A indústria tem se tornado cada vez mais avançada tecnologicamente falando, mas isso não significa que a gestão de manutenção industrial tenha diminuído. É possível inclusive que muitas pessoas não saibam exatamente o que é a gestão de manutenção industrial, que muito além do conserto de máquinas presentes em uma indústria, vai além garantindo o funcionamento total de uma empresa todos os dias.
Basicamente se trata da análise total e precisa e de todos os equipamentos que são responsáveis pela produção dentro de uma indústria. Podendo ser dividida em diferentes tipos de gestão de manutenção industrial, é importante ressaltar que não se trata de uma tarefa simples, na qual os equipamentos exigem muitas vezes manutenções e monitoramentos diferentes.
É por isso então que é preciso estar atento a respeito de como realizar uma gestão de manutenção industrial eficiente, capaz de resolver os problemas antes e quando eles estão acontecendo, impedindo ao máximo qualquer tipo de parada que pode haver dentro da indústria, conhecidas também como o maior gasto e desperdício que uma empresa pode ter.
Tipos de manutenção industrial
Para começar a saber mais então a respeito de como realizar uma boa gestão de manutenção industrial é preciso primeiro saber quais são os tipos de manutenção que um equipamento pode passar dentro de uma empresa. Começando pelo fato de que são divididas em três categorias: preventivas, preditivas e corretivas.
A primeira, e geralmente a que vem antes, é a manutenção preventiva. Essa, como o nome sugere, tem como objetivo a realização de vistorias nas máquinas, para que se antecipe qualquer tipo de problema antes que ele possa acontecer. No caso, se trata de uma manutenção de extrema importância, já que é a mais eficiente no quesito evitar gastos desnecessários, impedindo o custo de um conserto antes que ele aconteça.
De certa forma é um tipo de gestão de manutenção industrial parecido com a manutenção preditiva, que também funciona a partir do monitoramento das máquinas, só que de maneira um pouco diferente. Quando se trata da manutenção preditiva, não só é feita a vistoria geral das máquinas, que pode ser realizada ocasionalmente ou regularmente, mas é feita a análise completa da performance do equipamento.
Isso significa medir seus líquidos para checar se ela está funcionando corretamente, e inclui também às vezes a análise da sua performance para checar se não há nenhum desperdício ocorrendo. É uma manutenção que geralmente ocorre a partir de datas ou períodos de tempo marcados, para que erros como o uso indevido de energia ou matéria-prima sejam cortados o mais rápido possível, tendo em vista como eles podem ser invisíveis a olho nu às vezes.
Por último, mas não menos importante, há também a manutenção corretiva, que envolve o último tipo de situação possível, na qual um conserto agilizado deve ser feito para que a máquina volte a funcionar o mais rápido possível. É também provável que o conserto de máquinas velhas estejam dentro desse tipo de manutenção, porém é maior os casos de ter que resolver uma situação no momento em que ela acontece.
Para que isso seja minimizado é preciso que um especialista esteja de prontidão para poder resolver isso, que é um problema sério e em certos casos longos. Isso significa que uma manutenção corretiva não se trata apenas de levar o equipamento para o conserto, mas sim de resolver essa situação da maneira mais adequada possível.
Aspectos da gestão de manutenção industrial
É por isso então que o planejamento e controle da gestão de manutenção industrial devem estar todos muito bem organizados. Afinal de contas, uma linha de produção parada resulta no desperdício e em gastos que são consideráveis, talvez estando entre os mais prejudiciais para uma indústria.
Para alcançar então um status quo dentro da empresa, é preciso que a gestão de manutenção industrial esteja de acordo com algumas das coisas que já foram descritas aqui. Como por exemplo a prontidão para resolver os problemas quando eles acontecem, exigindo sempre um especialista dentro da empresa para que manutenções corretivas sejam realizadas prontamente.
Também é importante ter uma capacidade de vistoria profissional dentro da indústria, que deve ser realizada periodicamente para que problemas que precisam ser resolvidos com antecedência realmente sejam resolvidos na hora certa. Uma das melhores formas de fazer isso, por exemplo, é através de sistemas gestores como o da SAP, que são capazes não só de realizar manutenções preventivas automaticamente, como também são capazes de dar informações a respeito de como melhorar o uso do equipamento e aumentar a produção.
Importância de gestão de manutenção industrial
E a importância da gestão de manutenção industrial preventiva não para por aí. Somente a partir dessa categoria é possível retirar cinco coisas que são importantes na sua utilização para que uma indústria não tenha gastos desnecessários, dentre elas:
- Redução de custos adicionais com matéria-prima e energia
- Manutenção no padrão de qualidade dos equipamentos
- Garantia da segurança dos funcionários que manuseiam esses equipamentos
- Aumento na produtividade e no fluxo do trabalho
- Certificados de qualidade em dia
A partir desses efeitos, percebe-se que a gestão de manutenção industrial, principalmente quando está nos seus estágios preventivos, é capaz de realizar todo um sistema à prova de falhas na empresa, que melhora tanto a qualidade do trabalho quanto a qualidade da produção.
Sistema de gestão
Por fim, é sempre possível otimizar essa gestão de manutenção industrial a partir de sistemas gestores da SAP, como já foi dito antes. Trata-se de um software inteligente capaz de organizar a maneira como as vistorias são feitas, além de tudo dando suporte quando é necessário.
E para poder aproveitar dessa tecnologia que é capaz de melhorar todos os setores de uma indústria basta simplesmente ir atrás de uma consultoria com a equipe da Simple. A partir de uma análise rápida fica possível saber qual dos módulos dos aplicativos é o melhor para a sua gestão, tornando a produção maior e mais eficiente de acordo com que é necessário na empresa. A partir desses módulos fica evidente como é fácil aumentar os ganhos de uma indústria, indo muito além da gestão de manutenção industrial.