Objetivos da governança de TI: entenda melhor este conceito

objetivos da governança de ti

É importante reconhecer os objetivos da governança de TI, uma disciplina associada à gestão corporativa, que considera utilizar a tecnologia para potencializar a produção e o trabalho de uma empresa.

O princípio é incluir o uso de informações e dados em várias etapas, desde o planejamento estratégico até a avaliação do desempenho, criando uma cadeia de ações mensuráveis e corretivas.

A tecnologia é determinante para os objetivos e para a maneira como eles são alcançados, considerando que nenhuma empresa interessada em se atualizar pode escapar à inclusão tecnológica.

Diferenças entre Gestão e Governança de TI

executiva

É necessário diferenciar os objetivos da governança de TI dos objetivos da Gestão de TI. No mundo corporativo, além dos setores da tecnologia da informação, há uma tendência organizacional que divide os responsáveis pelo planejamento dos responsáveis pela execução.

Por execução, deve-se compreender as ações necessárias para o desenvolvimento desta empresa, incluindo todos os seus processos. 

A Governança de TI fica sob o domínio dos executivos. É através do seu trabalho que será decidido o que fazer com a tecnologia e informações incorporadas pela empresa. Assim, a governança condiz com o planejamento, a estratégia, a tomada de decisões e criação de uma cultura empresarial acerca da tecnologia da informação.

Já a Gestão de TI, está sob o domínio dos gestores. O papel destes é executar o planejamento criado pela cadeia de executivos, fazendo assim, o trabalho prático para alcançar as metas estabelecidas pela governança.

Objetivos da governança de TI

analisando os objetivos da governança de ti

Como parte fundamental do planejamento empresarial, a Governança de TI se vincula à Governança Empresarial, não apenas como um suporte para as diretrizes da Tecnologia da Informação, mas para definir objetivos próprios e que direcionam a empresa para o seu desenvolvimento.

Os objetivos da governança de TI influenciam até mesmo a cultura interna empresarial, visto que a tecnologia não é apenas um meio para alcançar tais objetivos, ela é uma definidora de processos e comportamento.

Entre os objetivos da governança de TI podemos citar:

  • Segurança de informações
  • Controle de processos internos
  • Suporte para a tomada de decisões
  • Medir o desempenho
  • Otimizar a aplicação de recursos

Ferramentas para uma boa governança

como implementar melhorias

Para que uma empresa atinja os objetivos da governança de TI, esta é divida em etapas integradas em um único plano, com o intuito de aplicar os seus fundamentos em uma empresa. Confira as etapas:

Alinhamento estratégico e compliance

Se compreendermos a aplicação da Governança de TI como um ciclo, esta é a fase inicial. É durante o alinhamento que os objetivos são estabelecidos, divididos em etapas menores e associados à capacidade tecnológica da empresa. Por isso, são levados em conta:

  • Segurança de dados e informações (estruturas e programas de proteção digital da empresa);
  • Infraestrutura e recursos (instalações, computadores, redes, conexões, etc);
  • Arquitetura (padronização de processos);
  • Competências (habilidades exigidas dos funcionários e do sistema);
  • Objetivos de desempenho.

Gerenciamento de recursos

Ainda compreendido como um estágio inicial, é referente à alocação de recursos e a criação de um método interno. Pode-se dividir o gerenciamento em 3 etapas:

  • Criação de um mecanismo que dê identidade à metodologia utilizada na empresa. Diz respeito à infraestrutura, arquitetura e princípios;
  • Definição das prioridades: compreender e divulgar os principais objetivos da empresa;
  • Portfólio de TI: direcionar investimentos à criação de um setor especializado em soluções e suporte tecnológico.

Processos e operação

Condiz com as ações direcionadas pelo planejamento. Nesta etapa, os projetos e ações correspondentes ao setor de TI são definidos e executados. O relacionamento com os clientes, as funções e hierarquias e a rotina de trabalho são guiados em sentido a um objetivo comum.

Leitura de desempenho

Ao fim do ciclo, é feita uma avaliação para mensurar o quanto a empresa se aproximou dos objetivos da governança de TI. 

Por isso, a coleta e registro de dados é constantemente atualizada, para serem cruzados e revelarem as lacunas presentes no processo. Identificar falhas recorrentes, problemas de treinamento, despreparo profissional ou a ausência de uma arquitetura são alguns dos benefícios desta leitura.

Ao fim deste ciclo, caberá aos executivos determinarem as ações de correção para alinhar o trabalho aos objetivos. 

Objetivos da governança de TI: O que justifica essa prática? 

suporte na governança de ti

Capacitar a sua empresa com tecnologia não é uma preocupação para o futuro. As grandes corporações estão alinhadas com os objetivos da governança de TI por compreenderem o aumento da agilidade com que os processos são executados hoje. Além da capacidade de evoluir e mitigar falhas.

Qualidade

Para se destacar entre concorrentes, uma empresa precisa cuidar de todas as suas ações, o que torna a gestão do negócio complexa. Com a realidade em que vivemos, integrada à tecnologia, não faz mais sentido investir em uma larga linha de funcionários para executar tarefas específicas, mas sim investir em tecnologias que sejam capazes de sistematizar cada tarefa e registrar o seu desempenho.

A qualidade de um serviço ou produto deve estar em constante manutenção. Esta é uma das características da Governança em TI, que não trabalha apenas com a criação de uma método, mas com o seu aperfeiçoamento também.

Melhora a experiência dos clientes

Um parâmetro para o sucesso de qualquer empresa é a satisfação dos seus clientes. A tecnologia é responsável por conectar setores diferentes. Entre eles, está o atendimento ou relacionamento com o clientes, que pode revelar os principais defeitos e qualidades de um produto ou serviço.

Otimização de recursos

A criação de um sistema que é constantemente alimentado com dados sobre a produção ou processos de uma empresa é a chave para otimizar recursos. Com este controle, é possível entender quanto cada setor, projeto, ação e funcionário demandam em questão de investimentos.

Logo, é possível direcionar os recursos com eficiência, evitando gastos desnecessários.

Conclusão: objetivos da governança de TI

Até aqui vimos o conceito e abordamos os objetivos da Governança de TI, uma disciplina auxiliar ao conceito de Governança Corporativa. Também abordamos as diferenças entre gestão e governança, o que faz uma boa governança em tecnologia da informação e as principais aplicações desta metodologia.

Com o crescimento da tecnologia da informação, as empresas que não se integram com a criação de sistemas de gerenciamento baseados em dados estão fora da realidade do seu mercado, independente de qual setor esteja localizada.

Nos siga no nosso Linkedin!

Índice de Conteúdo