Ferramentas bem utilizadas são a base de um negócio para que funcione corretamente e se desenvolva. Quando os funcionários sabem lidar com as metodologias e tecnologias diferentes disponíveis dentro de uma empresa, a rotina fica mais rápida, como também os projetos e decisões estratégicas. Isso porque o treinamento e desenvolvimento de equipes parte do princípio de que ferramentas complexas como ERPs podem ser utilizadas de maneiras progressivamente melhores.
Para que isso seja atingido, deve ser destacado o treinamento e desenvolvimento de equipes realizado de forma planejada. Isso porque, se existe um passo obrigatório para o uso de sucesso de ferramentas dentro de uma empresa, esse passo é a capacitação da equipe para que ela saiba controlar e modificar essa ferramenta.
Quando se trata de um ERP, a situação se torna ainda mais delicada, tendo em vista que o treinamento e desenvolvimento de equipes proporciona exatamente a liga que conecta os funcionários de toda a empresa a partir dessa ferramenta. Uma vez que a comunicação é a base da sua operação, o sucesso depende de estratégias que incluam ensinar o know-how para que os funcionários saibam exatamente como agir diante do sistema.
Por que promover um treinamento e desenvolvimento de equipes para uso de ERP?
O que traz à luz a questão “por que promover um treinamento e desenvolvimento de equipes especialmente para o uso de ERP?”. Trata-se de desenvolver as habilidades dos funcionários para que os resultados sejam progressivamente melhores conforme a experiência é aperfeiçoada. Porém, indo um pouco além disso, é importante ressaltar que o treinamento e desenvolvimento de equipes passa pela atitude que elas têm com relação às diretrizes gerais de uma empresa.
É claro que grande parte das empresas sempre conta com diretrizes claras para que seus funcionários saibam como agir, a partir de situações rotineiras e situações de crise. Mas algo que não está presente na maioria, justamente pela falta do uso de ERPs, é uma atitude mais completa com relação a resposta da equipe para determinados eventos.
Para explicar melhor, basta entender que o treinamento e desenvolvimento de equipes especializadas para ERPs permite que o gestor deixe todos, até mesmo aqueles que não usam diretamente o ERP, preparados para agir rapidamente. E isso pode se estender de diversas formas, como quando um produto está em falta ou quando um produto sofre um aumento de preço, situações que podem ser ajustadas assim que possível a partir dos painéis e diretrizes do ERP.
Isso deixa todos os funcionários “na mesma página”, tornando toda e qualquer situação solucionável, permitindo também uma melhoria a partir de erros que vão sendo reparados naturalmente pela equipe. E isso é algo que também demonstra a importância do treinamento e desenvolvimento de equipes, já que nessa etapa o gestor ressalta aquilo que deve ser exaltado ou não (muitas vezes envolvendo diretamente a produção), permitindo aos funcionários a compreensão daquilo que pode ser feito para que os negócios tenham uma rotina mais acelerada.
Permite uma mudança de cultura
Para que esse tipo de blindagem que o treinamento e desenvolvimento de equipes proporciona seja atingido, é preciso admitir que é necessário criar uma mudança de cultura naquilo que se conhece normalmente como cultura de empresa. Isso porque, como estava sendo descrito, muito do que os ERPs proporcionam tem a ver com uma quebra de limites com relação ao uso de ferramentas e melhorias na produção, mas para que isso seja atingido é preciso abraçar completamente a ideia de um uso aperfeiçoado da ferramenta.
Afinal, é preciso diminuir a resistência com relação a essa ferramenta, que pode criar um espaço mais confortável para o funcionário. Com a ajuda de um sistema como esse que ajuda a rotina a ficar mais prática e mais livre para que ele pense, o ERP exige apenas que a equipe esteja sincronizada de acordo com as necessidades da empresa.
Isso significa justamente criar o treinamento e desenvolvimento de equipes a partir do uso de ferramentas mais avançadas como o ERP, para que o ambiente geral de trabalho seja beneficiado como um todo, e da maneira que esse sistema permite, junto também de outras ferramentas que podem acrescentar na melhoria da rotina (atualizações e ferramentas adjacentes aos sistemas ERPs).
Escolha um bom fornecedor
Uma boa maneira de criar um treinamento e desenvolvimento de equipes, também faz parte do uso de um bom fornecedor de ERP. Até porque, quando se usa um sistema de qualidade, naturalmente todo o processo de aprendizado acaba ficando mais natural e fácil.
Outra característica positiva de se escolher um bom fornecedor, é que eles são capazes de dar mais oportunidades de personalização a partir do ERP. Um exemplo claro disso pode ser encontrado nos produtos da SAP, que se encontram em diversos módulos capazes de abarcar tanto os setores financeiros e administrativos como os de comunicação e fornecimento de produtos.
Da mesma forma, com o suporte ao cliente proporcionado pela SAP, é possível saber exatamente o que fazer na hora do treinamento o desenvolvimento de equipes, já que tudo pode ser realizado com a ajuda direta de um profissional experiente da empresa. Com empresas credenciadas que oferecem treinamento com base nos equipamentos da SAP, é fácil perceber como a ferramenta pode se expandir mesmo usando ela da maneira mais simples possível.
Realizar um bom treinamento e desenvolvimento de equipes
É por isso que na hora de estabelecer um bom treinamento e desenvolvimento de equipes, um dos pontos mais importantes é saber exatamente o que se pode fazer antes de realizar o plano de ação que envolve o uso de ERPs. Isso significa ter a ajuda de uma consultoria como a da Simple, capacitada para dar todas as informações necessárias na hora de preparar os funcionários para uma mudança de cultura e cenário.
Com a nossa orientação e auxílio, fica bem mais fácil saber como usar determinados módulos e quais são mais adequados para as práticas financeiras da sua empresa. Indo além disso, é também possível aprender como usar propriamente esse tipo de tecnologia, entendendo de prontidão como criar os painéis e estabelecer os gráficos para a equipe de forma ágil.