À medida que os softwares ERP se transformaram em instrumentos cruciais para o gerenciamento de empresas, os módulos SAP também ganharam um novo grau de sofisticação e apuração técnica. Isso explica o grande número de módulos disponíveis no mercado, cada um com uma função específica. Neste texto falaremos especificamente sobre o sistema SAP módulo MM.
O objetivo principal do sistema SAP é integrar todos os setores corporativos por meio de módulos destinados para o controle de finanças, gerenciamento de logística e administração de vendas e distribuição, entre tantas outras funções necessárias para o controle pleno de uma empresa.
Portanto, os módulos SAP se dividem de acordo com os tipos de necessidades do negócio. Eles podem ser integrados em um mesmo sistema, o que garante mais segurança e mais eficiência na gestão. No texto a seguir, vamos trazer informações sobre o sistema SAP módulo MM, as funções, sub-componentes, integrabilidade e benefícios dele.
Para que serve o sistema SAP módulo MM
Um dos setores mais importantes de uma empresa é a aquisição de serviços, produtos e matérias-primas no geral. O SAP MM é responsável pela administração dessa área, bem como pelo controle do estoque. Vários departamentos são contemplados por esse módulo, tais como almoxarifado, suprimentos e recebimento fiscal.
Em essência, o sistema SAP módulo MM trabalha em conjunto com o SAP ERP, pois usa os dados cadastrados nele para dar continuidade ao processo de requisição de compra de mercadorias e materiais diversos. O SAP MM também pode ser usado para cadastrar materiais e fornecedores, além de cuidar do recebimento de mercadorias, da gestão do estoque e dos lançamentos financeiros.
Sub-componentes do módulo MM
Como é comum nos sistemas SAP, o módulo MM (Materials Management ou Administração de Materiais) é dividido em sub-componentes dedicados a etapas específicas do negócio. É uma técnica que traz mais qualidade e agilidade a todos os processos. Conheça cada um desses sub-componentes nos tópicos a seguir.
MM-PUR
O MM-PUR é focado nas requisições de compras. A partir dele, os funcionários podem registrar novos pedidos de materiais e transmitir as informações cadastradas ao longo dos sistemas da empresa.
MM-SRV
MM-SRV corresponde ao gerenciamento de serviços externos. Ou seja, ele é usado para a contratação de serviços externos, sendo uma ferramenta de apoio para o ciclo de licitação, fase de colocação de pedidos, aceitação de serviços e verificação de faturas.
MM-IM
O MM-IM é o sub componente destinado ao controle do estoque. Ele fornece as informações sobre os produtos armazenados no estoque da empresa, assim como ajuda a identificar eventuais carências nele.
MM-IV
Com o MM-IV a equipe de colaboradores tem os meios necessários para fazer a verificação de fatura. É possível acompanhar de perto todos os dados relativos aos faturamentos e, assim, garantir que cada compra seja feita com segurança e qualidade. Isso evita problemas administrativos a longo prazo.
MM-CBP
O MM-CBP é o sub componente dedicado ao planejamento baseado no consumo. Esse planejamento se baseia em estatísticas anteriores relacionadas ao consumo da empresa para determinar requerimentos de compras futuras. É um ponto central para realizar o gerenciamento de estoque com qualidade.
Integrabilidade com outros módulos
O sistema SAP módulo MM pode ser integrado a vários outros módulos SAP ERP. Inclusive, esta é uma prática recomendada para que o SAP MM funcione em plena sintonia com o ERP. A seguir, destacamos as integrações com SAP SD, SAP PP, SAP FI e SAP CO, acompanhe os tópicos e conheça.
SAP SD
O SAP SD auxilia na organização do processo de vendas de uma empresa. Esse módulo do SAP ERP tem funções próprias para o registro de pedidos, a distribuição e até eventuais devoluções que possam ser necessárias.
Quando o sistema SAP módulo MM é integrado ao SAP SD, a equipe ganha a possibilidade de cadastrar materiais de acordo com regras específicas. A atualização do estoque é feita logo que a mercadoria sai para a entrega e também quando ocorrem devoluções.
SAP PP
O SAP PP é usado no planejamento de produção. Ele contempla todas as etapas de fabricação de um produto, processo que se inicia com o cadastramento desse produto e de todos os insumos necessários para produzi- lo no sistema SAP módulo MM. A integração com o SAP PP serve para realizar o planejamento de aquisição dos insumos necessários e organizar o estoque após o término da produção de certo produto.
SAP FI
O SAP FI é o módulo dedicado à contabilidade financeira. Ele possui diversos subcomponentes que contemplam áreas como contabilidade de fornecedores, contabilidade de clientes e contabilidade bancária. Todos os subcomponentes tem um alto grau de especificidade.
Com a integração ao sistema SAP módulo MM, o SAP FI tem o contas a pagar gerado automaticamente. A partir daí, a movimentação de mercadorias passa a ser estruturada com informações mais confiáveis e ocorre mais rapidamente.
SAP CO
O SAP CO é o módulo dedicado ao controle de custos e à análise de lucratividade. Os usuários têm acesso aos detalhes do custo de cada processo gerencial relacionado à empresa, como a fabricação e o consumo de determinados produtos. Com isso, o estoque pode ser valorizado corretamente.
A integração com o SAP CO tem como objetivo principal aprimorar o controle do estoque de produtos e mercadorias dos empreendimentos. Vários processos são iniciados durante a entrada ou saída de produtos. A atualização de custos é um exemplo disso. Com o uso conjunto do SAP CO e do sistema SAP módulo MM, as movimentações passam a ser analisadas com mais critério e precisão.
Benefícios do módulo MM
O SAP MM é essencial para otimizar o controle de toda a cadeia de suprimentos, como o gerenciamento de materiais, compras e estoque. As operações passam a ser padronizadas de acordo com a visualização de detalhes sobre as compras, consultas de ativos e visão geral do estoque. Então, os processos e operações se tornam mais centralizados.
Esse módulo também é útil para flexibilizar condições de compras, tais como alterações de preços e descontos. Isso acontece graças ao processamento de pedidos mais rápido, que também garante um ciclo de vendas mais veloz. As operações de remessa e manuseio são igualmente beneficiadas por esses fatores.
Outro benefício importante do sistema SAP módulo MM diz respeito ao acesso rápido a dados. Os usuários do SAP podem acessar informações rapidamente de acordo com as suas funções. Eles também tem acesso às métricas relacionadas à administração de mercadorias, como detalhes do estoque, recebimento e saída de produtos.
Conclusão: sistema SAP módulo MM
No amplo universo dos módulos SAP, o sistema SAP módulo MM se destaca como um instrumento central para a realização do gerenciamento de materiais, serviços e mercadorias. Trata-se de uma área necessária para o pleno funcionamento de todo negócio.
Com a alta variedade de sub-componentes e possibilidades de integração, o sistema SAP módulo MM se revela extremamente versátil. As empresas que contam com essa tecnologia se colocam um passo à frente de toda a concorrência em termos de controle de qualidade e relação com fornecedores.
Nos siga no nosso Linkedin!