TOTVS ou SAP: Qual escolher em 2022?

TOTVS ou SAP: Qual escolher em 2022?

A disputa dentro do mercado de softwares ERP é bastante intensa. Assim, muitas empresas ficam na dúvida de escolher qual é a melhor. Aqui no Brasil, a disputa é dominada por 3 softwares: Oracle, TOTVS ou SAP. 

Para escolher qual é o melhor software em 2021, é preciso levar em consideração vários aspectos. Nesse sentido, realizamos um comparativo, explicando alguns pontos importantes sobre a comparação entre dois desses softwares de destaque no mercado brasileiro, ajudando você a decidir entre TOTVS ou SAP.

Deixamos um pouco o Oracle de lado, pois sua análise ficaria muito complexa. Ela possui  15% de todo o mercado de softwares no Brasil, é uma empresa que está no país a 30 anos e que continua em desenvolvimento, trazida direto dos Estados Unidos.

Enquanto isso, TOTVS ou SAP já detém mais de 65% de todo o mercado nacional somando as duas empresas, sendo referências em desenvolvimento de ERP aqui no país e fora dele também. 


Cada um possui características e funcionalidades específicas, assim como softwares que se encaixam em perfis diferentes. Confira agora o comparativo, entendendo qual o melhor ERP para investir em 2021. 

Diferença entre TOTVS eSAP Business One

Diferença entre SAP Business One vs Totvs

A empresa SAP, por exemplo, possui mais de um ERP desenvolvido, sendo que cada um é mais indicado para empresas de tamanho diferentes. Enquanto o S/4 Hana é o carro chefe de médias e grandes empresas, o Business One é destinado para micro e pequenas empresas.

Atualmente, a TOTVS possui uma série de sistemas ERPs diferentes para todos os tamanhos de empresas, da micro até a grande. Ela domina 50% do mercado de corporações com até 170 usuários. A porcentagem de empresas com 170 até 700 usuários é de 41% para a TOTVS, enquanto a SAP detém 24% desse mercado.

Apesar desse domínio, a dúvida é grande: TOTVS ou SAP, qual devo investir? Bom, pode parecer que, por conta da alta porcentagem que o ERP da TOTVS possui sobre as concorrentes, ele é o mais indicado para micro e pequenas empresas.

Um dos fatores para que a decisão entre TOTVS ou SAP, pese para o lado da TOTVS, é o maior tempo de mercado atuando no Brasil. Enquanto essa desenvolvedora atua no mercado brasileiro, desde 1983, a SAP chegou ao Brasil apenas na década de 90. Além disso, o B1 foi trazido para o país apenas em 2006.

Ainda, existem alguns mitos em relação ao software da SAP, que fazem com que muitas empresas optem pela TOTVS, mas que precisam ser desmentidos, como os custos elevados, dificuldade de customização e demora para implementação, que não são característicos do B1.

É importante, por exemplo, entender algumas diferenças entre o software Business One, indicado para essa categoria, e o TOTVS, que devem ser levados em consideração na hora da sua decisão.

O Business One, por exemplo, possui certas funcionalidades não encontradas no software da TOTVS, que podem fazer toda a diferença para a empresa que está buscando implementar um sistema ERP, tais como:

  • Contabilidade em Tempo Real;
  • O próprio usuário pode criar, ocultar, ou até mudar ordem de visualização;
  • Integração nativa entre os módulos operacionais e contábeis;
  • Cursos de capacitação oferecidos de maneira gratuita para qualquer cliente.

Diferença entre SAP S/4 Hana Vs TOTVS

Diferença entre SAP S/4 Hana Vs TOTVS

A TOTVS é conhecida no cenário nacional justamente por atuar no mercado de pequenas e micro empresas, se saindo melhor, atualmente, no número de clientes desse mercado. 

Mas, se levarmos em consideração médias e grandes empresas, a SAP possui uma considerável superioridade, possuindo mais de 50% das empresas desse porte, enquanto a TOTVS aparece apenas com 20%.

Esse fator se dá, essencialmente, pelo software desenvolvido pela SAP, o S/4 Hana, principal sistema ERP da empresa alemã, que atua nesse cenário no Brasil e em mais diversos países,  trazendo o conhecimento de melhores práticas para as diversas áreas de negócio do mundo todo para sua empresa.

O S/4 Hana possui certas características e módulos de atuação que são fundamentais para empresas de médio e grande porte. É um software moderno, robusto e repleto de ferramentas que ajudam na gestão empresarial das corporações.


Como uma grande empresa, por exemplo, possui necessidades muito maiores do que pequenas e médias empresas, visto que, existem uma quantidade maior de setores e segmentos dentro da empresa, é fundamental a escolha por um software que atue em todos esses setores. 

O S/4 Hana, mesmo que não possua um módulo para um setor específico da empresa, nessa decisão, entre TOTVS e SAP, ele sai na frente. Caso não exista esse módulo, o software pode ser customizado, se adaptando às necessidades dos clientes. 

Para a customização, basta contar com empresas parceiras, que possuam profissionais que entendam da linguagem computacional do sistema, o ABAP S/4 Hana, como a SIMPLE.

No relatório comparativo, realizado pela TEC, líder em consultoria imparcial de análises de softwares, foi feito uma comparação entre o S/4 Hana e o TOTVS Protheus, levando em consideração a funcionalidade do software, e não a sua aplicação. As conclusões penderam muito para um lado na disputa entre TOTVS ou SAP.

O relatório analisou os principais módulos de ambos os softwares, encontrando qualidades superiores na grande maioria deles a favor da SAP, como nos seguintes módulos:

  • Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Planejamento e Controle de Manufatura;
  • Gestão de inventário;
  • Gestão de compras;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gerenciamento de vendas;
  • Tecnologia de Produto.
  • Administração Logística
  • Planejamento e Controle de Manutenção
  • Sistema de Gestão de Projetos
  • Administração de Almoxarifados
  • Administração de Ativos
  • Gestão de Controladoria.

Qual escolher em 2022? a TOTVS ou SAP?

Qual escolher em 2022? a TOTVS ou SAP?

Bom, naturalmente escolher entre a TOTVS ou SAP, não é uma decisão fácil. Mas, levando em consideração os apontamentos que fizemos durante todo o artigo, podemos definir que os ERP da SAP, tanto o Business One, quanto o S/4 Hana, possuem funcionalidades superiores aos da TOTVS, se destacando em diferentes segmentos do mercado.

Por isso, a ideia é que, antes de você decidir qual software irá implementar na sua empresa, busque por uma consultoria especializada que possa apresentar as características, quais são suas funcionalidades e analise as vantagens de um sobre o outro, fazendo assim uma escolha mais assertiva entre TOTVS ou SAP.

Com a consultoria da Simple, sua empresa pode solicitar uma visita para apresentar um estudo de aderência, assim podemos de ajudar de forma assertiva para fortalecer seu negócio..

 Conclusão

Como vimos, se você busca trazer as melhores práticas mundiais para dentro do seu negócio, ambos os sistemas possuem capacidades que ajudam as empresas a crescerem no mercado, entretanto, é interessante optar por um software que possua certas atribuições a mais, como é o caso dos sistemas Business One e o S/4 Hana.

Se você quer uma analise completa sobre qual escolher para sua empresa, entre em contato conosco que vamos te ajudar!

Índice de Conteúdo