Entre os setores típicos da atividade empresarial, a área de contabilidade é uma das mais cruciais. Os responsáveis pela gestão têm que ficar a par das despesas e dos lucros conquistados pela empresa. Caso contrário, o controle financeiro não vai se dar da forma mais adequada.
Para que o controle seja feito com eficiência, é preciso ter acesso a dados apurados. Então, procurar pelo auxílio de um módulo como o SAP contabilidade representa uma série de benefícios para a gestão corporativa como um todo. Confira o texto a seguir e saiba tudo sobre o SAP FI, a integração dele com o SAP CO, os subcomponentes deste último e as facilidades que os módulos da SAP trazem.
SAP FI
O módulo SAP FI traz as possibilidades de gerar registros sobre todas as transações financeiras da empresa. Inclusive, elas podem ser monitoradas em tempo real, contendo também a exibição dos documentos originais. Com isso, a prestação de contas pode ser realizada com mais segurança e transparência.
O SAP FI possui cinco subcomponentes: Contabilidade Geral, Contabilidade de Fornecedores, Contabilidade de Imobilizado e Contabilidade Bancária. Eles se relacionam com diferentes etapas das transações financeiras típicas de empresas. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.
FI-GL (Contabilidade Geral)
O SAP FI-GL (Contabilidade Geral) guarda os registros das transações. A partir dele, o usuário pode cadastrar o plano de contas operacional e outros documentos necessários, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado de acordo com a legislação do país. O FI-GL pode ser integrado a outros módulos, como o próprio SAP contabilidade.
FI-AP (Contabilidade de Fornecedores)
O SAP FI-AP (Contabilidade de fornecedores) é usado para gerenciar os lançamentos financeiros destinados aos fornecedores. As contabilizações relacionadas a movimentos operacionais (pagamento de faturas, adiantamentos e notas de crédito, por exemplo) são feitas automaticamente.
Esse sub-componente fornece os índices das faturas e outros documentos que servem para otimizar o planejamento de liquidez da empresa. A plataforma suporta todas as formas de pagamento, seja em formato eletrônico ou impresso. Os lançamentos cadastrados no FI-AP são automaticamente integrados ao FI-GL.
FI-AR (Contabilidade de Clientes)
O SAP FI-AR (Contabilidade de Clientes) registra os dados da base de clientes em outros subcomponentes de forma automatizada, o que é muito positivo para toda a gestão corporativa. Os dados são usados para efetivar a administração de crédito dos consumidores.
FI-AA (Contabilidade de Imobilizado)
O SAP FI-AA (Contabilidade de Imobilizado) tem como função principal a administração dos ativos imobilizados, isto é, qualquer bem tangível usado por determinado período de tempo na produção de bens e serviços. Ele atua como auxiliar da Contabilidade Geral, pois fornece dados específicos a respeito das operações relacionadas ao ativo imobilizado.
FI-BL (Contabilidade Bancária)
O SAP FI-BL (Contabilidade bancária) reúne os dados de transações financeiras e os transmite para o banco. Em linhas gerais, é o livro caixa da empresa. Ou seja, é usado para acompanhar os movimentos de caixa do empreendimento. O sistema calcula os saldos e recibos de pagamento, que podem ser lançados no FI-GL, FI-AP e FI-AR.
Integração com o SAP CO
O SAP contabilidade foi criado para fazer a mensuração correta dos custos de fabricação e consumo de produtos. A demonstração dos resultados também é função do SAP CO, elemento próprio para apontar as fontes de lucro de uma empresa. Então, todos os custos referentes aos processos do negócio se tornam acessíveis.
A integração do SAP CO com o SAP FI é marcada pela transmissão otimizada de dados. A partir do momento que as transações financeiras são lançadas na plataforma SAP CO, é possível realizar outros lançamentos automaticamente no SAP FI. Dessa forma, os setores de contabilidade e finanças ganham mais sinergia e assertividade.
Subcomponentes do SAP CO
De modo a afunilar ainda mais os recursos do módulo SAP contabilidade, ele é dividido em sub componentes que servem para atender a uma vasta gama de processos. Alguns exemplos são os sub componentes do SAP contabilidade de classe de custo, demonstração de resultados e custos do produto. Conheça-os nos tópicos que vêm a seguir.
CO-OM-CEL (Contabilidade de Classe de Custo)
A contabilidade das classes de custos disponibiliza contas para que a controladoria armazene gastos e receitas diversas. Elas são separadas em classe primária e classe secundária. As classes primárias envolvem gastos com compra de materiais, uso de matérias-primas, folha de pagamento e receitas de vendas.
As classes secundárias dizem respeito a atividades operacionais de caráter interno. No geral, elas têm papel importante na contabilidade de custos gerais, apropriações e rateios porque mostram todo o fluxo de valores internos. Dessa forma, o módulo sap contabilidade impacta diretamente na dinâmica interna das empresas.
CO-OM-CCA (Contabilidade de Centro de Custo)
A contabilidade de centro de custo indica com precisão em que setores as despesas acontecem. A divisão em centros de custos precisa levar em conta as abordagens distintas do empreendimento, como fornecimento de atividades ou serviços, localização, necessidades funcionais, áreas de responsabilidade e critérios de alocação.
CO-PA (Demonstração de Resultados)
Por meio da demonstração de resultados é possível avaliar os lucros e os prejuízos que uma organização de acordo com segmentos do mercado. Ela documenta os dados pertinentes para que sejam feitos planejamentos de vendas. Devido a isso, trata-se de uma área muito importante para as equipes de marketing e de vendas.
CO-PC (Contabilidade de Custos do Produto)
Acompanhar de perto os custos de fabricação de um produto é determinante para o sucesso da empresa. O sub componente CO-PC traz as valiosas oportunidades de simular, planejar e monitorar os custos de modo que a empresa não saia no prejuízo. Inclusive na etapa de realizar o cálculo do preço mínimo do bem produzido.
Facilidade das soluções de controladoria e financeiro da SAP
Para terminar, vamos trazer detalhes sobre as principais características dos módulos SAP contabilidade e SAP FI. Essas soluções tornam possível a unificação de relatórios, cujos dados podem ser acessados em tempo real. Dessa maneira, o processo de fechamento financeiro é agilizado e as atividades das equipes ganham mais consolidação.
Nos termos do fechamento financeiro, as facilidades se concentram no aumento da transparência e da velocidade da operação. O usuário pode proteger o fechamento, garantindo que os dados se mantenham inalterados quando necessário, por meio do monitoramento abrangente.
Também é importante destacar a centralização financeira que os dois módulos proporcionam. Isso ocorre graças à plataforma unificada e a disponibilidade do suporte tanto para os sistemas SAP quanto para outros fornecedores. Fatores decisivos para o controle financeiro adequado.
As vantagens também se mostram na gestão de impostos. Quando os processos são automatizados, a organização consegue otimizar as regras fiscais, desenvolver estratégias automáticas de correção e trabalhar com soluções integradas para realizar a triagem das transações passíveis de aplicação de impostos.
Na etapa de implementação do SAP CO, considere buscar pelo suporte de uma empresa de consultoria. Os serviços que a Simple oferece garantem um processo otimizado e altamente personalizável, para assegurar que a solução tecnológica seja empregada com qualidade.
Conclusão: SAP Contabilidade
O módulo SAP contabilidade apresenta recursos imprescindíveis para a gestão financeira de qualquer empresa. A integração com o SAP FI só traz mais benefícios nesse âmbito, uma vez que a versatilidade dos sub componentes do SAP CO já dá conta de áreas estratégicas do gerenciamento.
Nos siga no nosso Linkedin!