Para qualquer empresa fabril ter uma boa gestão dos processos de manutenção é fundamental. Além de que são diversos tipos de manutenção em diversos esses maquinários que são usados diariamente em uma fábrica. Tem um software que auxilia na gestão de manutenções preventivas, corretivas e controle de estoque de peças torna todo o processo mais eficiente. E o módulo PM SAP é fundamental para isso.
Processos de manutenção e consertos devem ocorrer sem prejudicar a rotina do time de funcionários. Para isso, ter meios para gerenciá-los e controlá-los é muito importante. O módulo PM da SAP apresenta as funções de planejamento necessárias para esse tipo de ação, veja.
O que é o módulo PM SAP?

O módulo PM SAP serve para coordenar todas as atividades de manutenção dentro de uma empresa. Isso inclui manutenção preventiva, corretiva e preditiva, inspeções e notificações. O objetivo é garantir a maior vida útil possível para o maquinário usado na organização.
A inspeção mostra quais máquinas apresentam problemas de segurança ou precisam de manutenção. A manutenção preventiva é realizada depois que esses problemas são identificados na inspeção. Há, ainda, casos em que aparelhos são quebrados por mau uso ou sobrecarga. Conheça mais sobre as funções do módulo PM SAP:
Estruturação e gerenciamento de objetos técnicos
O PM SAP mostra local de instalação, equipamentos e quaisquer outros objetos técnicos que podem estar sujeitos a ações planejadas. O resultado é um panorama completo do cenário da empresa em termos de status do maquinário. Nada melhor para executar manutenções com excelência.
Manutenção preventiva
Outra subdivisão presente no módulo PM SAP, é especializada no planejamento das operações de manutenção preventiva. Como dito acima, essa forma de manutenção serve para evitar problemas mais sérios a longo prazo. Ela também inclui manutenções de rotina, próprias para manter o funcionamento do maquinário.
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção é baseada nas informações coletadas a partir de análises preliminares. O objetivo dela é realizar melhorias no equipamento antes de haver alguma falha grave ou uma quebra de peça. Assim, a equipe pode se antecipar e evitar problemas mais complexos estudando as condições de cada equipamento.
Processo de manutenção
A partir do momento que a manutenção é iniciada, o PM SAP dispara notificações, ordens de tarefas, confirmações e planejamento de capacidade. Além do histórico de manutenção, que é ideal para que a equipe se informe a respeito das operações pelas quais a ferramenta já passou e qual é a periodicidade que ela precisa de manutenções.
Sistema de informação
O sistema de informação gera dados a respeito dos resultados da manutenção realizada. Ele coleta e avalia esses tipos de dados. Assim, deixa todas as operações devidamente registradas para que a empresa tenha controle pleno e completo do maquinário operado diariamente na área de trabalho.
Como sua empresa se beneficia do módulo PM SAP

O PM SAP apresenta benefícios para todos os membros de uma organização: gerentes de manutenção, colaboradores da linha de produção, operadores de equipamentos e muito mais. As vantagens desse módulo tornam a rotina corporativa mais fluida e eficaz, entenda os motivos para isso nos tópicos a seguir.
Decisões melhores
O módulo PM SAP disponibiliza relatórios com métricas sobre o desempenho das máquinas. São dados exatos que podem ser usados para determinar o orçamento da manutenção, assim como para monitorar o progresso de cada operação. Então, os gerentes poderão controlar todo o processo com qualidade.
Manutenção mais eficiente
Quando há a possibilidade de revisar todo o trabalho feito, os técnicos de manutenção têm meios suficientes para melhorar o desempenho. Todo o gerenciamento fica mais fluido, o que inclusive contribui para não atrapalhar a rotina de produção da empresa se for necessário fazer uma manutenção durante o horário de trabalho.
Controle de compras
A manutenção de equipamentos pressupõe a compra de peças substitutas e contratação de serviços terceirizados. Com o módulo PM SAP, isso pode ser feito com facilidade e excelência. Assim, quando não houver um item sobressalente disponível no estoque ou for preciso buscar outros profissionais, o controle de compras poderá ser feito rapidamente.
Exemplos de operações do módulo

Chegou a hora de entender como o PM SAP funciona na prática. As funcionalidades podem ser separadas em duas partes: planos de manutenção e processamento de manutenção. Fique atento aos tópicos a seguir para compreender cada uma e ter uma ideia completa do funcionamento do módulo PM SAP.
Planos de manutenção
É papel do departamento de manutenção elaborar planos de manutenção, que servem para agendar a manutenção de todo o maquinário da empresa. A frequência desse tipo de operação, em geral, é informada pelos fabricantes dos equipamentos. Os planos devem ser feitos em alinhamento com os recursos disponíveis.
Depois que o plano é criado, o departamento de manutenção o revisa e publica o cronograma com as ordens de manutenção que precisam ser executadas. Isso também inclui as ordens criadas por causa de falhas não previstas. Pode acontecer que as peças necessárias cheguem atrasadas. Nesse caso, a programação deve ser alterada.
Processamento de manutenção
O processamento é formado por duas etapas essenciais: a notificação de manutenção e a ordem de manutenção. A notificação é necessária quando o problema não é uma falha real, mas um mau funcionamento pontual. O técnico tem que inserir dados sobre o desempenho da peça.
A ordem de manutenção lista todas as tarefas que precisam ser feitas para que a manutenção seja concluída, juntamente com as peças necessárias e os prazos a serem atendidos. O técnico deve informar os itens que usou, o tempo gasto, os testes que foram feitos e as prováveis causas da falha no equipamento.
Depois disso, a manutenção é finalizada e é possível calcular o custo total dela. Todas as ações citadas ficam registradas no histórico de manutenção. Assim, eles podem ser consultados a qualquer momento para avaliações posteriores. Dessa forma, o módulo PM SAP se revela uma ferramenta essencial.
Pontos de medição
É o local de um equipamento em que as medições para os procedimentos de manutenção são feitas. Temperatura, espessura e pressão são alguns exemplos de pontos de medição. Eles ficam registrados em documentos que se dividem entre dados a respeito do resultado da medição e dados adicionais.
Integração do módulo PM com demais funcionalidades SAP
O PM SAP pode ser integrado com o SAP MM (Gerenciamento de Materiais), SAP PP (Planejamento de Produção), SD (Vendas e Distribuição) e HR (Administração de Pessoal). Os requisitos definidos pelo PM são usados para atualizar os dados dos outros módulos, o que é feito automaticamente.
No MM, são dados sobre a movimentação de mercadorias, compras e contratos; no PP, a capacidade produtiva; no SD, dados de clientes e gerenciamento e manutenção de serviços; por fim, no HR, planejamento de pessoas e qualificações. Todo o empreendimento fica centralizado em uma plataforma digital e atualizada automaticamente.
Conclusão: módulo PM SAP
O módulo PM SAP tem as funcionalidades necessárias para planejar e executar manutenções com qualidade e rapidez. Por meio dele, as empresas são contempladas com decisões mais acertadas e equipamentos com vida útil mais longa. As informações sobre as operações do módulo e as integrações possíveis comprovam a importância do PM SAP.
Conheça a Simple, entre em contato conosco!