SAP UI5: Entenda o que é e as diferenças do SAP Fiori

aplicativo para celular

A SAP é e sempre foi uma plataforma preocupada com a experiência do usuário. Afinal, os serviços e funcionalidades dispostos pela empresa precisam ser acessíveis, para que possam realmente alcançar e auxiliar os clientes. Por isso mesmo existem funcionalidades específicas como o SAP UI5 e o SAP Fiori. Sistemas diferentes mas que possuem muito em comum na hora de realizar a experiência correta de usuário.

De maneira a sustentar os pilares da relação que a SAP tem estabelecido com o mercado, esses dois sistemas trabalham juntos para que as tecnologias proporcionadas pela empresa acompanhem as necessidades dos tempos atuais. Em um mundo globalizado e conectado, todos os tipos de pessoas podem aproveitar esses serviços, por isso é muito importante que eles sejam intuitivos e prazerosos.

O que é o SAP UI5?

aplicativo para tablet

Mas para entender melhor como funciona o SAP UI5 ao lado do SAP Fiori, é preciso primeiro entender como o SAP UI5 opera individualmente.

Servindo como o componente de todo o sistema, SAP UI5 significa User Interface 5.0. É a plataforma onde são desenvolvidos os aplicativos para criação de interface, com foco central na criação de apps responsivos. Ou seja, trata-se do sistema responsável pela criação dos softwares voltados para integração em desktops.

Exigindo do programador um conhecimento elevado em código, o SAP UI5 funciona através de HTML5 e é ideal para a criação de sites, por exemplo, podendo também ser adaptado para aplicativos de celular, tablets ou notebooks.

A ideia por trás do app responsivo é bastante similar a ideia do SAP Fiori, que adapta funções da SAP para aplicativos móveis. Isso torna possível a utilização ainda mais inteligente das ferramentas da SAP, que ao serem modificadas pelos códigos e programações do SAP UI5, revelam o seu verdadeiro potencial, o de personalizar a experiência do usuário de acordo com as suas necessidades. 

É importante, afinal, que a experiência seja maleável, para que o planejamento e uso dos clientes estejam alinhados diretamente com o aplicativo. No mundo moderno, o que mais importa é a capacidade de criar um design que seja sustentável para todos, e o SAP UI5 faz parte justamente dessa mentalidade.

Arquitetura e componente do SAP UI5

aplicação do sap ui5

E é por isso que a arquitetura por trás do SAP UI5 é tão importante. Mesmo se tratando de um modelo com base em códigos avançados (Java, CSS, HTML), ainda é um sistema fácil de se entender.

Começando pelo dispositivo que pode ser utilizado, o SAP UI5 pode ser acessado via computador, celular ou tablet. A partir daí, o usuário pode então realizar três tipos de ação dentro do sistema: a visualização, o controle e a modelação. Basicamente é a partir daí que são criados os apps, que então vão para um dos dois componentes finais da arquitetura.

Que são o manuseamento de recursos (através de bibliotecas ou aplicativos) ou o armazenamento de dados. O manuseamento de recursos é onde a ferramenta principal opera, já o armazenamento de dados consiste em todas as informações contidas pelo aplicativo e que podem ser utilizadas pelos apps adjacentes, como é o caso do SAP Fiori.

A ideia por trás desses componentes é criar um ciclo onde a criação de apps responsivo seja intuitiva. Com cada um dos processos correspondendo a uma finalidade, todos fazem parte da mesma integração SAP, onde os dados são aplicados de maneira a criar respostas no sistema, para que ele fique mais inteligente e mais acostumado ao usuário.

Quando se trata de aplicações direcionadas ao usuário, poucos se encontram em um estágio tão avançado como o SAP UI5 e o SAP Fiori, mas para que realmente haja um envolvimento por parte do usuário é preciso primeiro entender quais são as diferenças fundamentais entre esses sistemas.

SAP UI5 e SAP Fiori

sap ui5

A começar pelo que já foi descrito resumidamente acima: o SAP UI5 é uma plataforma direcionada a criar aplicativos para o SAP Fiori. Ou seja, o SAP UI5 é o sistema que compõe o SAP Fiori, porém se tratam de entidades separadas.

Quando um usuário cria aplicativos dentro do SAP UI5, esses aplicativos são então direcionados para o usuário do SAP Fiori. A ideia por trás do SAP Fiori é abarcar então esses apps responsivos, para que eles façam parte dos launchpad e softwares direcionados a desktop.

Portanto, a diferença principal é que o SAP Fiori não é capaz de desenvolver aplicativos, somente de estabelecer portais de conexão para esses aplicativos. Pelos celulares, por exemplo, é possível acessar ambos os apps e integrá-los de maneira similar. Dessa forma, quem usar dos apps pode fazer com que a lógica por trás dos desktops criados estejam alinhados.

A SAP, afinal, já é conhecida por sua capacidade e facilidade de integração, e a ideia por trás desses dois sistemas não é diferente. Como o próprio nome indica, a interface do SAP UI5 é atualizada constantemente. Isso faz com que a conexão com outras plataformas SAP, para além do Fiori, sejam possíveis

Conclusão

Em suma, o potencial notado por trás do SAP UI5 vem justamente do fato de que ele já faz parte de um sistema com objetivo de integrar e agilizar processos.

Ao alinhar tecnologias cada vez mais novas, com maneiras mais fáceis de uso, a SAP faz questão de demonstrar a importância da experiência do usuário atualmente. Afinal de contas, não é possível aproveitar de ferramentas que não sejam acessíveis. Ao desenvolver plataformas como a SAP UI5, a SAP ajuda a compartilhar a verdadeira competitividade no mercado, onde todos podem aproveitar dos sistemas auxiliares, da maneira que lhes for mais agradável.

Índice de Conteúdo