SAP GRC Access Control: tudo que você precisa saber

sap grc

Empresas de TI atualmente têm tido que lidar cada vez mais com risos e operações de segurança que envolvem o seu dia-a-dia no trabalho. Por causa das diversas relações e contatos que uma empresa de TI tem que ter, é natural que o acesso constante e o uso de senhas diferentes, afetando o acesso a usuários, esteja presente de maneira importante. É por isso então que a SAP desenvolveu o SAP GRC Access Control, uma ferramenta e plataforma que pode ser utilizada por diversas empresas, para que a segurança seja estabelecida ao mesmo tempo que garante um workflow constante.

Até porque, um dos problemas que mais tem assombrado as empresas de TI hoje em dia é relacionado ao acesso dos funcionários e como esse acesso é monitorado. Antigamente, quando os processos envolviam aprovações manuais, algo que ainda acontece em empresas atualmente, existe obrigatoriamente uma interrupção na rotina dos funcionários, que acaba fazendo com que os ganhos sejam perdidos desnecessariamente.

A ideia então que a SAP tem com o SAP GRC Access Control envolve impedir que burocracias impeçam o fluxo da equipe e a energia cinética do grupo. Trata-se de um sistema que procura melhorar o uso da tecnologia, usando a própria tecnologia.

Como funciona o SAP GRC Access Control

homem na frente de computador

Para então começar a usar o SAP GRC Access Control é preciso primeiro entender como ele trabalha basicamente, e como ele pode ajudar uma empresa a manter a sua segurança com relação ao acesso de usuários.

Trata-se de uma lógica simples, que opera a partir de sistemas SAP para que o acesso entre esses sistemas seja agilizado para os usuários que precisam usá-lo. Isso faz com que o acesso, que antes era feito sistema por sistema, todo automatizado, para que o funcionário possa então focar naquilo que importa, ao mesmo tempo que garantindo a segurança a respeito de como esse acesso é realizado.

De certa forma isso traz também outro benefício que é o foco principal do SAP GRC Access Control, que na verdade envolve a diminuição do monitoramento, de maneira a garantir que não haja nenhum compliance na empresa, ao mesmo tempo que reduz custos com vistorias e controle interno.

Isso faz com que o SAP GRC Access Control possua o diferencial de dar mais liberdade estratégica para as empresas, que poderiam então focar suas intenções em mais projetos e mais planejamento. Quem utiliza de sistemas de gestão empresarial acaba se sobressaindo, a partir do momento que a rotina de quem usa esse programa se torna infinitamente mais flexível.

Módulos do SAP GRC

pessoas em reunião

E para poder garantir essa segurança, o SAP GRC Access Control funciona através de alguns módulos, formato presente em grande parte dos sistemas tecnológicos da SAP. Esses módulos compõem toda a estrutura do sistema SAP GRC Access Control, de maneira a formular seus principais pilares e funções.

Começando pelo Access Risk Analysis (ARC), que opera no nível da segurança alertando a respeito de qualquer acesso indevido ou fora da empresa. Trata-se do módulo base responsável por estabelecer a blindagem do sistema dentro da empresa de TI, para que nenhum engano também aconteça, algo que pode demonstrar grande risco principalmente para empresas de grande porte.

Outro módulo base é o Access Request Management (ARM), que como foi descrito antes, garante a possibilidade de tornar tudo automatizado dentro dos acessos ao sistemas. É esse módulo então o responsável por fazer com que o fluxo de trabalho se mantenha agilizado, algo extremamente necessário para quem quer ampliar os ganhos.

Agora indo mais para um módulo que funciona para garantir maiores qualidades na empresa, o Business Role Management (BRM) trabalha no sentido de personalizar o SAP GRC Access Control, para que os acessos sejam atualizados conforme a importância do funcionário ao longo do tempo na empresa.

O que permite chegar ao último módulo, parecido com o anterior no sentido de garantir funções extras, que é o Emergency Access Management (EAM). Esse módulo trabalha para que situações de emergência possam ser resolvidas rapidamente, deixando que funcionários que possuam roles específicos, possam trabalhar no sistema quando há alguma falha ou situação de risco, fazendo com que o SAP GRC Access Control tenha todas as camadas de segurança necessárias para impedir invasões.

Principais recursos do SAP GRC Access Control

sap grc access control

A partir então desses módulos se torna um pouco mais fácil de entender como exatamente o SAP GRC Access Control possui recursos para impedir que falhas aconteçam no seu setor de TI.

Dentre esses recursos, existem então a gestão e controle de acesso aos usuários, aliada a personalização de papéis dentro do sistema, para que senhas customizadas sejam criadas para pessoas que possuem cargos importantes.

A ideia, no final, é resolver a hierarquia da empresa da forma mais ágil possível, para que problemas eventuais sejam resolvidos com antecedência, sem que nenhum compliance afete a estrutura geral da empresa.

Quando aliado a ERPs, o SAP GRC Access Control também é capaz de criar análises a respeito de riscos no acesso de funcionários. Isso faz com que o sistema de segurança se torne realmente automático, para que o trabalho não seja afetado com riscos desnecessários que só trazem gastos, principalmente quando acumulados.

Conclusão

É por isso então que para implementar o sistema SAP GRC Access Control, torna-se necessário contar com uma consultoria diferenciada, capaz de analisar tudo que a sua empresa precisa para realizar uma instalação rápida.

É o caso da Simple, que conta com uma equipe experiente, capaz de tirar todas as suas dúvidas a respeito desse sistema e de como ele pode operar no nível prático da rotina da sua empresa. Em suma, a SAP GRC Access Control é uma ferramenta que possui muitas possibilidades e grande complexidade, o que exige conhecimento apropriado a respeito de como ela pode operar.

No final das contas, ter um sistema de segurança diferencial não faz de um gestor uma pessoa assegurada, é preciso também entender como ele funciona, e como ele opera no dia-a-dia da sua equipe de suporte.

Índice de Conteúdo