Na hora de usar os softwares da SAP é preciso adotar um planejamento consistente. Afinal, a manutenção dos módulos integrados, o uso de aplicativos externos e organização dos dados gerados ao longo do dia a dia precisam se dar em conjunto com um monitoramento da SAP gestão.
O monitoramento é necessário para garantir que todas as soluções tecnológicas estão funcionando corretamente. Dessa forma, a empresa tem certeza que as decisões e análises realizadas com base nos dados levantados são acertadas. Confira o texto a seguir para saber mais sobre a importância do monitoramento do sistema SAP, as opções de automação disponíveis e os desafios da SAP gestão.
Importância e benefícios do monitoramento do sistema SAP
Ao monitorar o sistema SAP periodicamente, é possível prever falhas com maior rapidez. Com isso, o fluxo de trabalho não é interrompido por problemas operacionais e a empresa se mantém competitiva. A era da transformação digital trouxe um aumento expressivo da competição entre marcas, então, parar por razões evitáveis está fora de cogitação.
O resultado direto da SAP gestão é o crescimento da produtividade. Com a prevenção e a correção de erros, todos os departamentos funcionam com mais qualidade e os gastos com manutenção diminuem. Desse modo, a equipe de colaboradores tem uma tecnologia de alto nível à disposição para gerar negócios e crescer no mercado.
Outro ponto benéfico do monitoramento é a maior confiabilidade dos dados. Informações como quantidade de produtos em estoque, rastreamento de entregas e mensagens de fornecedores são as matérias-primas para a tomada de decisões dos gestores da empresa. Logo, elas precisam estar corretas para que todos os processos ocorram sem problemas.
Monitoramento por automação
Há ferramentas que trazem recursos preciosos para a realização de um monitoramento da SAP gestão totalmente automatizado. Por meio dessas tecnologias, o gestor tem acesso a relatórios analíticos que preveem informações. Alguns exemplos são o tempo de ampliação da capacidade de discos, padrão de evolução do consumo de hardware e crescimento do backup.
Essas plataformas exibem dados visualmente, como nível da utilização de CPU, utilização da memória, desempenho das aplicações e atualizações necessárias. Devido a essas características, o monitoramento por automação já é uma realidade viável e altamente recomendável.
As empresas interessadas na SAP gestão automatizada precisam se atentar à segurança informacional. Ao cadastrar e armazenar os dados operacionais em uma interface tecnológica, é necessário elaborar políticas de conformidade e compliance. Desse modo, o monitoramento vai ocorrer mais adequadamente. Conheça os principais pilares da segurança de informação a seguir.
Infraestrutura
De início é feita a avaliação da hospedagem do software de monitoramento. Caso ele esteja hospedado localmente, é necessário conferir se todos os servidores estão devidamente protegidos. Se a hospedagem for em nuvem, averigua-se o nível de segurança que o provedor fornece.
Segregação de funções
As soluções da SAP trazem centralidade e acessibilidade aos dados relativos à atuação da empresa. Por isso, é primordial pensar na hierarquia de acesso. Isso garante uma segregação de funções coerente e evita que profissionais não autorizados acessem materiais importantes.
Treinamento
As práticas de segurança precisam ser transmitidas com clareza para todo o time de colaboradores. Portanto, antes de aplicar políticas de monitoramento da SAP na totalidade, assegure-se de que a equipe esteja ciente da importância de criar senhas fortes, não compartilhá-las e saber prevenir ataques hackers, entre outras práticas.
Aplicações periféricas
A integração da SAP gestão a aplicações externas é muito comum, além de benéfica para o aumento da produtividade corporativa. No entanto, essa integração precisa ser pensada e planejada com cautela. A transmissão de dados entre os aplicativos tem que se dar com máxima segurança.
Desafios da gestão SAP
O monitoramento do sistema SAP exige um certo nível de sofisticação e controle. Tradicionalmente isso é feito utilizando métricas específicas. Também chamadas de KPIs (indicadores de desempenho), são informações que qualificam a performance do sistema, identificam a causa dos problemas e apontam os melhores indicadores para as etapas das operações.
A partir do uso de um software automatizado, os gestores têm acesso a uma biblioteca de KPIs extraídos do sistema SAP. O usuário pode montar painéis de controle com os KPIs que desejar, além das possibilidades de customização das áreas que serão objeto do monitoramento.
Recursos desse tipo permitem que a equipe responsável faça análises mais aprofundadas. O resultado é que a SAP gestão consegue chegar à raiz de cada problema operacional, enumerar o tempo de resposta de todas as operações, conhecer os impactos dos problemas e resolvê-los com mais sofisticação e eficácia.
A falta de um acompanhamento meticuloso pode ocasionar na sobrecarga do sistema. Os processos empresariais ficam gradualmente lentos, até que os módulos SAP param por completo. O monitoramento também é uma forma de prevenir situações como esta e, a partir daí, melhorar a qualidade do empreendimento.
Conclusão sobre a Gestão SAP
Agora você conhece os principais pontos do monitoramento de sistemas SAP. Desde o reconhecimento da importância dessa prática até as opções de automação disponíveis e os desafios intrínsecos à SAP gestão. É importante ficar ciente de todas as realidades dessa estratégia para se preparar adequadamente ao aplicá-la.
O uso de softwares de gestão, seja localmente ou em nuvem, não exime as empresas da responsabilidade de monitorá-las dia após dia. Afinal, as tecnologias também podem passar por problemas operacionais e acarretar atrasos e erros para os negócios. O ponto central do monitoramento dos sistemas é evitar essas ocorrências.
Portanto, aplique o conhecimento disponibilizado aqui para aprimorar a manutenção dos ERPs da sua empresa. Além disso, ofereça treinamentos e capacitações para a equipe de colaboradores que trabalha com você. Em síntese, coloque ações de prevenção e qualificação em prática.
Práticas desse tipo dão origem a políticas de conformidade e governança de dados altamente benéficas para todas as frentes do empreendimento. Os colaboradores ficam mais preparados para lidar com o sistema, a empresa se alça a um nível superior de eficiência e os problemas ocasionais são resolvidos com mais agilidade e conhecimento de causa. No fim das contas, esse é o grande benefício da instituição de uma gestão SAP.