Estratégias de expansão para negócios de TI: 3 dicas preciosas

estratégias de expansão

Uma das melhores maneiras de se manter forte no mercado é através de uma atitude constantemente ativa com relação a sua própria infraestrutura. Ou seja, para se manter competitivo, uma empresa precisa entender que estratégias de expansão são algo que devem estar constantemente sendo produzidas entre os gestores.

Empresas de TI, por exemplo, que atualmente contam com uma variedade enorme de metodologias e ferramentas a disposição, sempre devem utilizar dos seus recursos para poder estabelecer novas metas de produção e aquisição de clientes. Até porque, com toda a tecnologia que está estabelecida hoje em dia, fica difícil recusar estratégias de expansão que podem ser utilizadas a custo mínimo e com eficiência máxima.

Isso significa de certa forma se envolver com um investimento ativo em planejamentos para poder estabelecer novas estratégias de expansão, mas de certa forma todo esse processo pode ser aprendido de maneira rotineira. Ou seja, quando se tem uma noção a respeito das estratégias de expansão que podem ser criadas constantemente dentro de determinada empresa, fica fácil notar que esse tipo de processo pode ser utilizado repetidas vezes, produzindo lucro e novas formas de se lucrar constantemente, algo que mitiga diretamente qualquer tipo de receio com relação a financiamentos.

Por que pensar em estratégias de expansão?

estratégias de expansão

Portanto, quando se trata da implantação de uma rotina de estratégias de expansão, algo que deve ser compreendido é a sua efetividade a longo prazo.

Afinal de contas, o objetivo central das estratégias de expansão tem a ver justamente com a procura de novas oportunidades para uma empresa. Isso significa manter a produção em um nível de constante crescente, sempre à procura de novas maneiras de se estabelecer com mais clientes.

Um exemplo de como essas estratégias podem ser aplicadas em certos casos até mesmo sem o uso de investimento é a aplicação de um gerenciamento de riscos controlado. Trata-se de uma organização com base na prevenção de perdas e na procura por chances de lucro, seja através de pesquisas ou de uma relação mais próxima com a equipe.

A partir de ideias como essa, junto de um processo de planejamento a respeito do produto, pesquisa a respeito do cliente, obtém-se diversas ferramentas que podem ser usadas a favor de estratégias de expansão. De fato, nem todas as empresas contam com um sistema como esse, fazendo com que quem aplique, se torne cada vez mais blindado aos perigos e armadilhas do mercado.

Estratégias de expansão para a sua empresa de TI

Agora, quando se trata de uma empresa de TI, propriamente dito, existem certas estratégias de expansão que são bastante gerais e que podem ajudar qualquer setor que precisa de mais foco e organização. Um exemplo de estratégia claro já foi citado, que é o caso da pesquisa com relação ao cliente, na busca de entender qual é o seu público-alvo e como alcançá-lo de maneira inteligente.

Isso é algo que pode ser muito importante para empresas de TI, pois elas possuem na maioria dos casos um banco de dados com relação a todos os seus clientes. Em determinadas situações, é possível ter até mesmo informações relacionadas às suas características gerais, como é o caso da idade, gênero, região e condição financeira.

Saber tudo isso pode ajudar a empresa a entender como direcionar melhor seus produtos para esses clientes regulares, criando também brechas que permitem visualizar como conquistar novos clientes, que não chegam no seu produto às vezes por falta de marketing direcionado.

Investir em tecnologias

estratégias de expansão

E uma forma excelente de complementar as estratégias de expansão com a pesquisa do cliente, é através do uso de tecnologias que sustem bem esse tipo de processo. Até porque, pela maneira que foi descrito até agora, parece que a pesquisa com relação ao público-alvo é algo simples, quando na verdade exige determinado conhecimento a respeito de como captar e analisar as informações.

Muitas empresas de TI, por exemplo, não usam sistemas de gestão empresarial, algo que pode ser de extrema importância na hora de organizar dados captados. Até porque, por mais que se tenha fácil acesso aos dados às vezes, isso não significa que eles estão dispostos de maneira clara.

Ao usar sistemas como os ERP, é possível criar toda uma rede de conexão ágil entre as equipes, para que a comunicação se torne imediata, impedindo gargalos na logística que ocorrem naturalmente quando a empresa é grande.

Outras maneiras de se investir em tecnologia, e de forma bastante enxuta, é através do outsourcing da equipe, promovendo uma síntese das funções e maior rendimento através de uma comunicação usando tecnologias. Afinal de contas, dependendo do escopo da empresa, ter uma equipe minimizada e mais concentrada é a melhor maneira de controlar as estratégias de expansão.

Dicas para estruturar a expansão do seu negócio

E para finalizar o assunto, determinando finalmente como aplicar corretamente uma rotina de estratégias de expansão na própria empresa, é preciso entender como estruturar essas estratégias de maneira que elas fiquem acessíveis e fáceis de se usar.

Muito do que foi dito até agora tem se resumido em planejamento e pesquisa, mas não à toa, afinal, quando se trata de estratégias de expansão, a maior dica que pode ser dada é com relação a preparação de uma empresa no seu dia-a-dia. Isso significa entender o mercado e as suas tendências, assim como também a ampliação dos próprios canais junto de investimento inteligente em marketing.

No fim das contas, as estratégias de expansão funcionam de maneira bastante similar ao processo de transformação digital na empresa. É preciso entender que se trata de uma mudança de mindset, não de projeto de investimento. Gerar bem os recursos e pensar na equipe e em todos os setores é a melhor maneira de entender o que a empresa precisa para continuar a expandir.

Conclusão

E a melhor maneira de se fazer isso é através de uma consultoria como a da Simple, que é capaz de informar a respeito de todas as tendências novas do mercado e como aplicá-las.

Afinal de contas, quando se trata das estratégias de expansão que podem ser aplicadas a uma empresa, é sempre possível dar de cara com uma infinidade de aplicativos e sistemas. Ao contar com a Simple, é possível ter uma consultoria especializada, capaz de informar quais softwares e quais módulos são mais adequados para se tirar proveito da rotina dentro de um negócio.

Índice de Conteúdo