Atualmente existem diversas maneiras para se lidar com o armazenamento de dados em uma empresa. Tomando cada vez mais conta do mercado, a Industry Cloud faz parte de uma dessas maneiras inteligentes de organizar e utilizar informação dentro do próprio sistema.
A ideia por trás disso tem a ver com uma retomada de métodos de utilização de nuvem antigos, que agora estão ganhando força novamente. O motivo por trás disso é simples, trata-se da independência que uma empresa pode criar com relação a contratação de serviços para poder crescer a partir de uma noção vertical e não horizontal.
Com a criação de softwares cada vez mais inteligentes, o Industry Cloud não é uma tendência que voltou a sociedade, mas sim um metodologia que agora finalmente é capaz de alcançar seu escopo.
O que é a tecnologia Industry Cloud
Para começar a entender quais são os benefícios por trás do Industry Cloud é preciso saber como ele funciona.
A história por trás do sistema é curiosa, datando do início dos anos 2000 quando empresas como a Microsoft e Google decidiram criar a sua própria rede de armazenamento de dados. Conforme o tempo passou, essa tecnologia perdeu lugar para o armazenamento em nuvem pública, como é mais conhecido atualmente. Isso ocorreu pelo fato de que o Industry Cloud era, de certa forma, específico demais para a época.
Afinal, trata-se de um serviço que exige muito da empresa quando ela não tem auxílio. A aplicação, que tem como base estabelecer o banco de dados para que a empresa crie continuamente soluções para si mesma, atualmente passa por um momento bem diferente.
Com a retomada da lógica que uma empresa deve estabelecer para si as suas próprias decisões estratégicas, cada vez mais o Industry Cloud vem aparecendo para finalmente ser presente no meio competitivo. Sua aplicação em indústrias pode ser criada para hospitais, bancos, varejos, seguros, etc.
Oferecendo serviços específicos que podem ser mirados para auxiliar essas determinadas categorias de empresa, o Industry Cloud é capaz de proporcionar um crescimento proporcional a eficiência dos negócios. Isso quer dizer que antes com o cloud computing normal a tecnologia estabelecia um limite no suporte ao cliente, mas com a nuvem para indústrias a história muda, fazendo com que não haja limites na hora de se beneficiar com o próprio banco de informações.
Conceito de nuvem setorial
E muito disso ocorre pelo conceito de nuvem setorial que tem rondado o Industry Cloud. Com a iniciativa de empresas como a SAP, a nuvem setorial serve de maneira a estabelecer a relação vertical de uma indústria, através da experiência que outras possuem no ramo.
Dando continuidade a lógica da SAP BusinessOne, as plataformas de nuvem setorial da SAP estabelecem a Industry Cloud como uma comunidade onde empresas da mesma área possuem acesso aos avanços realizados na logística através dos dados. Isso quer dizer que a nuvem setorial guarda informações a respeito de outros dados armazenados, que podem ajudar eventuais clientes a melhor controlarem os seus dados.
Promovendo mais sustentabilidade com a economia de dados, ao mesmo tempo que garantindo todos os benefícios de uma Industry Cloud, sem a menor necessidade de tomar riscos. A nuvem setorial é o próximo passo no armazenamento por cloud.
Principais vantagens do Industry Cloud
Tendo em mente agora como funciona o Industry Cloud, não é difícil imaginar os diversos fatores que um bom armazenamento de dados podem influenciar.
A começar pela integração da empresa, que é fortalecida a partir desse único lugar na qual os funcionários podem responder. Centralizar as informações para que toda a equipe esteja ciente de tudo que acontece é importante para que erros não sejam cometidos. Afinal, a maior perda de tempo que pode ocorrer dentro de uma empresa é através da falta de padronização, da falta de automação. Quando se estabelece uma rede Industry Cloud, o diferencial é que essa informação estará garantida em um banco específico, que não está nas mãos de uma nuvem pública, capaz de sofrer ataques ou panes que prejudicam o sistema da empresa.
Que é onde surge um outro lado bom de se adaptar a Industry Cloud ao invés da nuvem pública: a sustentabilidade. Importante fator na hora de se responsabilizar frente aos clientes e o mundo, a sustentabilidade promovida pela tecnologia vem do fato de que não cria gargalos de informação digital. Consequentemente, menos energia é gasta, e mais independência é criada.
Essa independência, talvez o fator mais inteligente da Industry Cloud, gera também diversos benefícios diferentes. Como a tomada de decisões que se tornará mais estratégica a partir desse banco de dados mais flexível. A complexidade das informações contidas em uma empresa, afinal, fazem parte da maneira como uma empresa se controla e opera. Ignorar isso pode ser fatal na hora de se estabelecer dentro do mercado competitivo.
Conte com uma consultoria SAP
Por isso o mais importante talvez seja avaliar como será feito o Industry Cloud. Por se tratar de uma tecnologia razoavelmente pouco utilizada (apesar de ser utilizada por Google, Microsoft, IBM e SAP, ainda possível pouca área de alcance), isso faz com que seja necessário o planejamento cuidadoso, para analisar se a tecnologia cabe ou não na própria empresa.
Afinal, nem toda indústria possui a experiência para trabalhar com digitalização de processos, e por isso a Simple pode ser perfeita para ajudar. Contanto com uma consultoria capaz de lidar com todos os percalços e detalhes de uma aplicação de Industry Cloud, é possível entrar em contato com o site rapidamente para entender mais a respeito do assunto.
O mais importante é que o cliente entenda aquilo que ele pode usar como ferramenta na hora de se estabelecer dentro do mercado. Poder contar com a Simple em uma hora dessas é fundamental para saber se a nuvem setorial encaixa no seu tipo de varejo. Por fim, é importante também saber que apenas gastar com Industry Cloud não é solução final, mas sim saber como operar todos os processos por trás, para alavancar os negócios a partir de decisões qualitativas e inteligentes.