Recentemente algo mudou nas leis que concernem a segurança de dados no país. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige agora novas medidas de armazenamento, que concernem todas as empresas. Para estar preparado para essa atualização e não enfrentar as consequências é preciso estar a par do que mudou e de como melhor utilizar essas medidas que foram sancionadas há pouco tempo. Por isso, a proteção de dados SAP pode ser a resposta para quem ainda não sabe como reagir.
A SAP está preparada para agir conforme todos os protocolos novos, tendo em vista que são obrigatórios e sinal de um compliance exigido a todas as empresas. No mundo da indústria 4.0, a fragilidade a respeito dos dados e como eles podem ser utilizados ilegalmente aumentou tremendamente, e estar de acordo com as normas estabelecidas demonstra sinal de segurança.
Como cumprir a LGPD no ambiente SAP
Porém, para compreender como a proteção de dados SAP pode ajudar a cumprir a LGPD atualizada, é preciso primeiro entender o que mudou, e como funciona basicamente esse sistema de leis.
Funcionando a partir do manuseamento de dados estabelecido por uma empresa com seus clientes, o LGPD exige que esses dados passem por certos critérios. Os critérios são que os dados devem ser cedidos formalmente pelo cliente para que essas informações sejam utilizadas da maneira que for estabelecida. Ou seja, para que uma loja processe os documentos de um cliente, seja para armazenar seus dados, seja para fazer um cadastro, seja para processar uma venda, é preciso primeiro que o cliente permita o uso de seus documentos.
Isso funciona de maneira a proteger o cliente para que seus dados não sejam utilizados pela loja para motivos ilegais, por exemplo vendendo essa informação para as outras redes. A proteção dessa informação é importante para salvar os dados dos clientes e também impedir que redes usufruam irresponsavelmente dessas informações. Existem inúmeras infrações que são cometidas quando uma empresa não respeita o LGPD, e empresas que não entendem isso não merecem pertencer ao mercado.
Dessa forma, para que as leis sejam cumpridas, certas punições serão exigidas caso sejam cometidas essas infrações. A começar por advertência e multa, que pode ser diária ou pontual, no caso exigindo 2% do produto líquido da empresa. O governo, que sancionou a lei para que ela começasse a entrar em vigor em 2021, também bloqueará o uso dos dados de qualquer empresa que agir ilegalmente
Para poder se atualizar de acordo com a LGPD com a proteção de dados SAP, para quem já usa do sistema trata-se de um processo bastante simples. Caso a empresa que contratou a SAP utilize serviços que ainda não estão regulamentados de acordo com a LGPD, basta para ela migrar para um serviço atualizado que contemple as aplicações originais (SAP S/4HANA, SAP B1, SAP Business Suite). Os demais serviços recentes disponibilizados pela SAP já estarão todos de acordo com as novas leis.
Proteção de dados SAP
A proteção de dados SAP é um diferencial por alguns motivos. Para começar, a SAP já se encontrava a par das novas leis, para a surpresa de quem está sabendo das normas somente agora. Com a garantia de certificados internacionais de segurança, a proteção de dados SAP esteve sempre regulamentada de acordo com as leis de proteção da Europa (GDPR).
O que isso garante é extremamente importante, pois demonstra que a empresa já está familiarizada com esse sistema estabelecido em 2018. Até mesmo a Europa está com dificuldades em estabelecer uma proteção de dados, ainda que as leis tenham sido sancionadas antes lá. O fato da proteção de dados SAP estar firme e forte mesmo com as dificuldades recentes do mundo em se atualizar, provam que a agilidade está do lado de quem usa dos serviços da empresa.
As políticas de segurança e proteção de dados SAP sempre garantiram o acesso aos dados que foram cedidos pelo cliente. Com a noção de que esses dados possuem um prazo de validade, e que devem ser excluídos conforme a necessidade da informação. O fato da SAP estar acostumada com sistemas integrados não é uma coincidência tendo em vista o sucesso das aplicações que a empresa tem feito na área de segurança.
Proteção de dados no SAP B1
E na SAP Business One não é diferente. Tratando-se de um sistema da SAP que já está de acordo com a LGPD, algumas funcionalidades que se sobressaem se encontram disponíveis para os clientes.
Dentre elas está o acesso a criptografia e uso de tecnologias como blockchains que controlam a informação armazenada com rapidez e maior segurança.
Outra função também é o acesso a um relatório completo relacionado às informações. Com a ajuda de um assistente de gerenciamento de dados pessoais, basta entrar em contato com a SAP para visualizar como anda os dados da empresa e como eles tem mudado. É possível também configurar o acesso a esses dados, e dispor deles em logs mais detalhados que o normal.
Padrões para proteção de dados SAP
A proteção de dados SAP se sobressai por todos os motivos listados até agora, porém ainda existem algumas coisas a serem notadas. A empresa consegue garantir a segurança dos dados a partir dessas medidas porque segue padrões inteligentes de gerenciamento.
Esses padrões têm a ver com a maneira que a SAP lida com o ciclo de vida dos dados.
Até porque, como já explicado acima, os dados precisam ser excluídos de um sistema de armazenamento mais cedo ou mais tarde. É como se eles possuíssem uma data de validade, que deve ser respeitada justamente pelas novas leis, para que a segurança seja realmente garantida.
E é aí que combina a inteligência da SAP. Se tratando de uma empresa obviamente preocupada com a integração, a SAP visualiza bem a maneira como o armazenamento de determinadas informações possui utilidade ao longo do tempo. Trabalhando em cima disso, os dados são mantidos até o limite de sua utilidade, fazendo com que os gastos sejam reduzidos e a segurança seja aumentada.
Para realizar a proteção de dados SAP, a empresa não foi simplesmente atrás de estar de acordo com a lei. Foi realizada toda uma adaptação cibernética com as ferramentas disponíveis nos sistemas SAP, que se direcionam para a segurança que o mundo moderno quer. Afinal, clientes satisfeitos controlam os próprios dados como querem, e quando querem.