Projeto SAP: como uma empresa de consultoria pode te ajudar?

grupo em reunião

A implantação de um projeto SAP implica planejar todo o processo, desde a metodologia e o cronograma até os processos que serão instalados. Os projetos variam de acordo com as necessidades e os objetivos de cada empresa. Então, é preciso avaliar as soluções disponíveis para aplicar o melhor projeto possível.

Como você pode perceber, a execução de um projeto dessa magnitude precisa de conhecimento e técnica. Pensando nisso, preparamos este texto para mostrar os tipos de projeto SAP existentes, as etapas primordiais dessa prática e o papel que uma empresa de consultoria pode exercer neste contexto.

Tipos de projeto SAP

implantação projeto sap

Em linhas gerais, um projeto se caracteriza pelo esforço temporário feito para concretizar certo objetivo dentro de uma empresa. Os projetos devem ter metas pré-determinadas, parâmetros de qualidade, custos e duração previstos. Além disso, é preciso sempre levar em conta quais são os riscos da execução.

Os tópicos a seguir explicam as características principais dos tipos de projeto SAP que você pode executar em uma empresa. Continue lendo e conheça cada um deles. Você vai compreender melhor a amplitude dos projetos SAP, bem como a importância deles para a manutenção de um negócio.

Projeto de implementação completa (Big Bang)

Neste tipo de projeto SAP, a empresa deseja instalar todos os processos (módulos) que serão utilizados do sistema de uma vez só. Então, todos os setores e operações do negócio vão ser impactados pelo projeto. No geral, ele se estende por vários meses, devido à necessidade de se fazer um planejamento mais completo.

Projeto em Ondas

Aqui, a instalação é dividida em duas ou mais etapas. O gestor pode escolher quais módulos quer instalar primeiro. Essa alternativa é benéfica para a estabilidade do desempenho dos sistemas, mas tem um cronograma mais extenso e exige mais recursos. De qualquer forma, é uma opção viável.

Projeto de Roll Out

O Roll out se caracteriza pela implantação de sistemas primeiramente em uma empresa do grupo e, depois, nas demais empresas e subsidiárias. Esse formato de projeto SAP é positivo pois dá condições para se definir e avaliar parâmetros de desempenho antes de aplicá-lo para toda a cadeia de empresas de uma vez só.

Projeto de suporte SAP

O suporte SAP existe para atender às empresas quando ocorre algum problema operacional que os colaboradores não são capazes de solucionar. O usuário pode comunicar à SAP quais são suas preocupações e problemas ou contar com um serviço de suporte AMS fornecido pelas consultas do ecossistema.

Projeto de atualização (Upgrade)

As atualizações fazem parte das tecnologias da SAP. Elas são denominadas “pacotes de aprimoramento” e trazem recursos complementares e melhorias. Quando a atualização contém recursos complementares, ela precisa de um miniprojeto para ser implementada com qualidade e garantir que as demais funcionalidades já implementadas não sejam afetadas.

Projeto de expansão

Dependendo do grau de inovação e desenvolvimento da empresa, é necessário trabalhar em um projeto de expansão. Trata-se de expandir os recursos do sistema SAP para continuar atendendo o negócio com qualidade e eficiência. Isso pode ocorrer quando há fusão de empresas ou quando a empresa inicia uma nova linha de negócios, por exemplo.

Papel da empresa de consultoria

projeto sap

No contexto da execução de um projeto SAP, a empresa de consultoria deve atuar como uma solucionadora de problemas e um suporte para a realização dos objetivos do cliente. Inclusive, é pertinente que haja dois gestores do projeto: o representante da consultoria e um colaborador da empresa que a contratou.

As duas partes devem trabalhar em conjunto para garantir que o projeto transcorra sem problemas. O representante da empresa de consultoria está ali como o maior especialista do sistema a ser implementado, enquanto o colaborador deve comunicar exatamente os objetivos e eleger as pessoas que podem auxiliar na execução do projeto.

Fases importantes de um projeto SAP

pessoas analisando indicadores

Por fim, chegou a hora de conhecer as principais fases de implantação de um projeto SAP. É imprescindível que todas elas sejam contempladas ao longo do planejamento de execução. Isso garante que toda a operação aconteça sem que a empresa corra muitos riscos. Acompanhe os tópicos a seguir.

Preparação

Nessa etapa, é preciso especificar o que está incluído no projeto. Quais operações serão impactadas e quais não serão. É o momento de delegar atividades, definir como vai ser a gestão do projeto e formalizar o planejamento, que deve conter as fases e o cronograma completo.

Definição de escopo

Consiste na definição da amplitude do projeto SAP, ou seja, quantos setores estão envolvidos e como vai se dar a instalação dos módulos escolhidos. Quanto mais áreas contempladas no projeto, maior vai ser a aplicação dele e, por consequência, maiores serão os riscos.

Planejamento

Então, é chegada a hora de formalizar o projeto com um plano de negócios. Esse plano deve informar quais são as metas específicas, a estrutura organizacional necessária e eventuais lacunas, por exemplo. É o momento de tirar as dúvidas dos colaboradores e preparar o terreno para o início efetivo do projeto.

Cronograma

Esse tipo de operação presume um certo nível de organização, como você já deve ter percebido. A elaboração de um cronograma de atividades é a estratégia indicada para prever o que cada colaborador precisará fazer em qual intervalo de tempo. Feito isso, a empresa está pronta para começar a execução. 

Execução

Nesta etapa os dados da empresa são inseridos na plataforma SAP, já preparados para serem transferidos para o novo sistema. Nenhum novo negócio pode ser concretizado usando o sistema antigo. Os processos precisam ser testados usando o novo sistema para garantir que toda a implantação saiu conforme o planejado.

Conclusão

Por meio deste texto, trouxemos as informações mais indispensáveis a respeito dos aspectos que concernem um projeto SAP. Os tipos de projetos existentes, as fases primordiais e o que se espera de uma empresa de consultoria nesse cenário foram devidamente caracterizadas aqui.

Como é típico das operações corporativas, um projeto bem aplicado precisa ser atrelado a um esquema de preparação, planejamento e execução consistente. Quando o assunto é tecnologia, cada processo tem que ser testado meticulosamente para que a migração de dados seja efetiva.

Afinal, há riscos e lacunas que vão precisar ser supridas ao longo da operação. Por isso, seguir as fases detalhadas neste material é muito importante. 

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo