Se existe um setor vital para uma empresa, esse setor é o financeiro. Podendo estar presente em qualquer escala, para negócios pequenos, médios ou grandes, trata-se de uma disciplina conhecida por muitos empreendedores, mas aplicada por poucas pessoas efetivamente, principalmente quando se trata das rotinas financeiras de uma empresa.
Afinal, com a quantidade de contas que um dono de uma empresa deve lidar, é essencial que ele tenha controle do fluxo monetário que corre todo o negócio, pois caso contrário, todo o sistema pode falir, tendo em vista que tudo que concerne o dinheiro pode ser guardado por esse setor.
Para muitas pessoas apenas um contador é o suficiente na hora de lidar com os impostos e com as contas que entram e sai, porém, como poderá ser visto mais adiante, ter rotinas financeiras mais rígidas pode ser essencial na hora de se sustentar e manter a competitividade. Atualmente existem diversas metodologias e tecnologias que estão dispostas a ajudar esse setor, inclusive, tornando ele cada vez menos intimidador e mais acessível.
Empresas como a SAP, por exemplo, podem ser uma ótima resposta para quem busca consultoria ou serviços relacionados à área. Com a diversidade de empresas presentes no mercado, não existe mais apenas uma forma de se realizar as rotinas financeiras de uma empresa, mas sim várias. Entender mais a respeito delas é o primeiro passo para poder entender como funciona essa estruturação, que compõem os negócios mais preparados para lidar com os números.
Rotinas financeiras de uma empresa: tesouraria
E para começar a entender as rotinas financeiras de uma empresa a fim de usá-las com recursos de plataformas como a SAP basta compreender como funcionam as etapas que envolvem um setor financeiro.
A começar pela tesouraria, ou como também é conhecida, pelo fluxo de caixa dentro de uma empresa, importante componente das rotinas financeiras de uma empresa. Responsável pela anotação das contas que devem ser pagas pelo negócio, é um tipo de função que geralmente é controlada por um contador.
Trata-se do local onde são somadas as contas básicas como luz, gás, funcionários, impostos e qualquer outro tipo de prestação exigida pelo comércio. Desde empresas pequenas até empresas maiores têm de tomar atenção a respeito dessa rotina, pois é justamente nela que se entende a relação de gastos.
Módulos da SAP que funcionam a partir de ERP, como por exemplo o SAP FI (Financial Accounting), podem ser extremamente úteis para quem quer estar a par de tudo que acontece nessa etapa. Com aplicativos didáticos como o SAP Fiori que reproduzem as últimas atualizações do SAP S/4HANA, é possível para qualquer um utilizar de benefícios como a análise inteligente de contabilidade e estoque. Os gastos podem ser reduzidos com uma perspectiva privilegiada, tudo com simples comandos que permitem decisões estratégicas valiosas.
Rotinas financeiras de uma empresa: Gestão de contas a pagar e receber
E os ERP da SAP não servem somente para a tesouraria. Podendo ser aplicados também a etapa seguinte, conhecida como a parte de gestão de contas a pagar e receber, é possível aprofundar aquilo que é realizado no fluxo de caixa.
Isso porque a gestão de contas a pagar e receber faz parte das rotinas financeiras de uma empresa como um todo. Isso significa que é onde o lucro é reparado, e onde as decisões estratégicas mais importantes são tomadas.
Tendo em vista o fato de que nem todo caixa com dinheiro está lucrando, a gestão de contas a pagar e receber tem com objetivo fiscalizar a relação entre o que está entrando e saindo de dinheiro. Em muitos casos, é possível que uma empresa esteja presa dentro de um sistema na qual só é capaz de pagar as próprias contas, sem gerar nenhum lucro significativo.
Com plataformas da SAP como a SAP Insight e a SAP Community, é possível ter acesso a experiências de pessoas diversas ao redor do mundo que tiveram acesso a soluções relacionadas a essas rotinas financeiras de uma empresa. É possível não só ter resultados a partir de certos remanejamentos simples, como também é possível estruturar todo um setor competente de uma empresa, de maneira a criar rotinas financeiras dentro de uma empresa que são realmente mais efetivas e responsivas.
Contabilidade e gestão de impostos
Já a contabilidade se trata de outra questão, mais profunda. É nessa etapa que são realizados os cálculos de lucro e cálculos de prejuízo de uma empresa. O que significa que é nessa parte dentro das rotinas financeiras de uma empresa que um dono deve ser mais cauteloso e atencioso.
Isso porque muito do que envolve a gestão de impostos, tem a ver com previsões a respeito daquilo que o empreendedor está pagando atualmente (contas ativas que envolvem a mercadoria ou os serviços prestados) com o que ele irá pagar eventualmente (produtos com boleto e prazo de vencimento e impostos.
A partir de uma noção esperta a respeito de como a empresa pode gastar seus fundos, é possível ter uma vantagem no mercado. Essa vantagem tem a ver com a habilidade que poucas empresas têm, sejam elas pequenas ou grandes, de documentar apropriadamente suas entradas e saídas financeiras.
Módulos da SAP que contém tecnologia como a Internet das Coisas, sistemas inteligentes conectados com outros sistemas com acesso a internet, podem ser uma outra forma de solução proporcionada por uma ferramenta direcionada ao setor financeiro. Funcionando de maneira a fiscalizar a relação entre produtos ou sistemas, é possível rastrear como funcionam as vendas com base em picos de venda e data de validade. Ter a ajuda de uma plataforma como essa, que tem sido um diferencial no mercado atualmente, significa estar um passo adiante de todos, até mesmo aqueles com uma noção razoável das rotinas financeiras de uma empresa.
Rotinas financeiras de uma empresa: planejamento financeiro
Por último, uma etapa que se encontra fora dos planos de ação direto de um setor financeiro é o planejamento. Podendo envolver tanto o momento antes do lançamento de um projeto ou produto, como depois, se trata da parte em que o setor financeiro realiza o seu brainstorm.
Trata-se de um momento bastante importante para as rotinas de um setor financeiro, pois é onde são compreendidos os objetivos gerais e específicos. A partir de uma apuração exata dos números desejados, dos clientes desejados, é possível estar ciente de tudo que pode ocorrer dentro de um plano de ação possível.
Afinal de contas, como pode ser visto, as rotinas financeiras de uma empresa não lidam somente com números, mas também com ferramentas e logística. Essa logística pode ser facilitada e até mesmo melhorada com a ajuda da SAP e sistemas de gestão empresarial.
Somente a partir do momento que um empresário tomar conta de tudo isso que está sendo desenvolvido com a ajuda de empresas como a SAP que ele realmente estará preparado para ser competitivo e mais independente dentro da sua situação. No mundo de hoje, ter conhecimento das ferramentas e das disciplinas faz de alguém uma pessoa com vantagens e prospecções.