Economia Circular e sustentabilidade: Entenda como esses conceitos podem ser aplicados

conceitos de tendências de mercado

Com o rápido avanço das indústrias para um novo patamar de produção, o descarte de resíduos e materiais é algo que tem sido discutido muito na atualidade. Se trata de um tipo novo de problema, que não tem mais a ver com a capacidade de uma empresa de gerar produtos, mas sim como essa empresa deve lidar com a poluição deixada por esses produtos. Em outras palavras, o novo problema da indústria 4.0 tem sido como lidar com a economia circular e sustentabilidade ao mesmo tempo.

A digitalização, automação e agilização dos processos industriais trouxe consigo o fardo da produção em massa para as grandes populações. Para além dos problemas de distribuição desses produtos, o real centro de preocupação atualmente se encontra em como reaproveitar esses produtos até o final.

É preciso primeiro tomar consciência de uma nova maneira de pensar, quando se trata de industrialização e comércio, para poder enfim saber quais são as decisões corretas para aliar rentabilidade e inovação sustentável.

Conceito de economia circular

Uma das formas mais populares de adesão à nova “economia verde” tem sido o conceito de economia circular.

Lidando diretamente contra a economia linear, a circular tem como objetivo cortar o processo final de descarte do produto, tão tradicional e comum à industrialização. Ou seja, não mais despejar os restos materiais em algum local para que ele seja decomposto ao longo dos anos, sem a menor utilidade possível. Isso pode confundir muitas pessoas, que provavelmente não sabem como então lidar com o produto ao fim da sua vida útil. 

O que a economia circular e sustentabilidade promovem é que, ao invés de ignorar totalmente o ciclo de vida do produto e render ele a um fim prejudicial ao meio ambiente, é possível fazer com que o final do ciclo seja apropriado, de maneira a fazer os materiais residuais retornaram para um ecossistema natural.

Isso envolve o planejamento antecipado e a remanufatura total do produto, para que se saiba o que será deixado por ele ao ser descartado. Isso permite a utilização de materiais que serão aproveitados pela natureza, causando efeitos múltiplos, como o aproveitamento total do produto e da sua matéria-prima, assim como a reversão de danos ambientais.

Economia circular e sustentabilidade

economia circular e sustentabilidade

Economia circular e sustentabilidade muitas vezes podem caminhar lado a lado, porém é importante entender como elas se tratam de coisas diferentes.

Como descrito acima, a economia circular pode facilmente gerar a prática de sustentabilidade. A ideia de reaproveitamento de tudo que compõe um produto materialmente, serve tanto para uma região quanto para as pessoas que moram nela. No entanto, é necessário entender que esse é somente um dos passos para poder chegar na sustentabilidade, e que não é a única medida que pode ser tomada.

Para que uma empresa assuma de fato as responsabilidades que envolvem uma economia que pensa no futuro, é preciso ter uma mentalidade completamente diferente, que envolve justamente como essa empresa pode afetar mal um determinado ecossistema. O uso de economia circular para atividades predatórias, por exemplo, na qual o tempo de reaproveitamento não é devidamente respeitado, acaba não sendo sustentável.

Economia circular e sustentabilidade, afinal, vão além da simples reciclagem. O mais importante na hora de entender essas medidas, é que elas se tratam de pequenos passos frente a uma nova maneira de pensar economicamente. Uma maneira de pensar mais complexa e mais fiel à realidade. 

Benefícios da economia circular e sustentabilidade

sustentabilidade

Entre os benefícios e impactos da economia circular e sustentabilidade se encontram algumas oportunidades que não foram ainda descritas aqui.

Oportunidades como uma maior integração da empresa com sistemas avançados de produção. Afinal de contas, para se adaptar aos métodos sustentáveis, é preciso que uma empresa passe por diversos processos de digitalização, por exemplo. Sistemas para melhor poder manufaturar produtos de economia circular ao mesmo tempo que podendo supervisionar como esses produtos operam em níveis ambientais e econômicos.

No começo pode haver certo receio por parte dos comerciantes devido o custo que essas mudanças podem provocar. Porém, ao longo prazo, já foi demonstrado como as tecnologias que permitem a economia verde funcionar de maneira também mais barata.

A única coisa que bloqueia de fato a abertura para esse novo tipo de economia circular e sustentabilidade, são as velhas empresas que não pensam com responsabilidade. O que prova que medidas responsáveis são mais positivas até mesmo para os clientes, é como cada vez mais esse mindset de sustentabilidade tem sido aderido e apoiado. Empresas que optam por demonstrar interesse em mudar para melhor, acabam inevitavelmente chamando mais atenção, por mostrar que o serviço não acaba somente na venda do produto.

A tecnologia como aliada da economia circular e sustentabilidade

ideias de economia circular e sustentabilidade

Mas existe uma diferença entre a economia circular e sustentabilidade de dez anos atrás e a de agora. Como descrito acima, a tecnologia acaba sendo uma grande aliada da economia verde, por ajudar muito no processo de desenvolvimento dos produtos sustentáveis.

Antigamente, essa tecnologia era de fato bastante inalcançável e custosa, porém agora, com serviços direcionados para isso, é praticamente impossível recusar a oferta de troca para economia circular.

Sistemas como o da SAP por exemplo, que utilizam de máquinas inteligentes e softwares capazes de planejar e supervisionar uma produção sustentável, é possível agora contratar serviços de qualidade de terceiros, que são capazes de adaptar as mudanças necessárias que uma indústria precisa, e isso em todos os setores.

A integração faz uma grande parte do processo de economia circular e sustentabilidade. É na verdade sobre isso que se trata, mais do que reciclagem. E para que esse objetivo seja cumprido, é preciso abordar o problema de todos os lados, alinhando a economia circular com os desejos lucrativos da empresa.

Em suma, se trata de uma tarefa não muito fácil, mas que rende seus frutos. A tranquilidade de estar agindo para um futuro melhor, ao mesmo tempo que sabendo que isso está alinhado com o pensamento de todos, é o que faz de uma empresa uma boa indústria, capaz de resolver qualquer problema.

Índice de Conteúdo