Conceito ESG: como a SAP ajuda na implementação dessas boas práticas

conceito esg nas empresas

As tendências que surgem no mercado fazem com que a maneira de organizar uma empresa mude sempre. No caso, quanto mais o tempo passa, cada vez mais é exigido das indústrias uma organização consciente com o mundo, de maneira que sejam respeitados limites não ambientais, como também sociais. Isso também é conhecido como conceito ESG, algo que trabalha nos dois lados de uma relação de negócios, fazendo com que as empresas estejam mais próximas do cliente, ao mesmo tempo que este se encontra satisfeito com aquilo que está consumindo.

A partir disso, é possível perceber que o conceito ESG não se trata de uma moda que irá passar, mas sim de uma modalidade de governança que inclui novos parâmetros de produção. Isso significa que não é só necessário se adequar de maneira a atender metas estabelecidas para todos, mas que é na verdade necessário utilizar das melhores técnicas e estratégias para que essas metas sejam atendidas de forma consistente e eficiente.

Até porque, durante todas as mudanças pelo qual o mercado e as empresas passaram, sempre foi necessário manter uma ideia de produção competitiva, que permite não só a formação de novas modalidades de governança dentro de uma empresa, mas também a formação de novos tipos de produtos, mais adequados para a sociedade no geral.

O que é o conceito ESG?

conceito esg

A partir disso se torna compreensível que o conceito ESG é importante para todos, principalmente para quem quer estar de acordo com as tendências que circulam o mercado já faz alguns anos.

No caso, o conceito ESG surgiu primeiramente em um relatório da ONU em 2005, na qual 20 instituições financeiras se juntaram para desenvolver projetos e demonstrações sobre como incluir os aspectos ambientais, sociais e governamentais dentro de uma empresa. A sigla, que significa Environmental, Social and Governance, quer dizer justamente isso, de separar a empresa nesses três aspectos fundamentais fomentados pela situação geral do mundo.

Através dessa origem é possível perceber que o conceito ESG tem uma base na sustentabilidade, porém, a partir das sua separação em relações específicas (ambiental, social, governamental) ele se torna mais complexo, mais abrangente no que concerne à população e a organização de uma empresa consciente.

Pilares do ESG

painéis solares

E isso só acontece devido aos pilares que sustentam o conceito ESG.

Começando pelo mais básico, que vem da palavra Environmental, no caso ambiental. Esse pilar demonstra como o conceito ESG trabalha os resultados e os impactos de uma produção dentro da empresa preocupada com a sustentabilidade. Isso significa que esse pilar tem como objetivo a redução dos resíduos gerados, assim como o uso de energias renováveis e o incentivo a biodiversidade e diminuição da emissão de gases.

Outro pilar, que lida também com os resultados causados pela aplicação do conceito ESG, mas de maneira diferente, é o da organização social. Esse, mais preocupado com a fundação humana da empresa, incentiva um trabalho de equipe calcado no respeito e na produção responsável. Para alcançar esse efeito é exigido por parte da empresa um ambiente seguro, envolvendo diretamente a gestão com os funcionários, para que o trabalho esteja ao mesmo tempo alinhado e monitorado.

O que leva a última sigla do conceito ESG, que é a parte da governança. Se diferindo dos outros pilares no sentido de trabalhar mais a maneira como a empresa é controlada, a governança lida com a eficiência que pode ser gerada enquanto uma empresa se encontra preocupada com a sustentabilidade. Trata-se, portanto, do pilar que diz respeito a como a produção é monitorada e transformada estrategicamente, garantindo um avanço na competição que vai além das práticas simples de sustentabilidade que atendem as tendências atuais.

Compliance e SAP

É por isso que para poder atender a essas necessidades de liberdade estratégica é possível que empresas se beneficiem muito de sistemas gestores como os da SAP. Funcionando a partir de módulos organizacionais que são capazes de automatizar processos, é cada vez mais simples realizar estratégias sustentáveis quando se tem a tecnologia para suportar isso.

No caso, os softwares da SAP fazem com que processos sustentáveis possam ser adicionados ao sistema para que isso seja monitorado exclusivamente dentro do sistema. Isso permite um suporte e alarmes com relação a práticas para que elas sempre estejam funcionando no nível desejado.

Módulos como o de gestão de recursos são incrivelmente práticos também e por motivos que vão além da monitoração básica, já que promovem justamente a flexibilidade que um gestor precisa na hora de escolher as estruturas sustentáveis e a arquitetura geral de soluções da empresa.

Outro módulo que pode ser de alta importância é o de gestão de estoque, que serve para garantir a utilização máxima dos produtos sem ter que gerar resíduos em excesso. Trata-se apenas de uma das maneiras que a SAP tem com seus sistemas para poder ajudar na hora de estabelecer um plano que segue as tendências do mercado, ao mesmo tempo que deixa a empresa à frente no sentido de estar preparada para tudo.

Importância de investir no ESG

tecnologias sustentáveis

E a partir do que já foi descrito se torna um pouco mais fácil de perceber como existem benefícios por trás de uma empresa que vai atrás de usar o conceito ESG.

No cenário brasileiro inclusive os benefícios já são muito grandes, pelo fato de que a energia é um ponto de extrema importância dentro das empresas e indústrias e passa diretamente pelas soluções que o conceito dá.

Podendo ir um pouco além em uma escala internacional, o conceito ESG também se encontra em um ponto importante que é a preocupação com relação ao futuro e como ele será vivido pelas pessoas que fazem parte dos negócios. Assim, ao estar alinhado com preocupações corretas, a empresa demonstra a intimidade que possui com esses problemas, e uma vontade de mudar que sempre é notada.

Conclusão

Por fim, para poder utilizar melhor esses meios de transformação organizacional, principalmente no que concerne a utilização de sistemas e módulos que ajudam a implementar o conceito ESG, é sempre ótimo contar com uma consultoria capacitada como a da Simple.

Podendo dar todas as informações necessárias para saber mais a respeito de como instalar um módulo capaz de atender as necessidades gerais e específicas de uma empresa, é possível cortar todo o estudo que envolve o conceito ESG e partir diretamente para os meios de automação que podem ser aplicados na sua empresa. Afinal, conforme o tempo passa, cada vez mais essas tendências se tornam obrigatoriedades. Poder contar com uma consultoria que liga você a soluções avançadas é o primeiro passo para se destacar no mundo competitivo.

Índice de Conteúdo