Conforme as décadas vão passando, há uma coisa que fica cada vez mais clara no mundo dos negócios. O planejamento de projetos, desde o seu gerenciamento até as suas ações práticas, estão funcionando, cada vez mais, como centro das decisões estratégicas de uma empresa. Ferramentas como a SAP PMO, apropriadas para qualquer tipo de negócio, trabalham de maneira a otimizar muitos dos processos que envolvem o gerenciamento de projetos, para que a competitividade surja justamente do bom uso dessa ferramenta e desse setor.
O que está acontecendo no momento é um processo de longa data, que faz parte da trajetória que o mundo dos negócios tomou frente a tomada de decisões dentro de uma empresa.
Com o desenvolvimento da tecnologia, dos serviços prestados, da rapidez dos processos de venda e troca e do transporte, o que resta para o mundo competitivo é a racionalidade. O uso de todas as ferramentas aliado a um gerenciamento capaz de lidar com tudo ao mesmo tempo. Ou seja, as vantagens da implementação de algo como o SAP PMO partem inicialmente de uma participação ativa dentro do gerenciamento, para que a partir disso toda estrutura seja alavancada para maiores potências.
SAP PMO: escritório de gerenciamento de projetos
Para entender o SAP PMO é preciso primeiro entender o PMO em si.
Partindo de uma sigla que vem do inglês Product Management Office, o “escritório de gerenciamento de projetos”, como o nome diz, trabalha favorecendo os processos que envolvem os projetos de uma empresa. Podendo ser adaptado de diversas maneiras, o foco central do PMO é com o planejamento e supervisão dos projetos.
Isso pode acabar trazendo certa confusão, visto que já existe uma função dentro da empresa, através do gerente de projetos, porém existem algumas diferenças. A começar pelo fato de que o gerente de projetos dentro da empresa geralmente trabalha de maneira a montar a equipe responsável pelos projetos, coordenando elas e essa área da organização, já o escritório de gerenciamento de projetos trabalha em um escopo maior, a partir do planejamento inicial do projeto, ou da supervisão completa da equipe, envolvendo até mesmo o gerente de projetos.
Dessa forma, um gerente de projetos pode fazer parte de um PMO, trabalhando especificamente com algum projeto a partir das diretrizes do escritório. Algo que demonstra a importância do PMO, visto que esse escopo capaz de lidar com diversos projetos ao mesmo tempo incentiva justamente as medidas estratégicas que a empresa pode tomar, agora com maior liberdade.
Para que essa liberdade seja garantida, o PMO possui a competência de supervisionar e aprovar portfólios. Os planejamentos são analisados pelo escritório para que nada inadequado seja desenvolvido, e tudo que seja aprovado funcione de acordo com o orçamento. Porém, o melhor de tudo é a flexibilidade proporcionada pelo serviço, que pode ser implementado no começo ou durante um projeto, garantindo um gerente responsável que trabalhará a partir das decisões da empresa.
Funções do SAP PMO
Sabendo das responsabilidades do PMO e de todas as vantagens que ele traz é importante então saber qual o melhor serviço relacionado ao gerenciamento de projetos. Um dos mais conhecidos é o da SAP PMO, trazendo o atendimento ao portfólio e execução de projetos, porém com algumas funções que facilitam a utilização do serviço, principalmente para quem não está acostumado.
Com a aba features presente no site da empresa, é possível entender algumas dessas funções que se sobressaem no serviço. A começar pela demo disponível, logo no início da página, passando pelos tópicos pela qual a empresa garante um gerenciamento de projetos definitivo.
Nos tópicos é possível perceber a flexibilidade do atendimento, que permite o gerenciamento adequado para quem preferir. Seja através do gerenciamento de projetos a partir do portfólio inicial, como é mais comumente utilizado o SAP PMO, ou até mesmo a partir do gerenciamento de setores específicos como a organização de recursos, a ferramenta tem como objetivo a integração da empresa.
Essa integração funciona a partir do modus operandi da SAP, na qual o funcionário responsável pela relação entre o gerente de projetos e a empresa beneficiada trabalham lado a lado com o supervisionamento dos processos. O gerente de projetos da SAP então relata sempre tudo que foi trabalhado de maneira a impulsionar os projetos a partir da otimização dos resultados.
Por que ter PMO?
Tudo que já foi descrito aqui de certa forma advoga a favor do uso das ferramentas SAP PMO, e PMO em um geral. Isso porque no final das contas o que interessa é a liberdade para poder criar estratégias. Porém, tão importante quanto criar estratégias, é importante também entender como a PMO pode ajudar a criar essas aberturas.
Muito além de um simples investimento monetário, a PMO possui diversas coberturas dentro de uma empresa que não são normalmente pensadas no dia-a-dia. Muito disso acontece porque no final das contas tudo acaba envolvendo os projetos de uma empresa, isso inclui setores que não se comunicam tomando ações que poderiam ser organizadas.
E é trabalho do PMO desenvolver essas organizações. A partir da comunicação efetiva entre esses setores, aliado a uma análise constante dos números que envolvem os projetos, para que eles sejam atualizados e computados dentro da estratégia principal da empresa. Esses objetivos então se segmentam em pequenas ações que envolvem definir e defender padrões em todos os setores.
SAP PMO: mais resultados e muitas vantagens
Dessa forma, fica claro como os benefícios da PMO modificam toda a estrutura da empresa. E por isso mesmo a SAP PMO pode encaixar como uma luva para quem necessita dessas modificações.
As ações responsáveis de uma PMO comum que incluem a definição de um padrão em toda a empresa funcionam de maneira ainda mais apurada na SAP. Trabalhando simultaneamente com diversos tipos de software diferentes, a SAP tem a experiência de trabalhar com sistemas como o ERP e os Hubs por exemplo. Esse diferencial é o que faz dela uma empresa tão integrada, visto que impulsiona serviços como o gerenciamento de projetos.
O contato com o gerente de projetos da SAP opera no nível mais simplificado possível, para que a tão citada liberdade criativa finalmente floresça no universo competitivo que o seu negócio pertence. Afinal, negócios modernos exigem medidas complexas, porém, com ferramentas como a SAP PMO, nada é difícil demais.