Controle de estoque, de vendas, de peças de máquinas, manutenção, recursos humanos, envios de produtos, processos de venda, controladoria… Enfim, qualquer gestor que atue na área industrial tem que lidar com inúmeros setores e questões internas e externas, tendo em vista que a produção de materiais requer, além das demandas comuns nas empresas de outros ramos, uma variedade de maquinários, matéria-prima e cuidados extras com a segurança dos funcionários e manutenção do ambiente de trabalho. Isso tudo gera uma rede complexa que necessita de boa estruturação, e para ajudar nesta tarefa é que existe a tecnologia do ERP para indústria.
Indústria e sua grande complexidade de departamentos!
O Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), ou “sistema de gestão integrado”, consiste em um software que será responsável por integrar e organizar de maneira unificada todo o processo de gestão de uma empresa. Esta não é uma tarefa simples de se manejar, mesmo quando trata-se de um negócio de pequeno porte, e torna-se ainda mais difícil conforme o tempo passa e os frutos do trabalho trazem a expansão — de clientela, de lucro, mas também das demandas, funcionários, infraestrutura, etc. — e a necessidade de um planejamento de rota.
Se é verdade afirmar esses desafios no campo empresarial, quanto mais se pode dizer no caso das indústrias. Estas, por lidarem com produção em série ou as vezes customizadas, devem se preocupar também com toda uma rede extra de materiais de suprimento (matéria-prima, itens usados no acabamento dos produtos, peças das máquinas, EPIs, etc.), ferramentas de manutenção do maquinário, turnos de trabalho dos funcionários para maximizar produção, questões de logística; enfim, a gestão se torna profundamente mais complexa e necessária para o bom manejamento de tempo e, por consequência, de lucro na fábrica.
Porém com a tecnologia adequada, todo esse trabalho pode se tornar mais simples.
Soluções precisam ser específicas?
É de suma importância saber que, como acontece geralmente com os softwares e outros recursos digitais, o ERP para indústria deve ser direcionado, ou seja, programado para a circunstância específica do ambiente no qual será aplicado. A solução do ERP funciona como um organizador porque integra diversos departamentos, diminuindo a necessidade de tirar relátorios de um software ou inserir manualmente esses dados em outro. Sendo assim, faz toda a diferença aplicar o Planejamento de Recursos Empresariais em uma fábrica de papel ou na produção alimentícia, pois todos possuem logística de entrega, de matéria-prima, manutenções, cronograma de produção, controladoria, financeiro, entre muitos outros processos e atividades.
Por mais que cada indústria tenha suas particularidades e processos, no mercado já existem alguns ERPs super robustos que ao contratar uma empresa de consultoria, mapeia os processos, e configura dentro desse software os processos que já são pré desenvolvidos, em caso de ter que desenvolver função essas empresas também tem especialistas que programam dentro do software.
Um ERP para indústria é caro? Vale a pena?
Como vimos, a tarefa de organizar todos os dados e informações em qualquer empresa não é fácil. E somente com um ERP para indústria robusto pode abranger todos os departamentos e ajudar os gestores a terem um excelente planejamento, uma estratégia de produção (com relatórios sobre os produtos mais vendidos e menos vendidos, especulação quanto a vendas futuras, etc.), provisão de emissão de notas fiscais, provisão de gastos e todas as funções que os departamentos executam.
Logo, o ponto principal dentre os benefícios de se usar o ERP para indústria é a capacidade do software de integrar todos esses processos e dados em tempo real e em um só lugar. Todo o controle do ambiente empresarial, envolvendo todos os setores da indústria, ficam juntos na mesma plataforma. Além disso, o sistema pode oferecer armazenamento em nuvem, o que permite que alterações, atualizações ou apenas conferências sejam realizadas em qualquer lugar, a qualquer momento.
Além de que isso ajuda a evitar erros de dados, má gestão em algum departamento, entre outros problemas.
É importante salientar que, para uma solução especializada nos relacionamentos externos de uma indústria, como fornecimento e clientes, recomenda-se a aplicação de um CRM.
Vantagens de um ERP
Utilizar uma ERP para indústria trará inúmeros benefícios. Além daqueles que já foram citados, dentre eles a integração do controle de diversos setores e a capacidade de organização em tempo real, pode-se esperar objetivamente pelos seguintes resultados:
– Diminuição de erros na contabilidade, na programação de estoque e vendas, nos indicadores de produção, desempenho, perdas e controles de recursos humanos
– Aumento da capacidade de projeção de negócios, vendas e metas de produção
– Otimização do tempo de gestores, devido à automação de processos manuais como pedidos de compras, cotações, número de produção;
– Aumento na produtividade e desempenho da indústria;
-Maior precisão de planejamento em todos os setores, incluindo o gerenciamento de despesas com funcionários, decisões de investimento e possíveis quedas de faturamento, maior facilidade nas análises preditivas;
– Diminuição de despesas com os processos de gestão, uma vez que todo ele será
facilitado e unificado.
Escolhendo o melhor ERP para indústria
Considerando a complexidade do ambiente industrial e a diversidade de tipos de fábricas, um dos passos mais complicados nessa jornada poderia ser a escolha efetiva do ERP para indústria. Mas esse não precisa ser um grande dilema já que a SAP, software que é líder de mercado, atende todos os tipos de negócios, inclusive as maiores indústrias do mundo. Enquadrando os processos essenciais de qualquer ramo, a SAP oferece, além de um ERP completo, suporte para aplicação de Inteligência Artificial, Machine Learning, capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados e alta velocidade de resposta (podendo buscar a informação solicitada em menos de um segundo). É a solução ideal para a automação e integração da gestão empresarial.
Com o software ideal em mente, resta apenas seguir as etapas para analisar a aderência de um sistema à empresa, e o mais recomendado é consultar um dos nossos profissionais que faça a análise de aderência e a implementação.
Entretanto para a implementação do SAP, é preciso contratar uma empresa especializada. Nós da Simple temos mais de 20 anos de experiência em implementações em empresas enormes, nosso time já fez implementações até internacionais, entre em contato conosco que vamos auxiliá-lo.