O gerenciamento do setor financeiro de uma empresa não é fácil, e pode piorar bastante quando os processos e tarefas não são automatizados, pois ficam sujeitos a todos os tipos de falhas, principalmente com o estresse e a correria do dia a dia: esquecimentos, erros de cálculo, falta de comunicação… Enfim, a gestão de qualquer negócio pode ficar muito complicada quando tudo é feito manualmente, e esse é um dos grandes motivos pelos quais é bom usar um sistema de gestão financeira empresarial.
A análise financeira é como um indicativo da saúde da empresa, é possível identificar o que vai bem e o que vai mal, além de expor a capacidade para lidar com imprevistos. Afinal, ainda que em determinado momento os números e previsões sejam bons, muita coisa pode dar errado de uma só vez e, nesses casos, é preciso ter uma reserva de dinheiro para lidar com a situação. Tudo isso é vital para a boa gerência e é exatamente aí que atua o sistema de gestão financeira empresarial.
Como identificar um bom sistema de gestão financeira empresarial
Para que a solução automatizada seja de fato um grande avanço para o negócio, é preciso que o sistema englobe diversas tarefas e processos. O software ideal vai funcionar de maneira que todas as anotações e registros manuais serão integrados no sistema, de modo a diminuir o tempo gasto com a execução dessas atividades e aumentar a taxa de entrega e assertividade.
Fluxo de caixa, contas a pagar, estoque, vendas, faturamento, lançamentos futuros e atrasos são as principais funções contempladas por um bom software, além de uma integração eficiente entre conta bancária e os números da empresa. Ou seja, todos os valores que se referem à gestão financeira da empresa devem ser transferidos para o processo automatizado que o sistema oferece.
É claro que, na prática, muitos processos podem ser diferentes entre as empresas. O ideal é que o sistema de gestão financeira empresarial possa se adequar a cada caso particular, o que acontece nos casos de um bom ERP, como a SAP, e contando com o suporte de bons consultores especializados nesse software.
É realmente necessário usar um sistema de gestão financeira empresarial?
Obviamente, é possível gerenciar uma empresa sem a utilização de um software, como foi feito em todos os tempos antes das últimas décadas. Entretanto, é importante considerar que o mercado, hoje, é muito competitivo e as empresas concorrentes utilizam dessas tecnologias para minimizar erros, otimizar o tempo e reduzir custos. Sendo assim, a tolerância para erros e lentidão na gestão financeira é muito menor nos dias de hoje se você pretende que seu negócio se mantenha competindo.
Ainda que, à primeira vista, o uso dessas tecnologias possa parecer um grande gasto, isso deve ser considerado como um investimento a curto, médio e longo prazo, já que, uma vez instalado e adaptado de maneira adequada na empresa, não vai demorar muito tempo para que efeitos imediatos sejam percebidos. No longo prazo, toda a gestão empresarial pode se tornar mais eficaz e menos custosa, trazendo assim inúmeros benefícios para a empresa, inclusive o aumento do lucro.
Um sistema de gestão financeira empresarial só traz benefícios: diminuição dos gastos, já que precisa de menos trabalho manual para realizar os processos; maior precisão de lucros, gastos e oportunidades de investimento, o que garante melhoria nas estratégias e tomadas de decisões; maior produtividade e colaboração entre os colaboradores do setor financeiro; segurança em relação aos dados e informações; e, por fim, maior transparência e facilidade de registro e buscas em todo o processo de gestão financeira.
SAP: a melhor solução para o seu negócio
Como vimos, para que o sistema de gestão financeira empresarial ajude mesmo, é preciso que ele conte com diversas ferramentas de integração de processos, além de grande versatilidade para se adaptar a empresas diferentes. A SAP, maior provedora de softwares de soluções do mercado, oferece tudo isso e ainda mais, contando com dezenas de módulos que se integram entre si e permitem a automatização completa de todo o setor financeiro (até além dele).
Alguns benefícios que destacam tanto a SAP incluem análises em tempo real, já que os dados no sistema são armazenados na nuvem, o que permite que sejam acessados e alterados de qualquer lugar; gestão de riscos corporativos e recursos para planejamento, orçamento e previsões. Além disso tudo, a SAP é habilitada para machine learning, o que permite o crescimento e desenvolvimento contínuo do sistema.
Quanto à grande variedade de módulos, podemos citar o SAP CO e o SAP Analytics Cloud, por exemplo, que servem para a controladoria das finanças e para análises preditivas de mercado, respectivamente. O módulo CO SAP, sozinho, integra praticamente tudo o que se precisa em uma boa gestão financeira.
Buscando por esses módulos, você vai perceber a grande diversidade de produtos que a SAP oferece, o que pode até gerar alguma dúvida sobre por onde começar. É por isso que uma consultoria ou a contratação de uma empresa especializada para esse tipo de trabalho é extremamente recomendada.
Implantação do software de gestão financeira empresarial
Com todas essas funções e ferramentas, além dos diferentes módulos que a SAP contém, não há nada melhor para a operação da automatizar seu negócio com um software de gestão financeira empresarial do que contratar consultoria profissional.
Na Simple, nós oferecemos tudo aquilo que você precisa, desde a análise de necessidades, para verificar o que o seu negócio precisa de fato, seja ele grande ou pequeno, até integrações da SAP com outras plataformas de sistemas diferentes. Para isso, temos equipes especializadas para customizar o software de gestão empresarial de maneira que se encaixe perfeitamente até com os processos mais específicos da sua empresa.
Além disso, contamos com mais de 20 anos de experiência e muitos casos de sucesso em grandes empresas. Entre em contato conosco por WhatsApp ou e-mail e desfrute dos benefícios que a automatização pode trazer ao seu negócio!