Além de ser uma tendência, a implantação do compliance é necessária em todas as empresas, considerando que seu objetivo é deixar a instituição conforme todas as leis e regulamentações vigentes. Assim, entender como funciona o compliance nas empresas é a peça-chave para a execução perfeita dessa tarefa.
Caso contrário, o negócio fica exposto a diversos riscos que, invariavelmente, ocasionam em perdas financeiras. Alguns exemplos desses fatores de perigo são:
- Erros na área de gestão de processos;
- Ausência dos instrumentos apropriados para a prevenção de falhas;
- Falta de diretrizes regulamentárias;
- Funcionamento desestruturado de informações (Sem sistema integrado).
Ou seja, sem a adoção de uma política eficaz de compliance, as empresas ficam expostas ao aumento dos casos de fraudes, perda de credibilidade no mercado e uma diminuição da qualidade das decisões tomadas.
Diante desse cenário, entenda a seguir como funciona o compliance nas empresas, como adotar no seu negócio, as vantagens do sistema SAP e muito mais.
Como funciona o compliance nas empresas e governança empresarial
Antes de seguir, é preciso entender a conceituação do termo “compliance”, para entender como funciona o compliance nas empresas. Originado da expressão em “To comply”, que em inglês significa estar de acordo com uma regra, a palavra “compliance”, em português, se refere ao mesmo sentido. Isto é, tem associação com o fato de as empresas estarem adequadas as leis, normas e princípios estabelecidos para a sua atuação.
Dessa forma, ao seguir uma conduta de compliance adequadamente, a instituição fica em conformidade com as regras, políticas e controles estabelecidos para seu pleno funcionamento. Mas, fica o alerta desde já para você entender como funciona o compliance nas empresas:
Não basta apenas a pessoa jurídica (CNPJ da empresa) estar conforme as regras das entendidas reguladoras, todos que envolvem o negócio (Funcionários, fornecedores e outros), também devem seguir as regras necessárias, de acordo com a atuação.
Somente assim, será possível ter a certeza de que a empresa está consonante com o compliance contábil, operacional, trabalhista, ambiental, financeiro, entre outros – na sequência do artigo você verá a definição das principais formas de compliance. Uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelas empresas nesse sentido é o sistema SAP.
Software ERP que atua no processamento eficaz e constante de dados e na organização do fluxo de informações de uma instituição, o sistema SAP contribui para uma administração mais lucrativa e crescimento sustentável. Sem contar o fato de facilitar o acompanhamento das ações que devem ser tomadas, como, por exemplo, manutenção de máquinas, previsão de receita entre mais uma série de facilidade.
Como funciona o compliance nas empresas
Agora que você já sabe qual a ideia do compliance, chegou o momento de saber como aplicar na prática dentro de um negócio. Assim, para que você entenda como funciona o compliance nas empresas, veja o passo a passo básico abaixo com as principais ações que devem ser realizadas para a implementação de um setor responsável pelo compliance:
- A partir da criação de um conselho que envolva todas as áreas das empresas, é primordial estabelecer um código de ética para regimento na empresa. Dessa forma, com a visão e conhecimento de todas as áreas, garante-se que todos os controles internos sejam adotados e seguidos com atenção, respeitando as características e demandas de cada setor;
- É preciso deixar claro desde o “momento zero” de que todas as normas e regras estabelecidas devem ser seguidas por toda empresa, incluindo o alto escalão do negócio. Essa é a única maneira para que o regulamento não seja contrariado posteriormente;
- Canais de ouvidoria e denúncias também devem ser considerados e determinados. O ideal é que essas comunicações possam ser feitas de forma simples e anônima.
- Com a implementação da política de compliance, surge a necessidade do estabelecimento de um setor que fique responsável pela fiscalização do seu cumprimento. Com isso, sempre que for relevante para a empresa, pode ser realizada uma “due diligence” isenta, ou seja, a avaliação dos riscos e benefícios de cada ação que será executada.
Assim como todo o processo para que você entenda como funciona o compliance nas empresas, compreender a sua implementação também exige atenção. De toda forma, saiba desde já que a aplicação da compliance pode ser um processo lento, mas é compensadora no longo prazo.
Tipos de compliance nas empresas:
Como mencionado anteriormente e, complementando as informações para que você entenda como funciona o compliance nas empresas, veja abaixo 4 tipos de compliance que são utilizados em diferentes segmentos:
Compliance empresarial
Englobando desde os atributos e regras internas até as normas e padrões externos, o compliance empresarial é estipulado para orientar a administração do negócio a partir de uma visão generalista da instituição. Assim, acaba por englobar todas as áreas, como tributos, normas trabalhistas e outros.
Compliance tributário
Focado na antecipação e estudos de possíveis riscos de violação às leis tributárias, o compliance tributário está totalmente ligado a conduta ética das normas internas da empresa. Uma vez estabelecida e funcionado corretamente, diminue os riscos de práticas desonestas, como benefícios indevidos, isenções e tratamentos diferenciados impróprios.
Compliance trabalhista
No compliance trabalhalista surge a definição dos deveres, normas e obrigações de cada colaborador, além do acompanhamento de todos os diretos garantidos pela lei. Assim como já mencionado, todos devem ter o conhecimento desse regimento para a mitigação de riscos e maiores problemas.
Compliance fiscal
Por fim, mas não menos importante, o compliance fiscal semostra fundamental perante a uma legislação complexa imposta para as empresas no Brasil. Vendas, recebíveis, estoque, transações bancárias, folha de pagamento, entre outras ações, são cercadas por informações fiscais e, por tanto, estar em conformidade com todas é essencial para evitar problemas com a receita.
Como funciona o compliance nas empresas: diferença entre Compliance e Auditoria Interna
Para não ficar com alguma dúvida, como explicado anteriormente, uma equipe de compliance atua de forma permanente dentro de uma empresa, acompanhando todo o seu dia a dia. Por outro lado, uma auditoria interna é contratada para um projeto específico com prazo determinando.
Como funciona o compliance nas empresas atrelado ao sistema SAP
Com alta tecnologia aplicada, o sistema SAP diferencia as empresas que desejam, de fato, ser referência no mercado. Com processos rápidos, exatos e simples de aplicar, o sistema SAP contribui para a melhoria dos resultados de qualquer negócio, independente do segmento.
Um exemplo da sua atuação é no compliance fiscal. O sistema SAP dispõe de várias soluções envolvendo compras, vendas, contagem de estoque, emissão de documentos, RH e muito mais. Assim, fica mais fácil fazer todo o saneamento de informações e manter um bom programa de compliance fiscal em pleno funcionamento.
Com isso, uma vez que você entenda como funciona o compliance nas empresas, será possível se aproveitar de todas as vantagens que o sistema SAP tem a oferecer, como: otimização de custos, melhoria da comunicação, melhor controle dos dados e aumento da competitividade. Clique aqui e saiba mais agora mesmo.