No novo cenário do varejo digital, as empresas precisam estar a par das novas tecnologias para se aprimorar continuamente. A realidade é muito mais dinâmica do que em décadas anteriores. Em um contexto como este, as estratégias de sistema SAP Logística se tornam essenciais para que os negócios sejam mais competitivos.
Depois da produção de bens materiais e do atendimento aos clientes, é preciso estabelecer um fluxo satisfatório para que os produtos adquiridos cheguem até a casa das pessoas com qualidade e rapidez. A logística é a área que dá conta disso. No texto a seguir vamos falar sobre as características desse conceito e os recursos disponíveis no sistema SAP.
O que é Logística?
De acordo com a versão online do dicionário Michaelis, logística era “na Grécia antiga, parte da aritmética e da álgebra relativa às quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão)”. Nos tempos contemporâneos, a logística refere-se ao cuidado com os detalhes de uma operação; no nosso caso, uma operação comercial.
Ou seja, as estratégias da logística corporativa dizem respeito à gestão dos recursos e informações necessárias para que as operações da empresa transcorram com qualidade. Isso inclui a administração de recursos financeiros e materiais, planejamento da produção, entrada de matérias-primas, armazenamento, transporte e distribuição de produtos.
Como você pode perceber, o sistema SAP Logística envolve uma ampla variedade de funções. Todas convergem para a estruturação do fluxo produtivo dos negócios, com foco especial na distribuição de produtos. Portanto, a logística é parte integrante de qualquer empresa.
Papel do sistema SAP na Logística
Devido ao grande número de etapas que precisam ser administradas, o uso de um sistema SAP Logística é muito bem-vindo. A empresa tem muito a ganhar em termos de eficiência, segurança de informação e comunicação interna ao lançar mão de uma plataforma tecnológica especializada. Conheça as principais vantagens desta aplicação nos tópicos a seguir.
Controle de processos
Em vez de se apoiar em documentos e planilhas preenchidas manualmente, a equipe pode informatizar todos os processos da logística. Em decorrência disso, todos os profissionais terão acesso aos dados logísticos de forma mais centralizada e otimizada. Então, os processos vão ocorrer mais rapidamente e a incidência de erros humanos vai cair.
Gestão de pedidos de compras
O sistema SAP Logística também gera informações detalhadas sobre cada pedido de compra realizado junto aos fornecedores. Data, prazo estipulado e status da entrega são mostrados para os usuários. Esse é um fator importante para avaliar a competência das empresas fornecedoras a médio e longo prazo.
Armazenamento e distribuição de informações
As soluções tecnológicas da SAP são criadas especialmente para armazenar um grande volume de dados de forma segura. Os colaboradores têm condições de acompanhar cada etapa das operações de maneira personalizada. Isso sem falar na opção de restringir o acesso a determinados documentos com base no cargo do colaborador.
Quando falamos em logística, estamos falando também da segurança dos dados da base de clientes e dos fornecedores. Uma empresa idônea protege o endereço e as informações dos cartões de crédito, por exemplo. A transação comercial é um contrato de confiança que se estabelece entre duas partes.
Controle do estoque
É necessário ter controle pleno dos bens que entram e saem do estoque. Com o sistema SAP Logística, esse controle pode ser feito com mais exatidão e, assim, desperdícios e perdas de produtos são evitadas. Além disso, um estoque bem gerenciado significa clientes mais satisfeitos. O ERP SAP conta com alertas sobre estoques baixos, o que facilita a gestão.
Emissão de relatórios
O software emite relatórios sobre o status das mercadorias dentro e fora do estoque. Então, o gestor tem todas as informações necessárias para acompanhar os processos de envio, recebimento e devolução. Dessa forma a empresa ganha um novo grau de especialização e eficiência.
Atualizações automáticas
Com o uso de um sistema SAP, todos os recursos envolvidos na gestão da logística passam por atualizações periódicas. Assim, as tecnologias seguem pertinentes e eficazes ao longo do tempo e do aumento das demandas. O negócio se mantém relevante e próspero mesmo diante das inconstâncias do mercado.
Módulos do sistema SAP Logística
Como é de praxe nos sistemas SAP, o sistema SAP Logística possui módulos separados em função das áreas contempladas por cada um. Acompanhe os tópicos a seguir para conhecer 4 deles: Logistics Execution, Warehouse Management System (WMS), Transportation Management System (TMS) e Material Requirement Planning (MRP).
Logistics Execution
No contexto do sistema SAP Logística, o SAP Logistics Execution é o primeiro módulo para cuidar de todo o planejamento dos processos de logística. Ele possui funções específicas para o gerenciamento de armazéns, entregas e transportes. Desse modo, é um componente fundamental da cadeia de suprimentos.
WMS – Warehouse Management System
É o sistema de gestão automatizada de depósitos e armazéns. O WMS faz parte da cadeia de suprimentos e oferece rotação dirigida de estoques, consolidação automática, diretrizes inteligentes e cross-docking. Tudo isso para trazer mais tecnologia e assertividade aos armazéns das empresas.
TMS – Transportation Management System
O TMS serve para controlar o processo de distribuição por inteiro. O sistema permite que se faça a gestão de forma totalmente integrada, desde a saída do produto até a posterior entrega no endereço previsto. Existem vários módulos relacionados que podem ser comprados pelo cliente, de acordo com a necessidade dele.
MRP – Material Requirement Planning
O Planejamento da Requisição de Materiais dá conta das necessidades de matérias-primas. O cálculo dos materiais necessários pode ser feito com antecedência, o que evita que a empresa tenha de lidar com carências e faltas decisivas ao longo do fluxo de produção de bens.
Conclusão: sistema SAP Logística
Ao longo deste texto, você teve acesso às informações centrais dos processos de logística de uma empresa. Entendeu a importância do sistema SAP Logística para ter uma atuação acima da média e conheceu os módulos presentes nesta solução. São dados fundamentais para evoluir em termos de atendimento ao cliente e relação com os fornecedores.
A logística é uma área inerente a praticamente todos os tipos de negócios. Afinal, lidar com o gerenciamento de matérias-primas e a entrega de produtos é uma realidade comum a vários empreendimentos. Mais um motivo para investir no sistema SAP Logística e conquistar um novo patamar em termos de organização e eficiência.
Nos siga no nosso Linkedin!