Como superar a crise: dicas para as empresas de TI e Tecnologia

como superar a crise

Em tempos de crise praticamente todos os setores econômicos são afetados. Com a pandemia não é diferente, tendo em vista que até mesmo áreas requisitadas como as de tecnologia têm sido afetadas. Uma situação como essa encurta o alcance de clientes, aumenta os custos da produção e dificulta a efetivação dos projetos. Por isso mesmo, para saber como superar a crise, é necessário primeiro estar preparado para se reinventar, com base na situação atual e o que ela pede.

Afinal, as crises sempre possuem entre si um elemento em comum, que geralmente pode ser usado para reverter a situação. Com TI não tem sido diferente, até porque algo que tem sido bastante presente na vida das pessoas é o aumento da participação digital. Ou seja, não é o fim do túnel para empresas que estão passando por períodos de recessão. Com algumas estratégias baseadas na utilização inteligente de tecnologia torna-se bastante possível até mesmo revitalizar os negócios e transformar eles em algo mais apelativo do que era antes.

Como superar a crise usando tecnologia

como superar a crise em empresas de tecnologia

Até porque, isso é algo que já está acontecendo em diversos lugares. Com a consagração da indústria 4.0, acabou se tornando instintivo a virada econômica atual direcionada para as tecnologias. Elas já estavam abastecendo grande parte das relações dentro de uma empresa, e agora com a pandemia é um pouco mais sensível, pelo fato de terem se tornado o centro de todas as questões.

Por isso, para saber como superar a crise usando a tecnologia, é preciso seguir os passos naturais que envolvem a indústria digital. Isso significa focar na automação e agilização remota dos processos. Esses tipos de soluções tem se tornado norma no mercado, pelo fato de trazerem alta competitividade. Isso acontece devido ao fato de que são tecnologias aplicáveis para qualquer tipo de empresa, pequena ou grande.

Um exemplo dessa flexibilidade se encontra nos negócios pequenos que conseguiram reverter o problema das compras presenciais. Através de entregas e compras online, praticamente todos os serviços que aproveitaram disso acabaram vendo um lucro. O mesmo ocorreu com as grandes empresas que decidiram transformar as reuniões presenciais em encontros digitais.

Ao acrescentar essas tecnologias dentro da própria empresa, agrega-se valor ao negócio, que está se expandindo e ganhando experiência. Naturalmente, clientes que não eram alcançáveis, agora estão mais acessíveis, o mesmo acontece com o público-alvo, que pode ser expandido através de estratégias de marketing online.

O que não fazer em tempos de crise

meeting

Mas é preciso ter atenção para que não haja um excesso de gastos na empresa através do uso desenfreado de tecnologia. Afinal, a lição que foi aprendida nos últimos anos, é que para saber como superar a crise, é preciso primeiro entender como não se render às suas fraquezas. O caso principal são as empresas que ainda insistem em equipes lotadas e processos de longo prazo.

Afinal, tem se tornado cada vez mais difícil criar um ambiente de trabalho carregado. Projetos que envolvem caprichos e não resultados acabam interrompendo o fluxo de uma empresa.

Uma das soluções mais comuns para esse tipo de problema é o outsourcing. Com o objetivo de enxugar as equipes para que haja a maximização do trabalho, é o tipo de metodologia que é perfeitamente aplicável com a ajuda de tecnologia. Isso porque equipes pequenas baseadas em comunicação remota têm claramente demonstrado ser a melhor solução tanto para quem trabalha quanto para quem quer empregar. O foco agora é na redução de custos, para garantir os resultados a longo prazo e no futuro.

Como superar a crise: reinvente-se

home office

Por isso mesmo é preciso focar na reinvenção na hora de entender como superar a crise. Existem diversas ferramentas atualmente que estão ao alcance dos empresários, e diversas envolvem a repaginação do setor de TI integrando ele ao resto da empresa.

Estratégias que demonstram eficiência são os bancos de dados, por exemplo. Capazes de organizar o fluxo de informações dentro de uma empresa tão bem quanto qualquer funcionário, também cortam diversos processos ao serem arquivados digitalmente, onde podem ser encontrados e rastreados em tempo real.

De certa forma é uma estratégia que faz parte de uma outra ainda maior, que é o uso de sistemas de gestão empresarial (ERP). Esses sistemas, disponibilizados por empresas a partir de módulos e softwares, são capazes de fazer análises com base em sensores digitais. Esses sensores mantém o empresário e os analistas da empresa totalmente íntimos daquilo que está acontecendo. A ideia por trás disso é justamente a de trazer uma reinvenção dos negócios, que poderão ser realizados muito mais agilmente através de tecnologias denominadas “inteligentes”, que facilitam muito abordagens de como superar a crise.

E isso tudo faz parte da automação, uma das duas estratégias principais sobre como se reinventar e como superar a crise. A outra, como já foi descrita, se encontra no fortalecimento das comunicações remotas.

Os ERP definitivamente ajudam nesse quesito, mas existe algo mais importante na hora de reinventar esse aspecto. Se trata da racionalização e utilização inteligente dele. Ou seja, envolve o uso de metodologias que compreendem a qualidade desse tipo de comunicação, tratando os funcionários de acordo com um horário que permita a eles serem mais produtivos, ao mesmo tempo cumprindo metas estabelecidas.

Afinal de contas, o problema maior da economia pós-pandemia é justamente a organização. Saber como superar a crise envolve organizar uma estrutura flexível de trabalho e negócios. Investir em marketing, por exemplo, tem sido uma grande aposta nesse momento em que as pessoas estão extremamente atentas às mídias. É algo que, assim como tudo que foi descrito, pode ser trabalhado a partir da tecnologia e do setor de TI, em conjunto com toda a empresa.

Conclusão: como superar a crise

Conclui-se então que o jeito certo de saber como superar a crise não é através da insistência em velhas tradições, mas sim no foco em reinventar-se a partir daquilo que todos estão usando: os meios digitais.

Conforme o tempo passa, cada vez mais se fecha a janela para essa reinvenção. Com a aplicação da automação e no foco do atendimento ao cliente, aliados a uma equipe enxuta e preparada, é possível lidar com qualquer problema que a crise atualmente pode oferecer.

Índice de Conteúdo