SAP PS: Entenda para que serve esse módulo

gestão de projetos

Gerenciar projetos é uma das palavras-chaves para a boa atuação corporativa. Cada atitude precisa vir acompanhada de um planejamento cuidadoso, dividido em etapas. Há ferramentas específicas para fazer isso, como o SAP PS. Esse módulo apresenta funcionalidades muito pertinentes para esse âmbito.

O SAP Project System suporta todas as fases de um projeto. Por isso, ele é um instrumento essencial para que se administre os processos de gestão. Continue a leitura para entender o que é um projeto, conhecer os recursos oferecidos pelo SAP PS, como ele pode ser integrado a outros módulos e mais detalhes sobre o processo.

O que é um projeto?

pessoas trabalhando com sap ps

Quando falamos em projeto para o SAP PS, trata-se de um esforço temporário para prestar um serviço ou desenvolver um produto. Eles têm quatro características principais: uma meta definida, discutida pela empresa e pelo cliente; custo, duração e recursos pré-determinados; precisam ser completados no prazo e possuem requisições de qualidade específicas.

Eles são partes integrantes dos processos internos de empresas. Por isso, a execução dos estágios deve ser baseada em uma certa organização específica para o projeto. As metas e as atividades previstas precisam ser estruturadas, de modo que todos os departamentos da empresa possam executá-las com a qualidade esperada.

Importância de um projeto bem estruturado

grupo em reunião

Toda empresa necessita de planejamento para entregar resultados de destaque. O SAP PS traz a possibilidade de acompanhar cada etapa, indo desde o planejamento até o fim da execução. Com isso, as equipes envolvidas têm um panorama mais completo das ações que estão sendo feitas.

Esse aspecto é altamente importante para garantir que os projetos transcorram conforme o planejado. Imprevistos vão continuar ocorrendo, mas, ao menos, o SAP PS vai poder trazer dados e insights que preparam o time de colaboradores para circunstâncias eventualmente não planejadas.

Integrações com outros módulos

sap ps

Para que o SAP PS funcione com toda a capacidade, é necessário realizar integrações com outros módulos da SAP. Isso porque não é possível trabalhar de forma totalmente isolada com ele. Quando integrado, o SAP PS permite o acompanhamento dos dados relacionados aos outros módulos. Confira detalhes das integrações a seguir.

Integração com o SAP FI

O SAP FI é uma ferramenta dedicada à contabilidade financeira. É possível importar dados a respeito de custos, incluindo pedidos internos. No caso específico do SAP PS, o uso do FI possibilita acessar informações sobre o desempenho do corpo de funcionários e os custos e receitas do projeto que está sendo executado.

Integração com o SAP PP

Na integração entre o SAP PS e o SAP PP, assim que a estrutura do projeto é lançada, uma ordem de planejamento de produção é criada. O lançamento da estrutura inclui os componentes materiais que serão usados, a rede de contatos, os custos e a receita que a empresa tem à disposição.

Integração com o SAP MM

A interface entre o SAP PS e o SAP MM, dedicado à gestão de materiais, é uma das mais importantes. Os dados sobre centros de distribuição, contratos e materiais, típicos do MM, podem ser aplicados aos projetos. São componentes decisivos na hora de definir plano de custos e orçamentos, por exemplo.

Nesse caso específico, os dois módulos apresentam interdependência. Dependendo do valor cadastrado em relação ao material, o projeto vai ser realizado a partir de um pedido para o fornecedor ou por meio da quantidade do material requisitado que estiver disponível no estoque. 

Integração com o SAP SD

O SAP SD é dedicado ao gerenciamento de informações sobre processos de vendas. A integração com o SAP PS dá acesso a dados a respeito de contas a pagar, vendas, entregas e serviços requisitados ao longo do ciclo de vida do projeto. Portanto, são detalhes imprescindíveis para o sucesso de toda a operação.

Integração com o SAP PM

O SAP PM serve para controlar os processos de manutenção inerentes ao funcionamento pleno de um negócio. Quando corretamente integrados, SAP SM e SAP PS podem ser operados com agilidade. As ordens de manutenção são feitas na base de dados que, por sua vez, checa se os bens pedidos têm disponibilidade.

O sistema comporta recibos de mercadorias sem quantidades paralelas. O custo pode ser determinado de forma otimizada, uma vez que o SAP PM multiplica a quantidade dos bens com o fator de conversão pré-definido. Além disso, os relatórios automaticamente gerados têm a mesma estrutura do sistema ERP padrão.

Processo de planejamento do SAP PS

consultores sap

O processo de planejamento começa com a descrição das tarefas e procedimentos de forma hierarquizada. É necessário expandir os procedimentos, etapa por etapa, até que a corporação tenha alcançado o nível de detalhamento necessário para iniciar a execução do projeto.

Esses elementos individuais que compõem a base do projeto são chamados de elementos PEP, isto é, elementos do plano de estrutura do projeto. Os elementos PEP podem ser pacotes de trabalho, tarefas ou tarefas que são divididas em estágios menores em momentos posteriores.

Diagrama de Redes

No SAP PS o Diagrama de Redes representa o fluxo de tarefas de um projeto ou a sequência de uma tarefa só dentro do projeto. O usuário tem acesso a exibições gráficas vários elementos estruturais, bem como as interdependências entre uma tarefa e outra, por exemplo.

Dessa forma, o Diagrama é usado para administrar os recursos, prazos e programações. Ele traz informações que mostram os gargalos de produção, as incertezas da programação, a predição de custos e recursos necessários e quando eles precisam estar disponíveis para que a programação seja seguida. Divide-se em atividades e relações.

Atividades

Os dados utilizados para descrever tarefas no Sistema de Projetos são o centro de trabalho, a duração, as datas de começo e término, os materiais necessários e textos e documentos com descrições da tarefa em foco. Ou seja, os componentes informacionais imprescindíveis para a execução.

Relações

As relações correspondem às dependências entre uma tarefa e outra. Elas são a base para a definição da sequência das tarefas. Podem ser relações de dependência entre o fim e o início da tarefa; o início de duas tarefas; o fim de duas tarefas e o início de uma tarefa e o fim de outra.

Conclusão

Agora você conhece os aspectos principais do SAP Project System, a plataforma da SAP dedicada ao planejamento e à execução de projetos corporativos. Buscamos focar na importância desse conceito e nas possibilidades de integração com outros módulos para evidenciar a versatilidade do SAP PS.

Nós da Simple somos especialistas em SAP há mais de 20 anos, entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Índice de Conteúdo