6 vantagens do uso de um ERP na gestão de varejo

6 vantagens do uso de um ERP na gestão de varejo

Com diversos canais de suporte ao cliente e ajuda em todas as áreas que um negócio pode precisar, a gestão de varejo tem se beneficiado cada vez mais com o uso inteligente de ERPs na hora de construir a sua própria organização. A tecnologia, afinal, tem se tornado cada vez mais uma aliada dos gestores, proporcionando diversas vantagens que cobrem aspectos gerais de uma empresa.

Isso significa que existem vários benefícios por trás do uso de um ERP para a gestão de varejo, que vão além da automação ou da padronização de processos. Seja a partir do controle de dados que o estoque precisa, ou a partir de um servidor que sustenta todas as informações da empresa, o que o sistema de gestão empresarial faz é proporcionar toda a flexibilidade que o gestor de uma empresa precisa.

Dessa forma, fica até um pouco fácil perceber como uma gestão de varejo pode se beneficiar do uso de um aplicativo de gestão integrada como os ERPs. Porém, algo que deve ser ressaltado é como esses sistemas realmente possuem uma infinidade de cobertura e suporte ao gestor, fazendo com que seja muito importante conhecer mais a respeito da ferramenta para poder tirar todo o proveito que ela possui.

Integração dos canais de venda

A começar por uma das vantagens que pode ser ampliada em seu uso, dependendo do tipo de gestão de varejo, trata-se da integração que sistemas ERP como o da SAP proporcionam. Sendo capaz de unir toda a equipe e todas as informações que ela precisa em apenas um canal de comunicação, a integração que o ERP permite dentro da gestão de varejo é algo sem precedentes para quem quer ter um controle diferenciado da concorrência.

Isso porque, se existe um gargalo dentro da gestão de varejo, esse é referente às burocracias que conectam todos os canais de venda. Em outras palavras, se existe algo que toma tempo em uma empresa de varejo é o controle que ela deve ter com diferentes tipos de transação e parceiros, que devem ser todos pensados simultaneamente para que o negócio seja sempre coeso.

Com o uso de um ERP, não só o estoque e as vendas podem ser conectadas imediatamente, como também outros setores, que acabam permitindo uma sincronização dos dados em um nível que deixa a produção muito mais responsiva e capaz de lidar com a rotina.

Emissão de notas

6 vantagens do uso de um ERP na gestão de varejo

Outro fator importante a se considerar na hora de pensar em ERPs e o seu uso em varejos vem da rapidez que ele pode dar para a produção em um nível geral. Seja a partir da padronização de processos burocráticos ou da automação que gera a emissão de notas e documentos de maneira mais rápida, todo varejo precisa de um sistema tecnológico capaz de dar um controle financeiro mais assertivo.

Em muitos casos, é possível que os gestores recorrem a contadores e outros serviços para poder dar conta de tudo que entra e sai de uma empresa. Até porque, quando se trata de gestão de varejo, muito provavelmente se trata de um negócio grande, que exige cuidado na mesma medida que exige pressa.

Portanto, com o uso de um sistema integrado capaz de lidar com outros atributos como a gestão contábil e o pagamento dos tributos, naturalmente a gestão de varejo fica mais a frente, pela velocidade que ela dá para o gestor poder lidar com problemas mais importantes, como a estratégia de vendas e projetos de expansão.

Integração de operações logísticas

Agora, indo para um ponto mais específico a respeito do porque o uso de ERP traz vantagens para a gestão de varejo, algo que já foi citado anteriormente mas não foi explicado é o uso de módulos que sistemas integrados como o da SAP proporcionam. Esses módulos, que funcionam como guias e diretrizes para o aplicativo de gestão empresarial, servem para que o cliente saiba exatamente como lidar com certos aspectos importantes de uma empresa.

No caso da gestão de varejo, os módulos que mais podem beneficiar o gestor são aqueles voltados para as operações logísticas, como é o caso do módulo para gerenciamento de cadeia de suprimentos. Com essas diretrizes embutidas no ERP, fica mais fácil saber como lidar com as burocracias e processos obrigatórios desse setor, além de ser um algoritmo produzido diretamente para resolver problemas ligados à logística.

Organização interna

6 vantagens do uso de um ERP na gestão de varejo

Por fim, para terminar as vantagens que o uso de um ERP de qualidade pode dar para uma gestão de varejo, é possível entender a qualidade que está presente no uso de qualquer sistema integrado: uma organização interna inteligente. Se existe algo que incomoda as empresas atualmente,está relacionado com a falta de uma comunicação eficiente. Seja com gestão de varejo ou com gestão de empresas com setores de TI, todo negócio se beneficia do uso de uma comunicação ágil e rápida.

É por isso que os ERPs tem esse foco no “sistema integrado”, para que toda equipe esteja em sintonia a respeito das ideias que devem ser fomentadas na empresa. Ao mesmo tempo, com o uso de um ERP, toda e qualquer empresa pode monitorar como a organização interna está acontecendo a partir de gráficos e painéis, algo que deixa tudo mais dinâmico na hora de resolver os erros internos.

Conclusão

Existem muitas maneiras de se usar um ERP em uma empresa atualmente, e que para poder tirar proveito de todos os benefícios é preciso conhecer cada vez mais esses sistemas integrados. É pra isso, portanto, que existe a consultoria da Simple, especializada não só em sistemas integrados, mas também nos sistemas da SAP, tendo todas as informações que alguém precisa na hora de entender como encaixar o ERP corretamente na sua gestão de varejo.

Seja a partir da organização interna ou da integralização que é possível estabelecer entre os canais de venda, ter a noção a respeito desses aspectos de uso de um sistema integrado é aquilo que um gestor precisa para ter o passo à frente da concorrência.

Índice de Conteúdo