A indústria 4.0 já se instalou definitivamente nas grandes empresas atualmente, o que significa que quem ainda não possui um software para indústria está ficando para trás no mercado competitivo.
São várias as razões pela qual esses softwares têm sucedido tão bem, seja nas pequenas, médias ou grandes empresas. Dentre elas, se encontra o fato de que eles permitem maior facilidade para que uma indústria realize operações novas, junto de novas formas de trabalho, capazes de aumentar a produtividade ao mesmo tempo que diminuindo os custos e gastos.
De certa forma somente essa informação já chama a atenção necessária para o que o software de indústria é capaz, porém, essa plataforma que já existe há alguns anos possui diversas qualidades que são um pouco mais complexas do que a eficiência descrita acima. E isso acontece pelo fato de que o software para indústria tem a capacidade de ser completamente customizável, dependendo diretamente da intenção e planejamento estratégico do gestor da empresa.
A ideia principal por trás dessa iniciativa, portanto, está no fato de que toda empresa é capaz de usar um software para indústria, contanto que seja bem encaixado e apropriado para o modelo de negócio. Assim, com o auxílio de uma máquina inteligente, capaz de realizar os processos que humanos não precisam realizar, qualquer indústria pode aumentar a sua capacidade de produção, de maneira a tornar a rotina de trabalho totalmente integrada.
Software para indústria pequenas e médias
Dessa forma, para que a integração do software para indústria seja ideal é preciso primeiro que o gestor responsável pela empresa entenda qual é a proporção da produção feita no seu negócio. Isso significa que para adequar um software para indústria, é preciso estabelecer o porte da empresa e entender quais são as funções vitais na rotina dessa indústria.
A melhor maneira de realizar a auto-análise é a partir do conhecimento das funções que um software para indústria pode realizar para negócios de médio e pequeno porte, que incluem por exemplo, o controle de custos da produção, do setor financeiro em geral, das vendas e do estoque e do gerenciamento de compras.
No caso, essas funções básicas podem ser encontradas nos melhores sistemas de ERP por exemplo, que contam com módulos específicos para ajudar na organização do estoque e da relação com as vendas.
É importante lembrar que essas funções realizadas pelo software para indústria trazem consigo a facilidade de poder organizar tudo em um lugar só, sem depender de consultas a documentos, contadores e sites diferentes. Com a ajuda desse tipo de aplicativo, tudo pode ser visto com relação ao que for necessário, podendo filtrar datas, clientes, picos de venda, etc.
Entre outras funções disponíveis em um software para indústria pequena ou média, estão também aquelas que resolvem a organização de documentos e a otimização dos processos burocráticos de uma empresa, ajudando especificamente aquelas indústrias que lidam com produtos que exigem muitos cuidados. Através desses sistemas é possível resolver situações legais, emitindo documentos obrigatórios como notas fiscais de forma automatizada e imediata.
Necessidades das indústrias
Porém, quando as indústrias se encontram em uma situação de maior proporção, na qual a sua produção atinge números incalculáveis, se torna então necessário se adaptar a um software para indústria que atenda então essas necessidades.
Começando com softwares que lidem com supply chain, por exemplo, capazes de realizar roadmaps estratégicos para que os processos que envolvem a compra ou retirada da matéria prima de um produto estejam altamente conectados com o resultado final da sua produção.
São somente esses tipos de software para indústria, que contam com soluções para produção, que é possível fazer com que uma empresa grande realmente esteja conectada com a indústria 4.0. E isso acontece somente porque softwares capazes de lidar com a rotina de grandes produções dão o melhor tipo de suporte que uma indústria grande necessita, a partir da gestão da manutenção dos equipamentos, da produção em grande escala e da organização de cada contrato que constitui aquela empresa.
No caso, grandes indústrias sempre foram um local difícil de se controlar pelo nível de comprometimento que elas têm com tantos clientes e outras empresas. Isso faz com que o software para indústria revele uma verdadeira rotina autossuficiente para essas indústrias, que podem contar com a ajuda de uma tecnologia inteligente que permite o controle firme das suas produções.
O melhor software para indústria
É por isso que o melhor software para indústria é aquele capaz de integrar todos os setores dentro do negócio, fazendo com que o financeiro se comunique diretamente com a produção, com a gestão de pessoas e com a equipe em geral. Isso significa que o melhor software para indústria é um sistema de gestão empresarial como o da SAP, que conta com a personalização e customização que uma indústria grande nunca foi capaz de ter.
A ideia que a SAP teve passa inclusive por atender essas grandes indústrias que sempre necessitam de uma automação nos seus setores na qual isso parecia impossível, dando a oportunidade de organizar estrategicamente o RH e a contabilidade todos e um local só.
Se trata de um grande salto para as grandes indústrias não só pelo fato de que aumenta diretamente a sua capacidade produção, mas também porque faz com que empecilhos que eram insolucionáveis agora se tornem problemas que se resolvem com um toque, tudo através do layout dos softwares para indústria da SAP que contam com interatividade facilitada e interface de usuario intuitivo.
Com a complexidade e flexibilidade possibilitada pela tecnologia, não se trata mais do que ela pode fazer, mas sim do que uma indústria pode fazer a partir do uso esperto dos seus sistemas. Com as atualizações constantes pelo qual os sistemas da SAP passam, é possível perceber que o software para indústria proporcionado pelo ERP é aquilo que completa a gestão esperta de um negócio.
Conte com a Simple
É por isso que para poder contar com o melhor sistema de gestão empresarial dentro da sua indústria é preciso sempre contar com uma consultoria de qualidade capaz de informar tudo a respeito desses softwares, e nada melhor que a Simple para fazer isso, que conta com uma equipe de experiência.
Como pode ser percebido, esses sistemas são tão complexos que envolvem uma variedade enorme de escolhas na sua aplicação, seja através dos módulos ou dos próprios softwares. Isso faz com que seja ideal contar com uma consultoria da Simple, especializada em todos os módulos apresentados pela SAP, garantindo a melhor adequação que a sua indústria precisa para entrar no mundo 4.0.