Produtividade nas organizações e outsourcing de TI: quais as relações?

aumento de produtividade nas organizações

Atualmente tem se tornado cada vez mais difícil para uma empresa não ter um departamento de TI. Com os avanços da tecnologia e da área da informação, a produtividade nas organizações dentro do setor empresarial tem dependido bastante desse setor.

A questão principal que surge então com esse momento é como estruturar essas equipes e esses setores para que eles possam atender melhor às exigências demandadas pela empresa. Afinal de contas, talvez não seja estritamente necessário ter uma equipe completa de TI. Através do outsourcing ou de times escolhidos a dedo, torna-se perfeitamente possível alcançar resultados pré-planejados.

Variáveis que influenciam na produtividade nas organizações

pessoas em reunião

Por isso, mesmo para começar a lidar com o setor, é preciso primeiro tomar conta de certas variáveis que podem afetar toda a produtividade nas organizações.

Isso quer dizer que é preciso começar com a fiscalização da base de toda a empresa e de como ela opera, se o seu ambiente é satisfatório, se a comunicação é bem executada. Afinal, não é possível estabelecer até mesmo metas quando existem problemas de reconhecimento dentro de uma equipe.

Funcionários que quebram a barreira entre cargos ou que são mal tratados não são capazes de operar idealmente e isso é fato. O mesmo serve para o TI, que depende atualmente da comunicação remota, onde existem certas vantagens e desvantagens quando se trata da qualidade do time. Em certos casos é possível ter resultados mais diretos causados por equipes mais flexíveis, por outro lado essas equipes precisam ser cobradas para que as metas sejam sempre cumpridas.

Essa dualidade, então, é justamente o que influencia nas variáveis da produtividade na organização. Um outro exemplo disso são as tecnologias, que dentro do TI são ferramentas valiosas, que devem ser usadas com discrição e objetivo. Projetos carregados interrompem totalmente o caminho de uma empresa e seu fluxo, por isso para que a produtividade nas organizações seja efetiva é preciso atenção na maneira como são organizadas as ferramentas, não o quanto é gasto com elas.

Produtividade nas organizações e outsourcing de TI

produtividade nas organizações

Por isso mesmo que o outsourcing tem se mostrado como a melhor opção para quem quer tornar a produtividade nas organizações algo facilmente alcançável.

Através de menos riscos e menos despesas, um squad de TI terceirizado pode realizar tarefas que outrora dependeram muito da atenção da empresa. Afinal de contas, diversos negócios, mesmo tendo o setor de TI, não estão necessariamente familiarizados com a melhor forma de se usar tecnologia empresarial.

De certa forma é algo que pode limitar o usuário caso ele dependa exclusivamente desse outsourcing, porém, quando usado com atenção, pode acabar sendo a chave para tudo. Existem hoje empresas como a Simple que são justamente focadas em ajudar essas outras empresas que precisam de assistência na hora de saber como fazer apropriadamente o outsourcing.

Com uma consultoria especializada, é possível formar um squad simples, mas eficiente, que será capaz de lidar diretamente com a produtividade nas organizações. Isso permite que uma empresa respire para poder tomar decisões diretamente na produção, para que as estratégias funcionem de fato, dentro do escopo dos objetivos do empresário.

Outsourcing de TI e ferramentas tecnológicas

engrenagens

E a melhor parte do outsourcing é que ele pode ser aliado a tecnologias de informação. Algumas que ajudam de forma bastante extensa a controlar o setor de TI e a produtividade na organização.

É o caso de softwares empresariais focados em análise de dados. Trabalhando a partir de bancos de dados que guardam todas as informações recentes e a longo prazo de um projeto ou da empresa, é possível estabelecer metas mais estritas que ao serem aplicadas com inteligência podem proporcionar impulsos grandes nos negócios.

Os próprios ERP (sistemas de gestão empresarial) tem se mostrado bastante importantes para setores de TI em geral, sejam eles terceirizados ou não. Isso pelo fato de que atendem a flexibilidade que o outsourcing exige, operando de maneira similar ao serviço, porque também ajuda na agilidade e nos resultados.

Contar com sensores inteligentes capazes de analisar aquilo que o squad está realizando é importante no final das contas, porque permite um rastreio que demonstra qualquer erro que pode ser realizado pela equipe. Ao ter a segurança de poder checar e prever problemas, o empresário se torna extremamente vantajoso, já que possui em mãos a possibilidade de anular as desvantagens causadas por um serviço terceirizado.

A partir do momento que um porta voz é escolhido para representar todo setor de TI contido no outsourcing, é possível controlar ambas essas metodologias em conjunto, para que simulem resultados antes mesmo das ações acontecerem. Isso faz com que um empresário seja perfeitamente capaz de lidar com todos os setores da empresa ao mesmo tempo, já que a digitalização permite a comunicação imediata entre eles. Mediado pelo TI e por plataformas de ERP, qualquer negócio está preparado para finalmente ter a liberdade de realizar as próprias escolhas, criando a competitividade dentro do mercado da sua maneira.

Conte com a Simple para montar o seu squad team na área de TI

Por isso mesmo, como já foi dito antes, a Simple é a melhor escolha para entender melhor essas estratégias. Com consultas focadas naquilo que interessa ao seu negócio, basta entrar em contato para que uma análise especializada seja feita, para fins de entender o que o seu negócio precisa.

Afinal, algo que também já foi descrito aqui é como isso se trata de um serviço com variáveis. A Simple entende dessas variáveis e das necessidades que elas envolvem, que não é qualquer squad que irá encaixar em qualquer empresa. Até porque, somente a competência na organização permite uma competência na produtividade.

Índice de Conteúdo