Não importa o tamanho, toda construtora precisa lidar com a complexidade dos processos que envolvem a gestão financeira, arquivamento de notas, relacionamento com os clientes e redução de gastos. O ERP para construção civil foi criado com o intuito de otimizar todos os processos.
Trata-se de programas desenvolvidos por empresas especializadas em soluções tecnológicas. Através deles, uma plataforma unifica todas as funções e automatiza o trabalho que levaria mais tempo para ser feito em planilhas e programas separados.
Com isso, menos funcionários precisam lidar com o suprimento diário de informações sobre o andamento das construções, quantidades de material em estoque, fornecimento de boletos e notas fiscais e relacionamento com o cliente.
Outra vantagem é o arquivamento de documentos digitais, sem a necessidade de trabalhar com notas, boletos e contratos físicos, que demandam um arquivo. O resultado é a economia e agilidade em todos os sentidos do trabalho.
Por que a construção civil precisaria de um ERP?
O ERP para construção civil pode ajudar empresas de diversos portes a aumentar o seu desempenho. Este setor é muito competitivo e a agilidade e eficiência com que trabalha são alguns das maiores características para quem almeja uma colocação alta no mercado.
A tecnologia é desenvolvida para auxiliar a gestão, de maneira que os processos e etapas envolvidas com o trabalho das construtoras possam ser mensurados e indicar o nível de integridade do serviço.
Informatizar tais processos significa ter controle e reconhecer a evolução do trabalho em determinado tempo. Logo, cada detalhe é otimizado, como a redução de gastos com materiais desnecessários, ou pouco utilizados.
A gestão do tempo também se torna mais fácil, pois com os cronogramas de ERP é possível compreender o nível de urgência de cada etapa de um projeto, estabelecer pequenas metas e cumprir com os prazos estipulados.
Funcionalidades de um ERP para a construção civil
Aqui vão algumas das aplicações mais comuns de uma ERP para construção civil:
- Gestão financeira
É possível ter o controle fácil e intuitivo de quanto está sendo investido em materiais, integrando o estoque e produzindo dados sobre o gastos de cada projeto. Assim, também são inclusas as notas fiscais, pagamento de fornecedores e entrada e saída de caixa.
- Cronogramas detalhados
A construção civil é interpretada como um projeto, e por isso, dividida em pequenas etapas. Com um cronograma detalhado e bem estruturado é possível acompanhar o avanço de um projeto e quantificar o seu atendimento em relação aos prazos. Uma tomada de decisão consciente envolve priorizar as etapas mais urgentes.
- Comunicação assertiva
Um ERP para construção civil é mais eficiente do que as planilhas, que precisam ser constantemente alteradas e reconfiguradas. O contato com os fornecedores fica registrado e suas informações são atualizadas constantemente, permitindo uma comparação para atingir os melhores resultados, focando na redução de custos ou escolha por qualidade.
- Redução de riscos
Cada detalhe é importante para um projeto. Os riscos não deixam de fazer parte da construção civil, mas reduzido. Por isso, os ERPs integram o controle de estoque com a quantidade de materiais utilizados e desperdiçados, além de acidentes e outros erros que implicam no total dos gastos.
Gestão mais integrada para as construtoras
Com a modernização das construtoras e o investimento em tecnologias que melhoram a performance, não há espaço para uma gestão baseada em intuições ou experiência no negócio.
O ERP para construção civil é utilizado amplamente por que facilita a interpretação de dados em uma única plataforma. Informações separadas não podem revelar a situação de um projeto ou o desempenho de uma empresa.
Por isso, os ERPs organizam estas informações de maneira visual e didática, utilizando recursos visuais e gráficos para racionalizar a evolução de uma construção em determinado intervalo de tempo, diário, semanal, mensal e até anual.
Funciona como uma plataforma unificada com prazos, orçamentos, estoque, desperdícios, erros e etapas em geral.
Sistemas disponíveis no mercado
- Sienge
Desenvolvido pela Softplan, o Sienge está em alta no mercado de ERP para construção civil. Ele é desenvolvido para a gestão de equipamentos e suprimentos, relatório diário das obras, gestão de gastos e administração de contratos.
Este conjunto de funções é separado em 12 módulos pelo software, automatizando a cobrança de clientes, emissão de notas fiscais, correção de parcelas e automatização de orçamentos com a tecnologia BIM.
- Mega
O Mega empresarial é um ERP para construção civil criado em 1985. Ele não atende apenas o segmento da construção civil, mas também o agronegócio, o setor de combustíveis e diversos nichos industriais.
Ele possui algumas funções em comum com o Sienge (mencionado anteriormente), somadas ao suporte e assistência técnica, atendimento direto ao cliente, repasse de crédito, gestão de frotas e visualização dos custos de manutenção das obras.
- UAU
O software UAU é desenvolvido pela Globaltec e não é direcionado somente para o meio da construção civil. Ele abrange a gestão de shopping centers e imobiliárias, por exemplo. O controle de inadimplência e a renegociação de contratos são dois exemplos de diferencial possíveis por causa da abrangência deste programa.
Assim como os seus concorrentes, ele permite controlar gastos, criar orçamentos, relacionamento com o cliente, loteamento, emissão de boletos e notas ficais, entre outras funções.
O módulo web facilita o acesso dos clientes em diversos locais, caso não tenha um computador com o software disponível. A função exclusiva desta versão é o mapa que recria a localização das obras em construção.
- Versato
Projetado pela Expert System, o Versato é direcionado para a construção civil. O controle financeiro, emissão/arquivamento de documentos e controle de estoque fazem parte dos seus módulos.
O trabalho se torna mais prático com o suporte técnico e a hospedagem em núvem, para a proteger dados, caso aconteça algo com os computadores da empresa.
- Evop
O sistema ERP Evop tem as versões módulo engenharia e gestão + engenharia como pacotes disponíveis. O primeiro, é projetado para a criação de cronogramas, orçamentos simultâneos e até mesmo registros de obras.
As suas 12 funcionalidades já são completas e auxiliam as operações de qualque construtora. Para quem se interessa por algumas funções extras, as configurações extras podem incluir a gestão de custos, possibilitando o rateio e as cotações, entre outras ações.
O seu cronograma é um dos melhores do mercado e ainda há a opção para integração de BIM para converter informações de um projeto para arquivos diferentes e a navegação offline.
Melhor opção para de ERP para construção civil
A melhor opção para a construção civil é o SAP Real Estate Management. Feito pela maior empresa de software do mundo, a SAP, o software contempla todo o ciclo dos bens imobiliários e ainda tem os módulos de contabilidade, financeiro, compras e RH.
Nós da Simple Vision It somos especialista em SAP e temos diversos casos de sucesso!!! Entre em contato conosco que vamos te auxiliar em tudo!
Conclusão
Até aqui, vimos o que é um ERP para construção civil, quais são as suas vantagens para este tipo de projeto, suas funções e até alguns dos programas mais conhecidos pelas construtoras.
A tecnologia pode facilitar, unificar e automatizar processos e economizar tempo. Construir projetos simultaneamente pode exigir um número grande de funcionários e tarefas, dispensáveis pela simplificação promovida pelos softwares.