Os sistemas de nuvem estão cada vez mais avançados e conhecer mais a respeito deles é de extrema importância para quem quer se manter fresco no mercado. Isso acontece pois o fator mais importante dos avanços da nuvem tem a ver com as suas diferentes versões que acabam surgindo com essa evolução. No caso, a cloud híbrida que mistura elementos de diferentes tipos de nuvem, tem sido a melhor opção para quem quer aproveitar a flexibilidade de uma estrutura assim.
A ideia, inclusive, tem a ver justamente com a melhoria dessa flexibilidade, tendo em vista que o sistema de nuvem e cloud híbrida diminuem custos com infraestrutura ao mesmo tempo que garante maior capacidade de controle da própria empresa. É sempre bom ressaltar como a cultura de dados tem tomado cada vez mais os negócios, até mesmo aqueles que não se situam em volta do setor de TI. Isso faz com que a implementação de um sistema capaz de lidar com esse aspecto de uma empresa acabe trazendo diversos benefícios a curto e longo prazo.
O conceito de cloud híbrida
Mas antes de saber a respeito do conceito de cloud híbrida propriamente, é importante lembrar a respeito de como o sistema de nuvem funciona. Começando pelos conceitos de nuvem pública e privada, os principais elementos que constituem a cloud híbrida.
Enquanto o primeiro compõe aquilo que é mais conhecido popularmente como nuvem, lidando com as capacidades de armazenamento de dados de uma empresa sem necessitar de servidores próprios, o segundo lida necessariamente com a capacidade de manusear essa informação em níveis mais personalizados. Ou seja, enquanto a nuvem pública presta o serviço de armazenamento mais barato sem o controle total das informações, a nuvem privada lida com o controle interno, mesmo que utilizando uma infraestrutura externa.
Esses são dois conceitos que compõem necessariamente aquilo que envolve a cloud híbrida, pois ela mistura essas duas ideias com a proposta de dar controle geral e segurança para o usuário. Afinal de contas, quando se trata de uma empresa maior, que lida com processos do setor de TI diariamente, é sempre necessário ter uma política clara a respeito de como a informação é processada e a comunicação é feita.
É pra isso então que a cloud híbrida existe, para cortar tempo com o acesso a informação, como toda nuvem faz, adicionando a isso o fato de que a própria empresa pode realizar as atualizações, chaves de acessos, mudança de dispositivos, controle do fluxo e dos diálogos, gerando assim uma cloud que organiza os recursos de maneira clara.
Vantagens da cloud híbrida
Dentre as vantagens da cloud híbrida, é possível separar algumas qualidades que demonstram como ela pode ser a melhor forma de lidar com controle de informação dentro de uma empresa.
Começando, por exemplo, pela maior mobilidade e flexibilidade na qual uma equipe de funcionários poderá trabalhar a partir do momento que a cloud híbrida for instalada. Isso se dá principalmente através das soluções que poderão ser criadas quando a equipe tem maior facilidade de comunicação, algo de extrema importância quando se trata do setor de TI que vive de reações estratégicas.
Naturalmente, a cloud híbrida também faz com que a equipe se torne mais blindada com relação a possíveis problemas de segurança. Isso acontece pois clouds com acesso privado, diferente de clouds públicas, possuem um controle de acesso totalmente personalizado, que exige por parte da empresa um empenho para que nenhuma informação seja perdida ou invadida.
Por fim, a maior qualidade da cloud híbrida vem do fato de que ela permite o acesso aos recursos de maneira simplificada, o que faz com que os custos sejam reduzidos naturalmente através da automatização de processos e da praticidade na hora de criar soluções. É como se ela funcionasse como um aplicativo de hub, permitindo que todos os usuários vejam a mesma coisa, de maneira detalhada, para que o instinto de equipe esteja presente continuamente na empresa.
Quais as diferenças entre a nuvem híbrida e outros modelos de cloud
Algo que é bom para entender de maneira geral a cloud híbrida é saber a respeito das diferenças entre ela e os outros modelos de nuvem.
Começando pela infraestrutura, por exemplo, a nuvem híbrida possui no mínimo duas nuvens, no caso podendo ter duas nuvens privadas, duas nuvens públicas ou uma de cada, como já foi dito. Nuvens privadas possuem a característica principal de funcionarem dentro das premissas da empresa, funcionando a partir da personalização e manutenção da própria. Já as nuvens públicas funcionam em um sistema de prestação de serviço online, na qual o usuário aproveita o armazenamento de dados a distância.
Funcionando então de maneira complementar, ou como o próprio nome já diz, híbrida, a cloud mais moderna cria então a flexibilização que as duas nuvens que compõem ela não garantem, pelo fato de que a cloud híbrida tem o controle da nuvem privada e síntese estrutural da nuvem pública.
Desafios desse tipo de nuvem
Mas, assim como qualquer tipo de mudança infraestrutural dentro de uma empresa é sempre importante planejar a respeito de como pode ser feita a implementação.
No caso isso acontece pois a cloud híbrida ainda é um modelo um pouco mais cara, que garante uma diminuição de gastos a longo prazo, principalmente considerando que é uma tecnologia nova que diminuirá seu custo conforme o tempo.
O mais importante é entender qual é o tamanho das operações da sua empresa, quais são os benefícios que podem ser tirados de um setor TI enxuto e bem composto, e como isso irá colocar o seu negócio frente ao mercado. Dependendo da situação, talvez seja melhor ponderar a respeito, principalmente considerando os diferentes tipos de modelo de nuvem.
Conclusão
É por isso então que é sempre bom contar com uma consultoria de primeira para saber se a sua empresa se encaixa no modelo ideal para ter uma cloud híbrida na sua infraestrutura. Com a consultoria da Simple, não só isso será esclarecido, como também qualquer dúvida a respeito das diferentes nuvens no mercado e como a cultura de dados pode ajudar na sua rotina.
Quando se trata do dia-a-dia de uma empresa, sempre é possível realizar pequenas ou grandes alterações para que a competitividade se mantenha presente. Com a ajuda de uma equipe especializada, torna- se muito mais fácil saber a respeito das soluções que a tecnologia moderna oferece.