Uma boa gestão da cadeia de suprimentos é essencial para o funcionamento pleno de qualquer empresa. Sem o gerenciamento de logística, seja interna ou externa, a competitividade é prejudicada e a empresa fica em desvantagem no mercado. Ferramentas como o SAP SCM auxiliam no ganho de eficiência e aumentam a efetividade dos resultados da companhia.
A cadeia de suprimentos é o processo de gerenciamento dos fluxos financeiro, de bens, de produtos, e de informações dentro de uma organização. Com ele, é possível visualizar a cadeia completa, incluindo fornecedores, a fábrica e os consumidores finais.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos, em inglês Supply Chain Management, ou SCM como é comumente conhecido, é uma ferramenta de integração de todos os elementos dessa cadeira, permitindo cálculos e previsões mais avançadas de elementos como transporte e estoque, impactando diretamente nos custos finais a serem praticados.
Para que serve e como aplicar o SAP SCM?
O SCM tem como maior objetivo o aumento dos resultados das organizações, reduzindo os custos atrelados à cadeia de suprimentos. Assim, é possível atingir as expectativas dos stakeholders com maior qualidade e assertividade.
O foco dessa metodologia é a entrega de valor para o cliente, levando em consideração aquilo que ele deseja, nas condições e preço por ele estabelecidos.
Para isso, é preciso atingir uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos. A informação precisa estar interligada entre os diferentes passos do processo, de forma que cada atividade possa ser acelerada e completa no menor tempo possível.
O primeiro passo deve ser a aquisição de informações de cada elemento da cadeia de suprimentos, de forma a identificar todos os processos e atividades presentes e quais os gargalos envolvidos.
Em seguida, é preciso pensar em toda a cadeia de suprimentos de maneira integrada, de forma a visualizar as melhorias possíveis em cada atividade, com foco na transferência de uma área à próxima. É fundamental unir e otimizar processos, com foco na qualidade, sem perder a agilidade.
Em seguida, é preciso estabelecer processos de feedback entre os atores de cada um dos processos. Com a participação e comunicação de todos, é possível sugerir mais modificações e melhorias. Um elemento que é bastante criticado nessa fase é o estoque, e com a otimização da cadeia de suprimentos, sistemas de gerenciamento de estoques mais eficientes, como o just-in-time ou a produção por demanda, que requerem uma maturidade mais elevada da cadeia, podem ser implementados.
Permeando todos os passos do SCM, e como grande condutor de sua aplicação, está um bom software de gestão. Eles auxiliam no estabelecimento de relações e processos com fornecedores e clientes. É nisso que o SAP SCM se destaca: ele é a solução integrada mais completa para a aplicação de um SCM em sua empresa.
Por que o SAP SCM vale a pena
O SAP SCM possui funções logísticas avançadas, podendo ser aplicado em toda a cadeia de suprimentos, do primeiro fornecedor de matéria-prima até o cliente final.
As funções do SAP SCM incluem o gerenciamento de armazéns (EWM), gerenciamento de transporte (TM), planejamento e otimização da cadeia de suprimentos (SNP) e a automatização da identificação de processos por radiofrequência, o RFID.
Como as cadeias de suprimentos se tornam cada vez mais globais e complexas, as empresas têm cada vez mais dificuldades de gerenciar seus processos de maneira integrada. A maior dificuldade do uso de tecnologias para esse fim é a dificuldade de implementação, uma vez que as soluções conflitam com metodologias já aplicadas na empresa. Assim, o desafio acaba sendo grande demais, e soluções que deveriam simplificar o processo acabam por deixá-los ainda mais complexos.
A principal vantagem do SAP SCM está em fornecer uma solução integrada customizada à necessidade e dinâmica da empresa, considerando todo seu ambiente, incluindo vendas e planejamento operacional, aquisições, empacotamento e etiquetamento.
SAP SCM e o planejamento da cadeia de suprimentos
Uma variável importante no fluxo da cadeia de suprimentos é o sincronismo: um processo não pode ficar em espera indefinidamente aguardando que outro seja completo para, então, poder ter seu início. A falta de sincronia entre diferentes atividades, quando há uma relação de dependência, indica problemas no planejamento.
O SAP SCM permite que as organizações efetuem um planejamento avançado e de execução precisa, de forma com que a sua logística esteja integrada com a rede de suprimentos, de forma a atingir uma maior gestão dos fluxos de entrega, otimizando o tempo.
Existem atividades-chave na cadeia de suprimentos de toda organização. Em cada uma delas, há uma quantidade diferente de atividades e pessoas envolvidas que devem ser gerenciadas para que uma solução seja bem sucedida. Pensando nisso, o SAP SCM consiste em quatro componentes principais:
- Colaboração da Cadeia de Suprimentos: utilizado para realizar previsões e acordos colaborativos.
- Planejamento da Cadeia de Suprimentos: utilizado para gerar planos operacionais baseados nos dados relevantes disponíveis no sistema.
- Coordenação da Cadeia de Suprimentos: este componente é utilizado para coordenar a troca de dados e informações de diferentes unidades de negócio da cadeia de suprimentos.
- Execução da Cadeia de Suprimentos: usado para executar o planejamento da cadeia de suprimentos da melhor maneira possível, garantindo o resultado desejado.
As funcionalidades principais do SAP SCM
Considerando as principais funcionalidades práticas do SAP SCM, é possível considerar três partes principais:
- Prognóstico: conectado com soluções do CRM (Customer Relationship Management), permite com que a ferramenta realize planejamentos e prognósticos sob demanda, com dados relacionados às entregas e necessidades dos consumidores.
- Supply Network Planning (SNP): o planejamento da cadeia de suprimentos é uma forma de ver a organização como uma rede, permitindo realizar previsões de estoque e avaliação de critérios de manutenção do estoque. Cálculos realizados no SNP são capazes de direcionar decisões no suprimento da produção e comercialização.
- Planejamento da produção: com dados recebidos do SNP, é possível checar as dependências de qualquer localização na cadeia de suprimentos, permitindo um planejamento preciso da produção.
Um exemplo de sucesso de SAP SCM: a distribuição da vacinas na pandemia
Durante os últimos anos, durante a pandemia de COVID-19, foi possível aprender muitas lições sobre a vulnerabilidade das cadeias de suprimentos. Praticamente todas as indústrias tiveram problemas de atrasos na entrega de produtos com altas demandas, com impacto direto na sociedade.
Isso ficou ainda mais claro na indústria farmacêutica. Com a necessidade de desenvolvimento e produção de milhões de doses de vacina, um excelente planejamento da cadeia de suprimentos foi necessário. Nessa indústria, que tem necessidades e complexidades específicas, problemas como armazenamento inadequado, transporte e capacidade de pessoal eram grandes gargalos que levaram à perda de muitas doses de vacinas.
Atualmente, 18 das 20 maiores produtoras de vacinas globais já estão utilizando soluções da SAP para ter um gerenciamento completo de todos os processos, da manufatura ao controle de distribuição, além da administração das doses e monitoramento e vigilância farmacêutica.
Dentre esses produtores está a Moderna, que distribuiu milhões de doses de vacina desde janeiro de 2021, e que confia na SAP para realizar seu gerenciamento da cadeia logística. A companhia utiliza soluções digitais da SAP para ajuda na serialização e distribuição de seus produtos. Com isso, a empresa é capaz de atender a todas as exigências do mercado global e suas agências regulatórias. Ferramentas similares também são utilizadas pela AstraZeneca, Sanofi, GlaxoSmithKline (GSK) e Pfizer, todas empresas que lideraram a produção de vacinas para COVID-19 e estiveram na linha de frente do combate à pandemia.
Mais de 90% das receitas dos negócios farmacêutico e de vacinas da GSK, por exemplo, é gerenciado utilizando-se software da SAP, permitindo que a empresa colete e utilize dados de maneira avançada, coletando informações e desenvolvendo insights que amplificam sua qualidade de operação.
Conclusão
A solução SAP SCM é a mais completa do mercado para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. A Simple Vision IT é uma SAP Partner no Brasil, com a experiência necessária para implementar SAP na sua empresa e oferecer o aumento de competitividade que você procura.
Faça como as grandes empresas farmacêuticas, que já confiam no SAP a sua gestão logística e entre em contato com nossos consultores para encontrar a melhor solução para as suas necessidades!