa forma, o backlog pode vir a ser uma parte menor de um roadmap. O que não quer dizer que seja menos importante, mas, sim, mais específica e detalhada. Para montar um planejamento realmente exaustivo, é recomendado usar as duas técnicas, alinhadas e complementando uma à outra.

Conclusão: Roadmap estratégico

Agora você sabe como desenvolver o roadmap estratégico para a sua empresa. Saber cuidar das etapas preliminares da atuação empresarial é tão ou mais importante quanto colocar as ações em prática. A qualidade do trabalho entregue tem relação direta com as táticas e políticas internas usadas para viabilizá-lo.

Ter ferramentas como o roadmap estratégico e o backlog à disposição é um dos pontos fortes para o gerenciamento de negócios qualificado. Trouxemos pontos importantes sobre o assunto. Então, cabe a você começar a aplicar a metodologia da forma mais adequada à realidade da sua empresa.

Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Índice de Conteúdo