Planejamento MRP SAP: entenda sua importância

planejador mrp sap

Se você está tendo dificuldades para controlar o estoque e os recursos de uma manufatura, o MRP SAP é um instrumento indispensável. O software faz os cálculos a respeito da compra de matérias-primas e permite que o negócio se mantenha funcionando sem material em excesso ou em escassez.

A sigla MRP quer dizer Manufacturing Resource Planning ou Planejamento de Recursos de Produção. O software funciona com base em três elementos: demanda, lista de materiais e saldo de estoques. Os cálculos são feitos a partir do levantamento dessas informações, o que inclui previsões de consumo de cada produto, estoque de segurança e pontos de reposição para cada material utilizado.

Preparamos o texto a seguir para instruir o leitor sobre os detalhes do MRP, as possibilidades de integração dele com a SAP, como definir um bom planejador MRP e os benefícios de usar o MRP SAP no dia a dia de uma empresa manufatureira. Confira os tópicos que vem a seguir para acessar essas e outras informações.

O que é MRP?

planejamento de estoque

O MRP representa um auxílio importante para o desenvolvimento de métodos e rotinas produtivas, tanto em relação ao controle do uso de recursos, quanto em relação à produção em si. Basicamente, ele reúne dados para calcular o estoque de produtos necessário para que a empresa opere com segurança. Você vai conhecer esses dados a seguir.

Demanda

Consiste na quantidade prevista de produtos vendidos em um período pré-determinado, assim como as previsões de vendas futuras. Portanto, as empresas que usam o MRP SAP podem acessar estimativas confiáveis e, assim, administrar o estoque com mais segurança e eficiência.

Lista de materiais

É a lista que inclui todos os itens necessários para a manufatura de um produto final, incluindo os semi-elaborados do processo. Por vezes é preciso adquirir uma série de materiais para poder produzir um artigo de alta qualidade. O MRP garante que a empresa compre todos os elementos para a data necessária e não corra o risco de ter que lidar com falta de recursos ou excesso de estoques indevidos. 

Saldo de estoques

Diz respeito à quantidade de matérias-primas e de produtos finais no estoque da empresa. É uma informação essencial para saber se todos os clientes poderão ser atendidos com qualidade. Manter o controle dos estoques manualmente pode acarretar vários erros. Por isso o MRP SAP é tão importante.

MRP para SAP

planejamento mrp

A integração entre MRP e SAP traz um refinamento das funções básicas do MRP. É possível analisar e classificar todos os materiais que a empresa tem em estoque. Com isso os gestores tem uma visão mais ampla de todo o negócio, com auxílio do planejamento em ciclos. Existem dois tipos de MRP: MRP clássico e MRP Live.

MRP clássico

Sua função principal é assegurar que os materiais fiquem disponíveis, sua execução é periódica (semanal, quinzenal ou mensal), conforme os ciclos de planejamento da empresa. Ele é empregado para monitorar os estoques e criar propostas de compras e produção automaticamente. Nesse caso, o MRP SAP assume uma função mais focada no controle de estoques.

MRP Live

O MRP Live possibilita que o planejamento seja executado em ciclos mais curtos com execução diária de análise. Portanto, as equipes podem concretizar várias etapas diariamente, com destaque para a agilidade na resolução de problemas, diminuição do risco de falta de estoque, informações mais atualizadas e administração mais otimizada das demandas e do fornecimento 

Como definir um planejador MRP

O MRP SAP usa procedimentos estatísticos para identificar as necessidades de cada empresa. Os cálculos são feitos a partir do ponto de reabastecimento pré-definido pelo gestor ou pelas necessidades previstas em relação aos valores de consumo registrados no passado.

Em primeiro lugar, para que o MRP SAP seja implementado com qualidade é necessário que a administração do estoque seja continuamente atualizada e esteja em pleno funcionamento. Outro ponto essencial é a constância do padrão de consumo. Tendo ciência sobre esses dois pontos centrais, é possível identificar que a aplicação de um planejador MRP está diretamente ligada às especificidades de cada empreendimento.

Esse nível de personalização é um dos pontos mais vantajosos da integração entre MRP e SAP. O software pode ser adaptado à realidade do negócio e, assim, os fluxos de produção e controle de estoque acontecem de forma mais eficaz. Conheça outros benefícios do uso do MRP SAP nos tópicos a seguir.

Benefícios de ter um planejador MRP SAP

homem trabalhando com o mrp sap

Agora que você sabe como o MRP funciona e como ele pode ser integrado à SAP para a maximização dos resultados, trazemos as vantagens e os benefícios de contar com um planejador para automatizar o controle de estoque, matérias-primas e fornecimento, acompanhe.

Reação rápida a mudanças

Se a empresa estiver precisando se adequar a novos níveis de demandas, o sistema MRP vai assegurar que esse processo ocorra com agilidade. Dessa forma, seu negócio não vai ser afetado por eventuais falhas na administração do estoque ou dificuldades para atender aos clientes porque todo o processo vai ser automatizado com o planejador MRP SAP.

Redução dos custos

Quando os índices de falhas caem a produção fica com menos tempo ocioso e, por consequência, os custos de manutenção e funcionamento da empresa também diminuem. Isso é ocasionado pela gestão eficiente realizada pelo sistema MRP com a SAP, que consegue lidar com situações altamente complexas.

Vantagem competitiva

O resultado prático das duas vantagens apontadas nos tópicos acima é ter uma vantagem competitiva importante em relação às empresas concorrentes. O mercado é, em larga medida, baseado na rapidez e na eficiência. O planejador é um elemento fundamental para chegar a patamares mais altos nesses quesitos.

Conclusão

O planejamento MRP SAP é a solução tecnológica ideal para otimizar o planejamento fabril e de manutenção da sua empresa, além de estar alinhada ao progresso técnico da área. Fazer o controle de estoque manualmente já não é uma tendência recorrente na maior parte dos negócios em atividade.

Os instrumentos de automatização trazem mais segurança e assertividade para as empresas. Isso se reflete no aumento da produtividade e na satisfação dos clientes finais, dois pontos centrais de qualquer empreendimento. Esse texto traz as informações básicas sobre a integração entre o sistema MRP e a SAP, use-as para levar seu negócio para um novo patamar.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo