Uma das tendências que mais tem se estabelecido no mercado é a da transformação digital nas empresas brasileiras. Há alguns anos, quando o processo de transformação digital era caro e inalcançável, pouco se sabia a respeito de como adaptar estratégias tecnológicas dentro das empresas. Porém, com todo o acesso que se tem hoje a aplicativos, projetos e tipos de organização digital, tornou-se muito mais fácil implementar esse tipo de transformação, fazendo com que seja de extrema importância entender esse processo para se manter competitivo no mercado.
Até porque, quando se trata de transformação digital nas empresas brasileiras existem diversas medidas que devem ser mantidas para que tudo ocorra de maneira adequada dentro da rotina da empresa. Isso significa estar completamente alinhado com as novas possibilidades da transformação digital nas empresas brasileiras, acompanhado não só das tendências que estão atreladas a esse processo, mas também a metodologia e a postura que se deve ter.
Como será possível ver mais adiante, existem determinadas armadilhas que fazem com que a transformação digital nas empresas brasileiras se torne uma implementação delicada. Quando esse projeto não é operado em todos os níveis, alinhando os funcionários e a equipe, por exemplo, tudo pode se tornar caótico e descontrolado, algo que basicamente sabota a maneira como a transformação digital deve acontecer.
Não aceitar todas as mudanças
E uma das melhores maneiras de se entender essas armadilhas relacionadas a transformação digital das empresas brasileiras é através do erro mais comum que é cometido pelas empresas que têm receio de se adaptar tecnologicamente no mercado. No caso, o erro que é mais cometido é o de se recusar a utilizar métodos mais novos e mais competitivos de organização digital.
Em outras palavras, quando se trata da transformação digital nas empresas brasileiras, muito se fala a respeito de um receio que os gestores podem ter em abandonar métodos tradicionais de se produzir e vender mercadoria. Um caso bastante simples como o de um lojista que se recusa a usar aplicativos de entrega pode resumir bem isso de maneira geral. Afinal de contas, por mais que uma relação íntima com o cliente seja estabelecida através do telefone, nem sempre o mesmo está disposto a lidar com esse tipo de processo, por isso, ter todas as possibilidades tecnológicas à mão sempre é a melhor maneira de se garantir hoje em dia.
Até porque, esse exemplo citado é mínimo quando comparado ao que pode ser realizado em grandes empresas. Tecnologias recentes, como as de softwares de gestão empresarial, são tecnologias que no caso não são necessariamente recusadas, mas mal disseminadas. Isso faz com que oportunidades sejam perdidas por empresas que poderiam estar usando sistemas de organização inteligente, baseados em informações apuradas a respeito dos processos diários, dando dicas a respeito de como operar como mínimo de recurso e o máximo de lucro.
Os funcionários precisam estar incluídos no processo
Da mesma maneira, existem também certas medidas organizacionais que devem estar incluídas em todo o processo de transformação digital nas empresas brasileiras. Até porque, por mais que se fale em adaptação total das tecnologias na rotina de uma empresa, é sempre de igual importância ter toda a equipe alinhada com essa adaptação.
E isso inclui até mesmo setores que não estão associados ao TI, podendo envolver facilmente empresas que não dependem desse setor também. Afinal de contas, quando uma equipe sabe como operar uma comunicação através de sistemas ágeis, como os que podem ser utilizados através de aplicativos organizacionais (ERP’s), todos os funcionários acabam ficando em sincronia.
Isso é algo que em muitos casos pode ser subestimado, justamente pelo fato de que a tecnologia pode não ser o centro das operações da sua empresa. Porém, ao utilizar desses serviços e processos auxiliares, sem contar com os outros processos tecnológicos que são capazes de agilizar a rotina (máquinas inteligentes, robôs que substituem operações repetitivas, chatbots, atendimento automático ao cliente, etc.), se obtém naturalmente mais resultados, deixando tudo muito mais competitivo.
A transformação digital não é só um projeto de tecnologia
Que é o que traz à luz a última armadilha comum cometida durante a transformação digital nas empresas brasileiras: não se trata apenas de injetar investimento tecnológico, é preciso saber controlar esse investimento.
Muito é falado, afinal, a respeito dos diversos métodos e projetos que podem ser aplicados usando tecnologia dentro das empresas, mas pouco é falado a respeito de como tudo isso pode envolver um inchaço enorme nos gastos. Até porque, por mais que tenha sido dito que uma empresa sempre deve estar a par das tecnologias novas, é preciso enfatizar que isso não significa deixar a empresa lotada de recursos.
Afinal de contas, todas as empresas podem usar de tecnologias, fazendo com que a transformação digital nas empresas brasileiras se torne uma incógnita no sentido de como adequar sem estourar o orçamento.
Ao mudar o mindset de como fazer a tecnologia ser inserida, percebendo como a transformação digital nas empresas brasileiras pode ser feita de maneira enxuta e supervisionada, tudo fica mais fácil para realizar a implementação sem causar gargalos na logística. Tudo que é preciso é entender o mercado tecnológico e como ele funciona de maneira que se adapta ao seu negócio.
Isso significa que caso seja feito o uso de aplicativos de gestão empresarial, por exemplo, que os melhores módulos sejam utilizados. Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção com relação às oportunidades que não devem ser perdidas. Empresas que usam sistemas como o da SAP, que possui diversos aplicativos integrados e que podem ser usados juntos, devem sempre ser estudados de maneira que os serviços se complementam. Isso proporciona naturalmente uma gestão de recursos inteligente, que faz com que a transformação digital nas empresas brasileiras renda o lucro que promete.
Conclusão
Por isso, é de extrema importância saber tudo a respeito dos processos de transformação digital nas empresas brasileiras, tudo através de uma consultoria profissional como a da Simple Vision IT.
Com a nossa equipe especializada, é possível saber como adaptar não só os módulos da SAP, mas também dos os sistemas que fazem parte do seu conjunto, deixando a sua empresa um passo à frente da competição quando se trata de estabelecer estratégias controladas na rotina. Com a capacidade análise que os computadores e softwares têm hoje em dia, toda capacidade de crescimento é infinita quando os recursos são bem utilizados.