SAP EHS: Conheça mais sobre essa funcionalidade

sap ehs

Manter a saúde dos responsáveis e colaboradores da empresa é uma das mais importantes responsabilidades quando se trata do gerenciamento. Os riscos envolvidos em um ambiente de trabalho passam por diversas categorias diferentes, que envolvem desde a higiene até a segurança e estabilidade do local de trabalho. Às vezes, dar conta de tudo pode ser uma tarefa complexa, envolvendo situações fora do alcance da gestão. Por isso mesmo, a SAP EHS pode acabar sendo a solução perfeita para quem se preocupa com a saúde da própria equipe.

Trata-se de uma funcionalidade de registro e monitoramento, capaz de ajudar a reduzir custos e prevenir surpresas infelizes. A ideia é cuidar de tudo que envolve a estabilidade de um funcionário, para que qualquer erro seja evitado, contribuindo eventualmente para todos os setores da empresa.

SAP EHS: O que é?

mulher de segurança do trabalho

Mas para saber a importância de monitorar e, mais especificamente, o que é a SAP EHS, é preciso entender quais são os riscos que envolvem o local de trabalho.

Considerar o que pode dar errado na própria empresa não é fácil, porém é uma situação pela qual todos têm de passar. Processos obrigatórios, como a dedetização, ajudam a entender como funciona esse cuidado pelo qual passa a gestão do local de trabalho. O problema é que a dedetização é algo pelo qual todos os lugares têm que passar, e existem certas medidas de segurança que são específicas, onde não é tão óbvio saber o que fazer para mitigar acidentes.

E é aí que entra a SAP EHS. Funcionando a partir de um software acessível ao cliente, é possível que o gestor analise a própria situação através da coleta de dados fornecida pelos especialistas da SAP. Esses dados asseguram a cobertura de possíveis acidentes e situações de risco específicas, observando por exemplo como lidar com a brecha de dados em uma empresa de softwares ou até mesmo cuidando de produtos químicos em uma indústria.

O que é ideal a respeito da SAP EHS, é que ela é capaz de dizer o que existe de imprevisível dentro do trabalho, providenciando medidas que não gastam com objetivos desnecessários, focando na redução de gastos que uma improvisação em cima de um problema pode causar.

Objetivos principais do SAP EHS

sistema sap ehs

Por isso mesmo os objetivos principais do SAP EHS giram em torno de identificar os riscos específicos para poder mitigá-los. Para poder categorizar cada risco dentro de uma organização efetiva, capaz de uma ação quase que imediata.

Dentro dos objetivos da SAP EHS, está por exemplo a gestão de segurança do funcionário, focada na proteção dos dados de um colaborador presente na empresa. Isso é essencial, pois não se trata de assunto óbvio, mas na época na digitalização, qualquer brecha criada por uma empresa pode ser extremamente prejudicial para seus funcionários. Informações privadas têm de ser mantidas assim, é a melhor maneira de remediar essa situação, é prevenindo ela com uma estrutura sólida de segurança por software.

Outras medidas de segurança também constam nos objetivos da SAP EHS, como as medidas que envolvem o gerenciamento dos riscos de acidentes físicos. Afinal, certos locais de trabalho são inevitavelmente perigosos. Lidar com esses perigos para que nada saia do esperado é um jeito de respeitar a colaboração da equipe.

O que faz pensar em uma outra gestão de risco que consta nos objetivos principais da SAP EHS: a gestão ambiental. Com a atual situação em que o mundo se encontra, se preocupar com a poluição e o meio ambiente não é algo para se ignorar. A plataforma da SAP também trabalha para mitigar esses efeitos, planejando para que a equipe de funcionários não se arrisque em situações não supervisionadas.

Características da implementação

programadora trabalhando com sap ehs

Algo que não foi ainda discutido a respeito da SAP EHS é também como ela funciona a partir de uma plataforma acessível. De maneira a ser compatível com toda a ideologia da SAP, o sistema funciona de maneira a ser integrado entre todos os setores da empresa.

Isso funciona para que o cliente sob o controle do software possa analisar toda a situação com facilidade, podendo entender o impacto das decisões. O próprio software possui um desktop que leva diretamente para os dados coletados em tempo real pelos especialistas SAP. Dessa forma, caso haja alguma mudança, seja ela climática, estrutural, externa ou interna, a empresa pode lidar com isso pelo gerenciamento de segurança diretamente, adaptando todo o sistema de maneira unificada.

Até porque essa é a cultura da SAP, a unificação de todos os processos para a eficiência e agilização de processos. Para melhorar ainda mais, todos os outros sistemas e plataformas providenciados pela SAP são também integrados com o SAP EHS. Assim, é possível juntar ainda mais as estratégias de gestão, se aliando a uma empresa capaz de cuidar de tudo que vai além das mãos dos líderes, preocupados com a economia e os negócios.

Em suma, planejar e analisar as conjecturas da própria empresa é um processo infinito. Cuidar da própria equipe, se ajustar às necessidades de segurança e higiene de um local de trabalho e agir para que tudo isso seja constantemente respeitado, tudo isso faz parte do processo de melhoramento da empresa. Adaptar a mentalidade para entender essas coisas é o diferencial que a SAP EHS está tentando trazer na mesa.

No final das contas, implementar um sistema como esse dá o gás inicial no mundo da competitividade. Atualmente, o que se busca em um negócio é o diferencial que torna ele capaz de lidar com os próprios problemas, e infelizmente, respeitar as medidas de segurança pode muito bem ser esse diferencial e estar a par da situação é o primeiro passo para conhecer melhor as responsabilidades de um local de trabalho.

Índice de Conteúdo