Ultimamente, o uso de ERPs tem sido de extrema importância para empresas em crescimento, até mesmo para aquelas que estão apenas começando a usar. Os famosos sistemas integrados de gestão empresarial funcionam de maneira complexa, porém, garantem resultados, e por isso muitas pessoas querem insistir em aplicar essa metodologia no próprio negócio. Para saber usar essa ferramenta, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário muita experiência. Com integrações inteligentes acontecendo atualmente, como a Tableau SAP, é possível não só desfrutar das vantagens de um ERP, como também é possível tirar ainda mais proveito desses resultados.
Afinal, plataformas como a Tableau tem justamente isso como objetivo, alcançar a maximização dos ganhos a partir desses sistemas que estão apenas agora se consagrando, para que o mercado seja competitivo e produtivo. A integração entre os dois sistemas funcionam totalmente de maneira complementar, ajudando tanto quem quer começar a usar a SAP, como também quem já usa e quer ampliar a produção.
O que é o Tableau?
E para saber mais a respeito da integração Tableau SAP é preciso apenas estar um pouco atento sobre como a Tableau funciona propriamente.
Trata-se de uma plataforma de análise de dados onde é possível também criar gráficos e planilhas de acordo com esses dados. Se diferenciando da SAP por ser uma ferramenta que não coleta informações, mas sim insights a respeito dessas informações, a Tableau opera para que as decisões estratégicas sejam mais assertivas e mais inteligentes.
Essas análises, que podem ser realizadas para empresários, setores de TI ou outros analistas, têm como base a aceleração da tomada de decisões dentro de uma empresa. Quanto maior a empresa, maior a supervisão, isso faz com que o trabalho se torne cada vez mais acumulado. Ter para si uma analista ciente das operações envolvendo todos os setores não se torna então apenas estratégico, mas sim uma ferramenta obrigatória.
Com a utilização de gráficos e dashboards que facilitam o acesso aos dados gerais da empresa, a Tableau cumpre o seu objetivo através da agilização, cortando também gastos com funcionários que estariam encarregados dessa função.
Integração Tableau SAP HANA
Que é justamente algo que os usuários da SAP já conhecem: um serviço terceirizado capaz de economizar tempo, dinheiro e trabalho. Como já descrito acima, o Tableau é uma plataforma perfeita de integração para quem quer usar ou já usa a SAP, pois além das plataformas serem cumulativas, elas também são complementares.
E isso principalmente para quem usa o sistema mais avançado, o SAP S/4HANA. Pelo fato de ser principalmente um sistema repleto de conteúdo, onde é fácil se perder com a coleta de tanta informação.
Analistas capazes de organizar essas informações se tornam então vitais para uma empresa, realizando um serviço que tende a render até onde o cliente deseja. Integrações Tableau SAP trazem esse diferencial no mercado atualmente, a capacidade de otimização máxima, de acordo com o investimento que um negócio é capaz de realizar.
E para fazer a integração é simples. Assim que a licença for garantida pelo cliente, este pode já estar usando o conector Tableau SAP HANA junto de uma database separada para a análise das informações que serão realizadas pelo Tableau. Após isso é possível então estabelecer o Tableau Hyper que irá extrair as informações para que elas sejam categorizadas e codificadas para os gráficos.
Os dados são divididos em camadas pelo Tableau para que assim seja mais fácil a visualização e criação de gráficos. Divididos em três camadas então (deep data exploration, online analytic processing e transaction processing), é possível, caso o cliente queira, uma integração mais avançada com terceiros para o uso de databases integradas, como é o caso da Google ou da Amazon Redshift, por exemplo.
A importância da coleta desses dados, e principalmente da formação de gráficos é imprescindível para quem deseja continuar crescendo no mercado. Afinal, empresas em fase de desenvolvimento sempre tendem a atingir gargalos logísticos, onde nem tudo é aproveitado, e nem tudo é facilmente disposto para o empresário ou grupo de TI.
Lidar com projetos de tecnologia da informação acabam se tornando tarefas muito mais acessíveis ao utilizar sistemas integrados como o Tableau SAP justamente por isso, por trazerem um diferencial que antes era impensado, são tarefas humanas sendo realizadas por máquinas inteligentes.
Novas soluções
Por isso é importante estar atento para as atualizações de ambos os sistemas, tanto Tableau como SAP HANA.
Tratam-se de sistemas ainda em fase de crescimento, onde cada update traz para ambos os sistemas novas soluções capazes de resolver ainda melhor os problemas dentro de uma empresa.
Agora, por exemplo, já é possível utilizar análises e gráficos criados a partir do Tableau SAP em tempo real. Com a possibilidade de leitura de mais de 28 milhões de linhas de dados, que são analisados, proporcionando gráficos instantaneamente, novos parâmetros são estabelecidos dentro dessa ideia de tomada de decisões estratégicas.
Agora é possível não só tomar medidas enquanto algum problema ou gargalo está acontecendo, é possível realizar previsões. Isso demonstra o verdadeiro potencial da Tableau SAP justamente porque mostra realmente como ambas as plataformas se completam. Dados cada vez mais complexos como a trajetória de um projeto ou o workload de um funcionário, dando espaço para decisões que seriam impensáveis antigamente, pelo fato de que não era possível a visualização do sucesso através dessas medidas.
Conclusão: Tableau SAP
Em suma, a Tableau SAP é um serviço que junta duas plataformas experientes, mas que estão apenas no começo do seu verdadeiro potencial. Tanto os analistas saem ganhando, quanto aqueles que usam de sistemas de gestão empresarial.
No final, a complementação entre os dois serviços funciona de maneira a alimentar a capacidade de ambos. A SAP, assim como a Tableau possuem consigo anos e anos de dados coletados, e ao usar esses sistemas esse banco tende a aumentar cada vez mais.
A partir disso novos updates serão realizados, e novas soluções serão fomentadas. É a competitividade demonstrando o poder das ferramentas modernas. Só quem não usa tende a perder.