Quem trabalha com fabricação de produtos sabe que é necessário planejar cada etapa com qualidade. Caso contrário, a empresa não será capaz de entregar bens de valor para o público. O SAP Production Planning é a opção ideal para planejar a fabricação de produtos em larga escala.
O planejamento evita o desperdício de matérias-primas e produção em excesso, além de otimizar o controle de estoque. As funções, tipos produtivos, sub-módulos e possibilidades de integração fazem do SAP Production Planning um software que merece a atenção dos profissionais da área. Confira mais informações no texto a seguir.
O que é o SAP Production Planning?
O SAP PP contempla todas as funções típicas do planejamento produtivo, indo da definição das demandas pelo produto até a fabricação dos materiais necessários para produzi-lo e a quantidade de matérias-primas que devem ser adquiridas. A fim de uma maior eficiência, o Production Planning se integra a outros departamentos, como vendas, compras e custos.
Mestre de Materiais
Essa função do SAP Production Planning abriga dados dos materiais consumidos no processo produtivo: quantidade de bens acabados, matérias-primas, materiais de consumo, embalagens e produtos semi-acabados. O Mestre de Materiais possibilita que a produção seja monitorada com assertividade e fluidez.
Centro de Trabalho
O Centro de Trabalho diz respeito à pessoa ou ao grupo de pessoas que exercem alguma função dentro do processo de manufatura de um bem durável. Assim sendo, é a função responsável por organizar e delegar tarefas, de modo que todos os estágios sejam completos conforme as expectativas.
Lista de Materiais
Também conhecida como Lista Técnica, Fórmula e Estrutura de Produto, dependendo do sistema usado. É a lista que contém todos os materiais que são necessários para que um produto seja feito. O SAP Production Planning oferece suporte suficiente para otimizar a manufatura.
Roteiros de Fabricação
Por fim, há os roteiros de fabricação com todos os estágios previstos para uma linha de fabricação. Com roteiros pré-estabelecidos, o desempenho das equipes de colaboradores pode alcançar resultados mais satisfatórios em menos tempo. A produtividade do negócio dispara, mas sem prejuízos quanto à qualidade do produto.
Tipos de produção
Existem empresas que possuem processos de produção específicos. Há, também, aquelas que seguem os roteiros já consagrados no mercado. O SAP Production Planning se adapta a qualquer um desses. Continue lendo e encontre informações sobre três tipos de produção: produção discreta, sob demanda e repetitiva.
Produção discreta
Na produção discreta, itens distintos são produzidos na mesma linha. Carros, aviões e eletrodomésticos são exemplos disso. Devido ao alto grau de customização, o volume no geral é baixo. As ferramentas precisam ser configuradas e trocadas com certa frequência para que a produção discreta transcorra com sucesso.
Produção sob demanda
É iniciada com o objetivo de atender a necessidades específicas. No geral, é controlada de acordo com os pedidos dos clientes. Dessa forma, a produção é guiada e limitada pelo número de demandas da clientela. O SAP PP possui os recursos e funcionalidades necessários para a produção sob demanda.
Produção repetitiva
Já a produção repetitiva é típica de produtos com vida útil mais longa. Eles têm pouca ou nenhuma diferença entre si e bastante demanda de mercado, o que permite a manutenção de um estoque mínimo. A implantação de uma tecnologia como o SAP Production Planning viabiliza a sustentabilidade do modelo produtivo desse porte.
Integrações do SAP Production Planning
Como é comum nos sistemas SAP, o SAP PP apresenta diversos sub-módulos e possibilidades de integração. Entre os sub-módulos, destacamos o PP-SOP (Planejamento de Vendas e Operações), o PP-MP (Planejamento de Operação) e o PP-CRP (Planejamento de Capacidades). Confira as integrações possíveis nos tópicos a seguir.
SAP SD
O SAP SD é usado para controlar todos os processos que envolvem as vendas e a distribuição de produtos. A integração com o SAP Production Planning ocorre quando uma ordem de cliente é criada. Automaticamente o sistema transmite uma necessidade de produção e prevê quando a ordem vai poder ser completada.
SAP MM
O SAP MM é empregado para fazer o controle de estoque. Assim que a fabricação de um produto termina, ele deve ser incluído no estoque da empresa. O SAP MM organiza as informações do produto, separando-o corretamente entre setores e depósitos. Desse modo, as demandas vão poder ser atendidas com excelência e agilidade.
SAP CO
O cálculo dos custos envolve o preço das matérias-primas, o custo da mão de obra e o tempo que o maquinário foi utilizado, entre outras variáveis. Com o SAP CO integrado ao SAP Production Planning, o gestor vai ter essas e outras informações à disposição para fazer o planejamento dos custos de forma adequada.
SAP FI
A contabilidade financeira de um negócio está intimamente ligada com o gerenciamento da produção. Essa integração se dá, mais especificamente, a partir da criação de contas do razão no SAP FI. As contas movimentam o consumo de matéria-prima e os produtos dentro do módulo SAP PP.
Funcionalidades do SAP PP
O SAP Production Planning contribui para o controle do orçamento, a previsão de vendas, a gestão de pedidos dos clientes e o reabastecimento dos estoques e centros de distribuição. Os cálculos automatizados evitam que a empresa cometa erros no volume de bens produzidos ou no consumo de matérias-primas, por exemplo.
Diante dessas vantagens, fica claro que o SAP PP é o componente ideal para elevar a dinâmica produtiva da sua empresa a um novo patamar. Os sub-componentes, como os roteiros de fabricação e a lista de materiais, podem ser utilizados para comparar as quantidades que foram planejadas e aquelas que foram realmente supridas.
Conclusão
O planejamento da produção merece atenção redobrada. O ritmo da linha produtiva de uma empresa é, em larga medida, o que determina a qualidade dos serviços que ela entrega para o consumidor final. Não é viável ficar à mercê de falhas e previsões erradas de matérias-primas.
A SAP possui as soluções que você procura. O Production Planning é um dos componentes de uma série de softwares criados sob medida para conferir eficiência à atuação corporativa em várias frentes. As funções, sub-módulos e integrações que apontamos ao longo do texto provam a excelência.
Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!