Compliance nas organizações: Como o sistema SAP facilita a implantação na sua empresa

compliance nas organizações

Uma das coisas mais inesperadas que podem acontecer de negativo dentro de uma empresa tem a ver com compliance e como lidar com isso sem manchar a imagem da empresa. Por se tratar de um assunto que não é muito falado, mas que também é capaz de ditar a sobrevivência de uma empresa, torna-se necessário saber mais a respeito para entender o que fazer quando o compliance nas organizações acontecer.

Afinal de contas, os valores e a imagem que uma empresa passa tem relação direta e completa com a maneira que os negócios são feitos, e isso é fato. Dessa forma, saber como lidar com problemas internos e externos é algo que tem a ver justamente com o compliance nas organizações.

Seja na ausência de orientações normativas causando problemas burocráticos ou com a lei, ou na falta de ferramentas preventivas adequadas para lidar com esquemas de corrupção internos, toda empresa deve então estar preparada para lidar com o compliance nas organizações, para que a segurança da sua imagem seja sustentada e sua estrutura não seja abalada. Uma das melhores maneiras de se estabelecer esse preparo é através de sistemas integrados como da SAP, que permitem realizar isso de forma rápida e padronizada.

O que é um programa de compliance?

compliance nas organizações

Mas antes de entender como o sistema integrado da SAP pode ajudar na sua empresa, é preciso entender o conceito de compliance nas organizações e como a partir disso criar um programa básico contra esse problema.

Parte do conceito já foi explicado, ao ser demonstrado que o compliance nas organizações pode acontecer tanto por influência externa quanto interna. No caso a influência externa trata-se de tudo aquilo que a empresa pode estar realizando de maneira errônea conforme as normas e leis regionais, enquanto a influência interna tem a ver diretamente com a gestão das pessoas e dos processos.

Ou seja, o compliance nas organizações passa por possíveis ineficiências ou ações de má conduta que podem ser realizadas pela empresa e para a empresa. Ao se explicar dessa maneira, se torna mais fácil então entender a obrigatoriedade de se ter um programa de compliance nas organizações, que é capaz de agir diretamente para prever e impedir que essas situações ocorram.

Afinal, toda empresa pode estar sujeita a uma ação inesperada como essas, que no fim das contas tem a possibilidade de causar prejuízos enormes, principalmente a longo prazo. A ideia é que ao se estruturar um programa de compliance nas organizações sólido, com a ajuda da tecnologia que a SAP pode prover com seu sistema de gestão empresarial, tudo se torna mais seguro, pois por mais que esses problemas sejam incontroláveis, ainda é possível fazer com eles sejam evitados.

Estrutura de um programa de compliance

E uma das melhores maneiras de se começar a estruturar um programa de compliance nas organizações é através então do uso de um ERP capaz de lidar com as informações importantes da empresa.

Conhecido também como software de gestão empresarial, os ERP possuem a vantagem de já estruturar de certa forma um sistema de segurança praticamente automático. A ideia é que toda informação importante, inclusive os diálogos e direcionamentos, podem ser passados através dele, que possui uma criptografia especial capaz de guardar tudo que é necessário através de usuários e senhas.

Isso permite então que usuários do sistema SAP possuam uma forma de automação dentro da empresa que é a padronização da passagem de informação. Basta ter o crachá online que confirma a sua credencial para poder ter acesso a essa informação, e ninguém invadirá o sistema comprometendo transações e controles de logística.

É claro que para que a estrutura do programa de compliance nas organizações seja realmente sólida é preciso que os funcionários estejam todos de acordo com a nova tecnologia. Isso significa que é preciso treiná-los de forma correta para que o acesso ao sistema seja ágil e rápido, promovendo justamente o programa de compliance ao mesmo tempo priorizando o tempo de utilização dos recursos da empresa.

Compliance e SAP

compliance nas organizações

Como pode ser percebido, portanto, existem maneiras definitivas que a SAP pode ajudar quando se trata do compliance nas organizações e como combatê-lo. Porém, existem ainda outras ferramentas que podem ajudar no compliance nas organizações de forma diferente, a partir de uma prevenção pragmática das normas que uma empresa deve seguir.

Como foi dito antes, existem determinadas influências externas que podem afetar diretamente o compliance nas organizações, como é o caso quando empresas não respeitam determinadas normas estabelecidas pela lei, manchando sua imagem com a competição. A maneira como a SAP combate isso é através justamente da padronização de processos, que faz com que o sistema possa ser sempre atualizado promovendo a política de negócios correta dentro da empresa.

Em outras palavras, quem usa do sistema SAP acaba garantindo uma política de compliance nas organizações automática, já que o sistema integrado sempre pode puxar diretamente a referência do que a empresa pode ou não fazer, sempre alertando o gestor para possíveis movimentações perigosas.

Vantagens de usar a SAP

Com essas informações, fica fácil entender quais são as vantagens de se usar a SAP para ajudar no compliance das organizações. Contanto com uma plataforma segura que permite o maior controle das informações, dados e processos, é como se fosse uma garantia que o gestor pode usar sempre que sentir que sua empresa precisa lidar com sensibilidades normativas.

Para além disso, é sempre importante lembrar que o sistema SAP também ajuda a combater a corrupção interna, fazendo com que o gestor tenha uma supervisão privilegiada das operações da empresa, sem ter que necessariamente contratar uma equipe para isso. Dessa forma, fica mais claro a maneira de avaliar os riscos de gestão na qual uma empresa pode passar.

Conclusão

Mas a melhor maneira de aproveitar todos esses benefícios que a SAP tem é através de uma consultoria na qual especialistas podem lhe informar mais a respeito das políticas de compliance nas organizações que o sistema integrado da SAP tem.

A Simple, que possui anos de experiência com a SAP, sabe exatamente como lidar com os módulos de organização, por exemplo, uma das melhores maneiras de se personalizar o controle via tecnologia em uma empresa, adequando as políticas de automação e padronização da maneira que o gestor quer. Com toda a segurança que um sistema desse promove, fica impossível não entender como ele pode ajudar de diversas maneiras o seu negócio a manter a própria imagem.

Índice de Conteúdo